Apesar de serem termos já bem conhecidos no mercado, a Internet Industrial e a Internet das Coisas estão entrando de forma ainda tímida nas empresas brasileiras.

Você não acha, então, que essa é a oportunidade perfeita para sair na frente

O que é Internet Industrial

O termo Internet Industrial foi cunhado em 2012 para definir de forma mais abrangente a inclusão de tecnologia, internet e automação dentro da indústria. Ele foi criado não como uma definição de metodologias ou regras, mas um ponto de partida para a discussão sobre os ganhos que máquinas inteligentes trarão para todos os setores do mercado daqui para frente — assunto cada vez mais relevante e que une diretores executivos e de TI em um objetivo em comum.

É um objetivo simples: unir Big Data, automação e maquinário industrial em um sistema capaz de aumentar a produção ao mesmo tempo que reduz custos e diminui os riscos.

Dessa forma, o responsável tecnológico ganha mais tempo e ferramentas para incluir tecnologia nas estratégias de negócio e traçar novos rumos que façam a empresa crescer e se consolidar por meio da otimização produtiva.

Como a Internet das Coisas vem transformando o setor

No centro da Internet Industrial, está a Internet das Coisas (ou IoT). O termo é usado principalmente para definir aparelhos, dispositivos e sensores conectados à internet que podem se comunicar remotamente com o sistema em que estão incluídos.

Não é à toa que você já ouviu falar muito desse conceito. Novas tecnologias voltadas para essa decentralização na coleta e centralização na interpretação de dados se transformou em uma corrida na maioria dos setores industriais, uma vantagem competitiva que logo se tornará uma obrigação para a sobrevivência.

Isso porque o mercado se movimenta para a inclusão de mais inteligência na operação, até o ponto em que o ser humano não é mais capaz de lidar com um volume tão grande de dados e tomar decisões que otimizem seus resultados.

A IoT transforma a indústria aumentando a produtividade das máquinas, oferecendo serviços mais amplos e práticos ao consumidor e adaptando seus produtos às necessidade reais do público. Ficar de olho na tecnologia e entender como aplicá-la ao seu modelo atual de negócio é uma obrigação para o gerente de TI que pensa no futuro.

Como otimizar a produção com Internet Industrial e IoT

Para facilitar o entendimento desses termos e conceitos, que tal algumas aplicações práticas da Internet Industrial? Primeiro, listamos como a IoT pode otimizar a produção, facilitar a gestão do sistema e aumentar a qualidade do produto ou serviço na ponta dessa cadeia:

Sensores para medição automatizada

Um dos casos mais simples da IoT em ambiente industrial é a implementação de sensores que monitoram os indicadores de funcionamento das máquinas: velocidade, pressão, travamentos, posição, temperatura, entre outros. Esses dados são enviados para o sistema, documentados e interpretados de forma automatizada e segmentada.

Esse tipo de controle centralizado e automatizado é algo que nunca foi possível na história da indústria. Esses dados podem ser utilizados tanto para o acompanhamento de performance da produção quanto para o desenho de novas estratégias visando otimização e economia.

Manutenção simplificada

Além de monitorar a produção, os sensores conectados por IoT podem ser reguladores de si mesmos. Fica mais fácil para o chefe de manutenção descobrir a origem de falhas nos equipamentos e para os diretores entenderem quando é hora de realizar novos investimentos em maquinário.

Automação e flexibilidade de produção

Os mesmos dados coletados automaticamente dão a todos os responsáveis pela produção uma visão muito mais ampla sobre desempenho, otimização e capacidade de atender à demanda.

Uma linha automatizada se torna mais flexível e facilita os ajustes de estratégias para aproveitar melhor o sistema disponível. Estamos entrando em uma era em que se adaptar é fundamental para o sucesso. Quanto mais rápida for a resposta do seu sistema, mais chances a empresa tem de aproveitar nichos e oportunidades de mercado antes da concorrência.

Uso de inteligência artificial na operação

E podemos ir além: no futuro, a IoT aliada a um bom sistema de gestão permitirá o uso de inteligência artificial capaz de executar estratégias previamente desenvolvidas pelos times de gestão e pode ainda contribuir com dados e informações para alimentar ajustes nos planejamentos.

Máquinas conectadas à internet poderão se adaptar sozinhas a uma situação fora do padrão, com tempo de reação muito curto e capacidade de processamento para tomadas de decisão muito superior, evitando desperdícios, prejuízos e ampliando resultados e rentabilidade do negócio.

Uso de cloud computing para aumentar a produtividade

É importante lembrar que, para uma IoT bem implementada, o sistema de gestão da empresa precisa estar preparado para lidar com esse grande volume de dados, processamento e operação. O uso da nuvem é fundamental para otimizar a administração e a produtividade de uma indústria.

Além de eficiente, a nuvem precisa ser segura. Na IoT, um assunto prioritário é a segurança das informações coletadas e armazenadas. Qualquer invasão pode colocar em risco ou até destruir os objetos controlados a distância assim como corromper os dados usados para controle e análise.

Como os sensores e módulos conectados que são embarcados nas máquinas e objetos são muito diversos, é de suma importância adotar uma plataforma de conexão criptografada adaptada para IoT. O VipNet, por exemplo, tem essa função e já foi implementado em fábricas fora do Brasil.

Casos em que a IoT aproxima indústria e consumidor

Além dos exemplos acima, podemos ir um pouco mais além e terminar citando alguns exemplos práticos de como a Internet Industrial vem sendo aplicada para aproximar indústria e consumidor. São iniciativas que usam IoT para dar mais praticidade e controle muito depois que o produto sai da fábrica:

Setor agrícola

A indústria de máquinas agrícolas tem sido pioneira no uso de tecnologia para aproximar o consumidor. Equipamentos mais modernos contam com sensores que verificam em tempo real sua produtividade, o funcionamento e a posição geográfica.

Além de disponibilizar essas informações ao cliente, a coleta desses dados é fundamental para aprimorar e otimizar seus modelos futuros.

Suporte e manutenção

Outro bom uso da Internet Industrial é o monitoramento de produtos pós-compra para garantir a satisfação do cliente ou otimizar contratos de suporte. A IoT pode ser usada em eletrodomésticos, por exemplo, para economizar energia e prever sua manutenção.

Mas esse modelo pode ir além: em contratos B2B, a indústria pode oferecer um suporte incrível aos seus clientes. O seu próprio sistema pode fazer o monitoramento automatizado dos equipamentos pós-compra e criar uma rotina de manutenção preditiva na empresa contratante. Você diminui o tempo de resposta em caso de problemas e aumenta consideravelmente a satisfação do cliente.

Amazon Dash

Por último, um exemplo já popular que ilustra bem como a IoT pode trazer mais dinheiro, otimização operacional e satisfação do público, tudo ao mesmo tempo.

O Dash é uma série de botões criados pela Amazon conectados diretamente ao sistema de logística da empresa. O consumidor configura um desses botões, por exemplo, para comprar mais detergente e o fixa ao lado da pia. Quando o produto estiver acabando, é só apertar e o pedido de compra é feito automaticamente.

Esse tipo de saída diminui os custos de operação da empresa (a ação já é conectada diretamente ao estoque) e ainda fideliza com muito mais facilidade, por ser tão prático para o cliente.

Enfim, esses são apenas exemplos de todas as vantagens que a Internet Industrial pode trazer para a otimização do setor. Se você pretende vender essa ideia na empresa e integrar mais tecnologia à produção, a hora de começar é agora.

Mas lembre-se: cada projeto é sob medida porque depende dos sensores e módulos de automação dos fabricantes de soluções e de máquinas para indústrias. Depende também das software houses que devem integrar os seus sistemas com os dispositivos. É um projeto 100% customizado a ser definido especificamente para cada ambiente.

E falando nisso, o que você acha que a sua empresa precisa para entrar de vez nessa nova era industrial? Deixe seu comentário e vamos dialogar como otimizar e se consolidar no mercado!