O avanço da transformação digital nos negócios em todos os setores do mercado vem mudando também o papel do profissional de TI dentro das empresas. O gerente do setor hoje tem uma importância muito mais estratégica, junto à pressão para buscar eficiência e redução de custos operacionais.

Você já pensou que as nuvens públicas podem ser exatamente o que você precisa para garantir a produtividade da equipe e competitividade do negócio?

O mercado e as nuvens públicas

Mesmo que ainda seja um serviço relativamente novo, a computação na nuvem já está passando de uma opção para um movimento necessário se a empresa pretende garantir sua competitividade no mercado. Antes uma solução para empresas de tecnologia, ela hoje contribui para a operação interna de qualquer tipo de negócio.

Essa mudança ocorre exatamente pelos benefícios trazidos na migração, como redução de custos, flexibilidade de demanda e segurança. Sim, até a maior dúvida de gerentes de TI sobre a nuvem, a segurança do serviço, está sendo superada pelos ganhos estratégicos da solução e pela entrada de prestadores mais confiáveis.

Entre as soluções de nuvem, a pública é a mais utilizada principalmente por seu custo. As empresas provedoras de nuvem possuem sua estrutura de custos focada em infraestrutura de TI, assim o custo com um ambiente de alto nível é significativamente reduzido, aliando a qualidade de um serviço de alto padrão à flexibilidade de despesas e serviços. Ela tem sido considerada a opção ideal pela grande maioria de profissionais de TI em atividade.

Projeções e tendências

Especialistas concordam que a cloud computing se tornará cada vez mais vital no investimento estratégico de empresas em todos os setores. Segundo o Gartner, as empresas estão incluindo a nuvem em sua estratégia devido a proposição de valor desse serviço, que abrange otimização de custos e confere maior agilidade e flexibilidade aos negócios. Pesquisas também apontam a chegada da geração chamada de Millenials aos cargos de tomada de decisão como outro fator que fomenta a adoção da nuvem.

A prova de que a solução é drástica dessa forma está nos números. Novamente, lançando mão de pesquisas do Gartner, a nuvem pública crescerá 18% neste ano, um aumento muito significativo para ser ignorado. Quem não tentar acompanhar esse movimento, pode perder sua competitividade de mercado e só perceber quando for tarde demais.

Nuvens públicas aplicadas aos negócios

A cloud computing trouxe um novo conceito para o mercado corporativo, o IaaS (Infraestrutura como Serviço). Essa sigla já dá uma ideia de como funciona estrategicamente a adoção da tecnologia nos processos operacionais de uma empresa.

As nuvens públicas garantem uma redução em custos de estrutura física que poderão ser reinvestidos de forma estratégica. As melhores fornecedoras de cloud possuem sua estrutura orientada para isso, o que faz com que ambientes mais robustos e seguros sejam muito mais acessíveis para os contratantes do serviço.

Ou seja, não há capital comprometido com equipamentos e processos que não são sua atividade central. É uma forma de tornar a empresa operacionalmente mais leve e estruturalmente mais enxuta, dando mobilidade e deixando para serviços especializados esse tipo de preocupação.

Ao gerente de TI, cabe a seleção do fornecedor capaz de atender sua demanda de forma personalizada e acompanhar a implementação. Dessa forma, a área consegue aproveitar o ganho de tempo e outros recursos que podem ser direcionados para planejar ciclos de inovação e planejamento de negócios aliados à tecnologia.

Vantagens e benefícios

Para terminar esta discussão sobre as nuvens públicas, é importante destrinchar algumas das vantagens que gerentes e diretores buscam na hora de adotar a tecnologia:

Redução de custos

Compra de equipamentos, manutenção, atualização, rotinas de backup e segurança: todas essas obrigações de uma estrutura própria de servidores geram custos que podem ser reduzidos com a nuvem pública.

A implementação de uma nuvem pública significa conferir mais qualidade ao gasto da área de TI, trocando o modelo de investimento (CAPEX) pelo modelo de despesas (OPEX), onde a infraestrutura se transforma em um modelo de “pay per use”. Essa mudança proporciona vantagens financeiras para a empresa contratante, devido a liberação de um investimento que muitas vezes é único e redirecionando seu capital para uso na atividade principal.

Flexibilidade

Transformar investimento de infraestrutura em serviço também garante uma flexibilidade essencial para qualquer empresa em um mercado que muda tanto de forma tão rápida.

Com a nuvem pública, é possível adequar a oferta da estrutura à sua necessidade: reduzir custos em tempos mais difíceis (como na crise, por exemplo) ou aumentar o investimento e a oferta para atender a uma demanda específica, crescimento repentino ou ainda para aproveitar uma oportunidade de negócio com velocidade e agilidade, o que é essencial para a competitividade da empresa.

Escalabilidade

Uma das grandes vantagens estratégicas da nuvem é conseguir implementar um sistema escalável, ou seja, que esteja preparado para lidar com mil clientes ou com cem mil apenas com uma abertura de chamado no provedor de cloud.

Isso só é possível em ambientes que já estão preparados para receber aumentos repentinos de carga, o que confere flexibilidade ao serviço, como destacado no item anterior. Sem essa preocupação operacional, o setor de TI tem mais recursos para lidar com a estratégia envolvida nesse crescimento.

Segurança

Deixamos por último o ponto mais discutido das nuvens públicas para que ele seja desmistificado de uma vez. Uma das grandes barreiras na adoção da cloud computing ainda é a preocupação de gerentes de TI com segurança.

A melhor analogia para explicar o quão seguro seus dados estão na nuvem é: você prefere guardar seu dinheiro no banco ou debaixo do colchão?

A agência bancária possui sistemas de segurança muito melhores que a sua casa, por mais que você esteja vigiando de perto o seu dinheiro. Afinal, a segurança faz parte do negócio dos bancos, assim como de um bom provedor de cloud. É assim que funciona com os dados na nuvem. Por mais que seus servidores próprios estejam protegidos, você nunca terá os recursos e os profissionais suficientes para lidar com todas as ameaças.

Os bons prestadores de serviços de cloud computing, assim como as boas agências bancárias, possuem equipes especializadas no assunto e diversos recursos capazes de mitigar riscos de segurança, dos profissionais de TI monitorando o sistema 100% do tempo até brigadas de incêndio para o caso de desastres naturais. Ou seja, são diversas camadas de segurança física e lógica que compõem a oferta de nuvem pública de bons fornecedores. Assim como os demais recursos, essas camadas de segurança também fazem parte da estrutura de custos dessas empresas, fazendo com que a entrega de recursos de segurança seja muito mais considerável do que em estruturas próprias, a um custo muito menor.

Ou seja, apostar nas nuvens públicas aumenta a segurança consideravelmente, libera capital e o setor de TI para focar em planejamento estratégico, além de dar à empresa capacidade de manobra para lidar com um mercado cada vez mais competitivo e rápido.

Já pensou que essa pode ser a solução que você esperava para ajudar a sua empresa a dar um passo à frente da concorrência? Então, estude mais sobre o assunto, pesquise as melhores opções para se investir e planeje o quanto antes a sua migração.

Precisa saber mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e continue a descobrir a cloud computing, recebendo artigos como este diretamente no seu e-mail!