Nos últimos anos as concessionárias Chevrolet viveram uma grande transformação. Em primeiro lugar, uma mudança no portfólio de produtos agregou a marca veículos novos em praticamente todos os segmentos e atuação. O destaque neste processo fica com o Onix, que em suas diversas versões propiciou a marca alcançar a liderança na venda de automóveis.

As mudanças também ocorreram no layout das concessionárias, que passaram por reformas, adequando-se a modernidade do novo portfólio e passando a oferecer aos clientes da marca mais conforto e praticidade. Mas muitas das mudanças que ocorrem no interior das concessionárias não são visíveis, por exemplo, muitas das empresas tem adotados novos sistemas para melhor gerir suas operações de vendas e pós-vendas e um número cada vez maior tem disso o das empresas da bandeira Chevrolet que adotam a nuvem para reduzir custos com infraestrutura de TI, aumentando a disponibilidade dos sistemas bem como a segurança da operação.


Concessionárias em nuvem

Um exemplo recente de adoção da nuvem foi o do grupo Vigorito, um dos mais tradicionais revendedores da marca, com sede em Guarulhos, a empresa tem concessionárias em toda a grande São Paulo. Em seu processo de migração a empresa levou para a nuvem o banco de dados, o sistema Apollo DMS da Linx, os servidores de conexão, Nfe, o GM connect e o sistema de Business Intelligence o Qlick View. Segundo Anderson Oliveira gerente de Tecnologia da Informação do Grupo Diria e já disse a alguns colegas, no início eu tinha um certo receio de tirar tudo de nossas mãos, havia aquele sentimento de que quando acontecesse alguma coisa não dependeria somente de nós, mas hoje vejo que foi a melhor coisa que fizemos, até porque desde a migração não tivemos ocorrências de indisponibilidade dos nossos sistemas.

Em São José dos Campos, a Veibras, tradicional empresa do grupo Davoli realizou uma troca de sistemas, adotando o DMS da NBS para todas as concessionárias. Juntamente com o novo sistema também foi adotada a Nuvem como forma de agilizar a implantação e aprimorar a segurança e a disponibilidade dos dados. Nas palavras de Rodrigo Lourenço gerente de Tecnologia do grupo: “No DC da CCM sei que tenho uma disponibilidade de 100%, segurança nos dados da empresa e, principalmente, um custo viável.”

No processo de implantação, muitas vezes a empresa deve comprar novos servidores e softwares como licenças de sistemas operacionais, terminal service, antivírus, etc. A Nuvem tem demonstrado ser em média 25% mais econômica que a aquisição e manutenção de servidores locais. Isso se dá não apenas pelos custos da máquinas e licenças, mas também pelos custos de operação e manutenção como energia elétrica, suporte, manutenções periódicas e contratação de terceiros. Até o momento na Nuvem de Concessionárias CCM estão hospedadas mais de 95 revendas da marca Chevrolet, o que representa 16% da rede. Elas utilizam os três sistemas homologados para a rede que são: NBS, Apollo-Linx e Sercon. São empresas de todos os portes, a menor conta com 35 usuários e a maior com mais de 700, demonstrando que a Nuvem traz economia e performance para empresas pequenas, médias e grandes.

A CCM é uma empresa especializada em migrar concessionárias para Nuvem. Caso você queira entender melhor o processo e avaliar os benefícios da Nuvem para sua concessionária solicite o contato de um de nossos especialistas. A Nuvem é uma ótima oportunidade para o profissional de TI agregar valor à operação, reduzindo custos e aprimorando a disponibilidade e continuidade do negócio. É também um acelerador de carreira, pois oferece ao profissional novas oportunidades de gestão aumentando o controle sobre a infraestrutura da empresa. Estamos ansiosos para oferecer-lhe maiores informações sobre essa importante transformação que está ocorrendo no mundo Chevrolet.