Esse alicerce, inclusive, é fundamental para a constante evolução da empresa.

E quem nos trouxe os insights de impacto sobre esse departamento foi a Halana Oliveira, head de produtos digitais e projetos estratégicos do grupo.

Entenda, a seguir, alguns dos principais pontos abordados nessa conversa que virou mais um episódio do CCM Cast!

O que é a cultura de produtos?

A cultura de produtos é usada para definir o conjunto de valores, práticas e hábitos dentro de uma empresa que influenciam a forma como os produtos são desenvolvidos, comercializados e entregues aos clientes.

É uma abordagem que incorpora a identidade e visão da empresa na criação e aprimoramento de suas soluções, abrangendo diversos aspectos, desde a compreensão das necessidades dos usuários até a utilização de tecnologia para oferecer soluções personalizadas e eficientes.

No contexto do Grupo Barigui, a cultura de produtos se destaca pela compreensão das demandas de um grupo diversificado de marcas, utilizando essa diversidade como uma fonte de aprendizado interno. O resultado disso: uma comunicação mais fluida com os clientes, jornadas de compra mais curtas e soluções precisas.

Sem falar que, para isso, a integração tecnológica é um pilar fundamental dessa cultura, permitindo uma eficiência operacional e sustentável.

O processo de desenvolvimento da cultura de produtos

A estrutura de produtos da Barigui não apenas compreende as necessidades do usuário, mas busca soluções personalizadas por meio da tecnologia. Esse diferencial é potencializado pelo fato de o grupo abrigar 16 marcas e outra dezena de perfis de clientes.

Essa diversidade intrínseca, como Halana bem definiu, serve como um benchmark interno, impulsionando a empresa na busca por soluções mais e mais assertivas.

A percepção da cultura de produtos pelo cliente é evidente quando a marca dialoga sobre sua jornada de maneira precisa. E, com isso, a comunicação fluida encurta a jornada de compra, eliminando redundâncias, o que também proporciona soluções ágeis.

Existem desafios nessa prática?

Halana lembra que, internamente, a integração dessa cultura foi desafiadora, especialmente considerando a diversidade das marcas. No entanto, ao integrar soluções, identificar necessidades comuns e escalonar para diferentes setores e marcas, a Barigui conquistou coesão e eficácia operacional.

Para minimizar os desafios de estrutura tecnológica, a empresa tem a liderança de um CTO e heads de engenharia e produtos, além de utilizar metodologias ágeis — como o Kanban, que ela citou como um diferencial para a otimização de determinadas tarefas diárias.

Os resultados falam por si, e hoje ela vê que esses atritos são menores e ainda servem para consolidar a confiança efetiva de todos os setores da empresa.

O que esperar para o futuro?

O futuro desse processo, segundo Halana, é claro: expandir para todo o grupo, aprimorar processos, metodologias e fluxos produtivos. A empresa mapeou seu trajeto, identificando soluções que pavimentarão o caminho para o futuro.

Sem falar que a implementação bem-sucedida desse departamento requer abertura, comunicação transparente, entendimento do core da empresa e uma estrutura organizacional que otimize o processo.

E aí? Acredita que o mesmo pode ser direcionado para a rotina da sua empresa? Clique aqui e ouça na íntegra o episódio do CCM Cast, e saiba ainda mais detalhes sobre a elaboração de um departamento de cultura de produtos!