A sua empresa já pensou em investir na nuvem? Os serviços de infraestrutura na nuvem não podem mais ser considerados tendência. Soluções PaaS, por exemplo, permitem que o ambiente corporativo seja otimizado e flexibilizado sem elevar os custos operacionais.

Para muitos setores, aliás, a nuvem já é uma realidade. Em outras palavras, investir em tecnologias baseadas em cloud computing é crucial para a sobrevivência em diferentes mercados.
Se você pretende realizar bons investimentos, porém, é necessário ter um bom direcionamento. A empresa deve ter uma visão clara sobre as suas opções e como cada tipo de infraestrutura pode afetar os seus processos.
Para ajudá-lo a responder a essa pergunta, vamos discutir um pouco mais sobre o que é PaaS (Platform as a Service). Se você desenvolve aplicações internas ou para o seu público, essa pode ser a solução para consolidar o seu negócio. Vamos começar? 

O que é PaaS

A plataforma como serviço é um modelo de infraestrutura baseada em nuvem que integra em um único sistema ferramentas para análise, business intelligence e, principalmente, desenvolvimento e entrega de aplicativos. Simplificando um pouco os termos, o PaaS é uma camada abaixo do SaaS (que oferece também a hospedagem da aplicação desenvolvida) e uma camada acima do IaaS (que não conta com as ferramentas de desenvolvimento integradas).

A empresa que contrata uma solução de PaaS recebe um ambiente virtual configurado conforme as suas necessidades. Espaço de armazenamento, sistemas operacionais, softwares e até mesmo o tipo de processamento serão configurados pelo prestador de serviços. Porém, o negócio ainda conseguirá controlar uma série de recursos avançados, algo que normalmente não ocorre no SaaS.

A aplicação do PaaS nas empresas

O PaaS, em geral, é utilizado como uma estrutura de desenvolvimento dentro das empresas. A sua aplicação pode ser direcionada para uso interno (em processos de apoio e otimização do trabalho) e para a criação e iteração de serviços oferecidos aos seus clientes.
Quando um negócio opta pelo Platform as a Service, está buscando um ambiente integrado não só com as ferramentas necessárias para desenvolver, mas a união com outros serviços que aprimorem o fluxo de trabalho. Ou seja, ele pretende incluir em sua cadeia operacional funcionalidades voltadas para o aumento do nível de automação, segurança e validação.
Essa facilidades permitem, por exemplo, que o PaaS seja muito usado para a adoção de um DevOps eficiente. Ele garante que o negócio terá um ambiente centralizado para criar novos sistemas e, assim, manter o time integrado e capaz de trocar informações sem correr riscos.

Como o PaaS está inserido no mercado brasileiro

Apesar de a Gartner apontar o PaaS como uma solução adotada majoritariamente em economias maduras, a oferta desse tipo de serviço continua crescendo inclusive no Brasil. Além das vantagens que o modelo traz para o negócio (que exploramos com mais detalhes abaixo), a tendência de desenvolvimento para soluções IoT voltadas à transformação digital aumentará a relevância desse serviço baseado em nuvem.

Esse cenário apontando para uma revolução prestes a acontecer é o momento perfeito para se apostar e investir. O mercado ainda não virou os olhos completamente para esse caminho, e as empresas brasileiras que buscarem se consolidar nesse modelo podem ser as referências do futuro.

PaaS como ferramenta de negócio

Apesar de ser um mercado bem restrito dentro do universo da computação em nuvem, o PaaS vem ganhando cada vez mais destaque entre negócios modernos baseados em serviços por aplicativos. Se sua empresa trabalha ou pensa em trabalhar com o desenvolvimento (também internamente, mas principalmente para a entrega ao cliente), é hora de usar a tecnologia à sua disposição para encontrar seu espaço no mercado.
Ainda existem poucas opções que trabalham exclusivamente com a oferta de PaaS, mas se espera que a aglutinação de componentes individuais em suítes cada vez mais complexas ofereça aquilo de que você precisa para esse posicionamento.

Caso elas ainda não sejam satisfatórias para uma integração completa do desenvolvimento como plataforma, você pode buscar em seu fornecedor algumas características que o(a) colocarão no caminho certo:
quais são as ferramentas de desenvolvimento incluídas no PaaS;
quais são os níveis de serviços e suporte, além dos termos de SLA;
qual é a garantia de disponibilidade do serviço;
quais são as ferramentas para colaboração;qual é o Tier da infraestrutura oferecida.

Se nenhum fornecedor PaaS conseguir alcançar a sua exigência pela estrutura, a opção é encontrar boas empresas com soluções robustas que possam ser adaptadas às suas necessidades.

Principais vantagens do uso do PaaS no ambiente corporativo

A Plataforma como Serviço é uma tecnologia flexível e capaz de trazer vários benefícios para o negócio. Portanto, além de saber o que é PaaS, o(a) gestor(a) de TI também deve conhecer melhor os impactos que essa tecnologia traz.
Saber o que a companhia ganha realmente com a adoção de Platform as a Service no desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos é fundamental para compreender a necessidade de realizar um investimento em plataformas baseadas em PaaS.

Veja abaixo alguns impactos que o PaaS pode trazer para a sua empresa!

Economia

Como toda troca de capital investida em estrutura para serviços, o PaaS significa uma flexibilidade e diminuição de custos alocados em manutenção e atualização tecnológica. O negócio pagará apenas pelos recursos que serão utilizados, ou seja, a assinatura dos serviços tem um preço que muda conforme a demanda por tecnologia.
Além disso, não há a necessidade de direcionar um grande time para monitorar e executar a manutenção dos equipamentos. Esses processos são direcionados para o prestador de serviços, o que melhora o foco da companhia em rotinas estratégicas.
A redução de custos será crucial para permitir que a empresa mantenha investimentos. O dinheiro economizado pode ser mais bem aproveitado na gestão do negócio e inovação para aproveitar novas oportunidades de mercado ao tornar a companhia mais competitiva.

Serviços gerenciados de infraestrutura

Falando em gerir, uma plataforma na nuvem alivia o peso do(a) gerente de TI de ter que se preocupar pessoalmente todos os dias com a infraestrutura do sistema. Questões como suporte, manutenção e atualização ficam por conta do fornecedor — que, quando é de qualidade, mantém equipes especializadas para cada tarefa.
Ao(À) gestor(a) interno(a), sobra o tempo e o esforço para se dedicar a um desenvolvimento mais ágil e uma entrega de maior qualidade. Assim, a TI conseguirá agregar maior valor aos serviços da companhia, uma vez que a equipe conseguirá dedicar-se mais para solucionar demandas internas e garantir que a transformação digital ocorra no ambiente de trabalho.

Integração

A capacidade de manter equipes integradas é um dos principais fatores que auxiliam negócios a serem mais competitivos. Quando todos os times atuam lado a lado, a empresa pode entregar resultados com maior agilidade e inovação.
Essa agilidade no desenvolvimento vem da integração de ferramentas dentro de um PaaS. Tanto as soluções de desenvolvimento como as de gestão, BI e validação na entrega são incorporadas em uma plataforma centralizada.
Isso dará um controle total e simplificado para o(a) gerente de TI. Todos os recursos serão monitorados e modicados em um único local.
Para os profissionais, a troca de informações será facilitada, uma vez que todos estarão em um único ambiente digital. Além de economizar tempo, esse é o tipo de solução que traz mais coerência para o fluxo de trabalho, aumentando, assim, a consistência do resultado final.

Disponibilidade, mobilidade e colaboração

O mercado atual é conhecido pelo alto nível de competitividade. Em função disso, companhias buscam nas soluções de TI o apoio para serem mais competitivas com processos que tenham alto nível de disponibilidade, sejam flexíveis e capazes de estimular a colaboração entre funcionários.
O PaaS é uma das tecnologias que permitem a busca por esses objetivos facilmente. Para o negócio, isso é fundamental, uma vez que esses benefícios não ficam apenas na gestão: todos os colaboradores ligados ao desenvolvimento de um aplicativo têm mais poder nas mãos para agilizar processos e eliminar arestas.
Como qualquer serviço baseado em nuvem, um bom PaaS fica disponível a todo o tempo em qualquer lugar, inclusive permitindo que vários desenvolvedores trabalhem em um código ao mesmo tempo. Dessa forma, sua empresa fica livre das correntes de uma infraestrutura física e pode encarar o mercado de igual para igual.
Rotinas de home office, por exemplo, serão implementadas sem comprometer a competitividade da companhia. Isso garantirá a capacidade de entregar resultados com um time unificado e capaz de atuar com qualidade de qualquer lugar do planeta.

Platform as a Service: inovação e alta performance

Puxada pelo amadurecimento de tecnologias de cloud computing e sua aplicação prática em negócios digitais, a oferta de serviços que tiram o peso de uma infraestrutura própria nas empresas vem tomando formas diferentes de acordo com as necessidades de cada gestor(a) de TI e o mercado em que ele(a) está inserido(a).
Junto aos já mais conhecidos IaaS e SaaS, o Platform as a Service surge como mais uma opção para otimizar processos, gerar economia na cadeia produtiva e dar mais fôlego para que empresas consigam crescer de forma sustentável e escalável.

O Platform as a Service, embora ainda seja um pouco limitado, já é apontada como uma solução para o desenvolvimento de negócios digitais do futuro. Portanto, compreender o que é PaaS e como essa tecnologia é aplicável no seu ambiente de trabalho é algo crucial para garantir a qualidade das suas operações e evitar prejuízos a médio e longo prazo.

Quer receber mais conteúdos como este gratuitamente? Então cadastre-se na newsletter do blog!