Empresas que querem estar preparadas para a Transformação Digital e continuarem competitivas no mercado, precisam ter uma estratégia de Cloud Computing consolidada.
A migração para a nuvem já é uma realidade entre a maioria das empresas que têm acompanhando as inovações tecnológicas para atender às novas demandas do mercado. Esse processo tem proporcionado grandes vantagens para os negócios, tornando as empresas mais competitivas e preparadas para o trabalho híbrido, além de proporcionar diversos outros benefícios.
Sua organização já iniciou a migração para a nuvem? Para que você entenda de uma vez os diferenciais que a Cloud Computing pode gerar para seu empreendimento, preparamos este guia com as principais vantagens dessa migração:
- Economia e baixos investimentos;
- Escalabilidade e flexibilidade;
- Reforço na segurança;
- Mobilidade e trabalho híbrido;
- Melhoria na gestão dos negócios.
Em seguida, você entender detalhadamente a relevância de todos esses benefícios no seu negócio. Vamos lá?
Afinal, por que migrar para a nuvem? Confira 5 vantagens!
1. Economia e baixos investimentos
Diversas empresas ainda gastam grandes quantias em servidores físicos e equipamentos de última geração. No entanto, com a nuvem, esses valores deixam de ser uma preocupação já que não há necessidade de uma infraestrutura própria. A empresa passará a contratar como serviço de um provedor de Cloud, que será o responsável por ter e realizar a manutenção da infraestrutura.
Com isso, será possível reduzir o investimento em equipamentos modernos, além de não ter custos com mão de obra. Todo o serviço em nuvem será contratado sob demanda, assim, a organização pagará apenas “mensalidades” de acordo com o que foi contratado.
2. Escalabilidade e flexibilidade
Todos os serviços contratados na nuvem são acordados conforme as demandas e necessidades de cada negócio. Logo, a empresa poderá negociar a capacidade necessária.
Além disso, terá maior flexibilidade para aumentar ou diminuir o processamento, por exemplo, dobrando-o em horários de pico ou reduzindo-o em períodos de ociosidade. Basta que tudo seja negociado com o seu provedor de nuvem.
3. Reforço na segurança
Muitas empresas já conhecem os desafios e perigos de manter um servidor físico localmente (roubos, desastres naturais, incêndios, roubos, etc). Por isso, ao migrar para a nuvem, é possível reduzir esses riscos, já que o provedor manterá os dados e sistemas corporativos em seus Data Centers.
A diferença será que os servidores dos provedores de nuvem são mantidos em locais diferentes e recebem constantes manutenções e monitoramento. Além disso, contam com diferentes tipos de serviços de proteção, como criptografia, autenticação, firewall, entre outros.
4. Mobilidade e trabalho híbrido
Outra grande vantagem da migração para a nuvem é a mobilidade gerada. Por meio dela, os colaboradores da empresa poderão acessar os sistemas corporativos de diferentes dispositivos e locais. Basta que eles tenham o acesso e uma conexão com a internet.
A migração para nuvem tem sido uma peça-chave para empresas que estão se modernizando e adotando o trabalho híbrido como estratégia, pois permite o trabalho remoto.
5. Melhoria na gestão dos negócios
Ao migrar, a empresa consegue manter todo o seu ambiente dentro da nuvem. Essa integração de sistemas permite um melhor gerenciamento. É possível entender melhor como todos os seus processos funcionam, quais os gaps existentes, enfim, a empresa passará a ter uma melhor visão geral, conseguindo criar melhores estratégias de redimensionamento que irão contribuir para o crescimento dos negócios.
Ao realizar a migração para nuvem, a empresa consegue melhorar sua competitividade como um todo diante o mercado. Todos os benefícios citados acima contribuem para uma melhor gestão do negócio e para a tomada de decisões importantes.
Está convencido(a) de como a migração para nuvem pode ser o diferencial que estava faltando no seu negócio? Nós podemos ajudar nessa estratégia!