Com os constantes avanços na área de tecnologia e informação, mais do que nunca o profissional de TI é requisitado dentro das empresas e isso fez com que o número de vagas do setor aumentasse. Por isso, muitas pessoas estão fazendo uma transição de carreira ou aprimorando seus conhecimentos para conseguir se destacar.
Porém, mesmo com um grande número de vagas as empresas são exigentes na contratação para encontrar o profissional que possua habilidades técnicas e comportamentais para integrar o quadro de funcionários.
Para se ter uma ideia, um relatório realizado pelo LinkedIn mostrou que o cargo de recrutadores especializados em TI deve ser o com maior demanda neste ano. Isso mostra a importância do recrutamento na área.
Você atua no setor de TI e busca uma melhor qualificação profissional? Então esse texto é para você!
Diferença entre hard e soft skills
As soft skills são habilidades comportamentais, ligadas a inteligência emocional, como a capacidade de comunicação e o trabalho em equipe.
Já as hard skills são os conhecimentos técnicos, que são aprendidos com experiência, estudo e prática e que varia de acordo com a área de atuação do profissional.
Um equívoco comum é pensar que somente as habilidades técnicas são importantes, mas a verdade é que uma pesquisa mostrou que 77% das empresas valorizam as soft skills tanto quanto a hard skills.
Soft Skills essenciais para um profissional de TI
- Boa comunicação: o profissional de tecnologia atua e desenvolve sistemas para pessoas de vários setores, para que o trabalho seja eficaz é necessária uma boa comunicação.
- Trabalho em equipe: Por trabalhar de forma integrada, o profissional não atua sozinho e precisa saber lidar com outras pessoas e suas opiniões.
- Sede de conhecimento: o mundo da tecnologia está sempre se atualizando e por isso é preciso gostar de estudar e aprender, pois todo dia uma coisa nova surge. Além disso, ser autodidata e proativo também é benéfico por causa das constantes novidades.
- Idiomas: muito sobre a área de TI ainda é desenvolvido no exterior, por isso é recomendável uma boa compreensão do inglês. Além disso, isso permite a possibilidade de trabalhar fora do país.
Hard Skills essenciais para um profissional de TI
5. Análise de dados: entender de forma profunda sobre os dados e informações da empresa ajuda na criação e desenvolvimento de soluções, além de facilitar os processos internos e externos da organização.
6. Linguagem de programação: conhecimento básico e essencial para o profissional de TI.
7. Inteligência artificial: tecnologia que cada vez ganha mais destaque. O profissional que se aprofundar no assunto já está à frente dos concorrentes.
8. Nuvem: crucial para grande parte das empresas, essa habilidade é uma das mais importantes na área.
9. UX: as empresas estão se preocupando cada vez mais na experiência do usuário e quem tem esse conhecimento de destaca.
10. Saiba um pouco de tudo: ter uma especialidade é ótimo, dessa forma você se torna referência no assunto, mas é importante saber um pouco sobre tudo que compõe a área de TI, isso te torna um profissional mais completo.
E é claro, amar tecnologia é essencial!