Os impactos da LGPD já estão em curso, por mais que o Congresso Nacional ainda esteja discutindo se os dispositivos dessa legislação devem entrar em vigor em 2020 ou posteriormente.  

Isso por que a Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada em 14 de agosto de 2018, vai revolucionar a maneira com os dados pessoais são tratados pelas empresas públicas e privadas no Brasil. Portanto, trabalhar para adequar as rotinas corporativas a ela é algo que as organizações já estão começando a fazer.

Neste artigo, você vai ver que impactos são esses e por que eles são importantes. Confira!

O que é a LGPD?

Conectado com o cenário global em constante evolução da proteção de dados, o Brasil introduziu uma nova lei para equiparar sua legislação de proteção de dados com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa (GDPR). Trata-se da Lei Geral de Proteção de Dados Regulamento (LGPD), que define exatamente como organizações e pessoas estão autorizadas a coletar e usar dados pessoais no país.

Em linhas gerais, a LGPD garante que os(as) cidadãos(ãs) brasileiros(as) sejam informados(as) quando seus dados são coletados e para que serão usados. Além disso, concede às pessoas o direito de solicitar correção, exclusão ou fornecimento das informações em um formato de fácil leitura. As empresas devem demonstrar que têm condições de responder a todas essas solicitações.

Para as empresas, é importante olhar para a LGPD também como uma fonte de oportunidades. A partir dessa legislação, será possível, por exemplo, melhorar o gerenciamento de dados, tornar as informações corporativas ainda mais seguras e elevar o relacionamento com os(as) clientes a um patamar de ainda mais transparência e proximidade.

Quais são os impactos da LGPD no seu negócio?

Confira, a seguir, em que âmbitos a LGPD vai impactar o seu negócio.

Adequação dos processos internos

Para garantir que a LGPD será plenamente respeitada pela empresa, serão necessárias adequações de processos internos. Isso porque a legislação exige total transparência na maneira como as informações pessoais de usuários(as), sejam eles (as) clientes, sejam funcionários(as), parceiros(as) etc., serão tratadas.

Em muitas empresas será necessária a aquisição de ferramentas tecnológicas. Em outras, também será preciso estabelecer rotinas de monitoramento e controle dos dados. Seja como for, esse novo panorama será de mudanças significativas — que devem ser iniciadas o quanto antes.

Mapeamento de irregularidades

Nem todas as irregularidades estão na superfície. Para a maioria das empresas, é necessário fazer um mergulho profundo na atual situação do tratamento dos dados. Só assim, é possível verificar o que precisa ser modificado.

Há empresas que deverão buscar ajuda especializada para isso, justamente porque identificar o que pode ir de encontro com a LGPD requer, muitas vezes, conhecimento técnico.

Implementação da política de segurança da informação

Outro dos importantes impactos da LGPD nas empresas diz respeito à política de segurança da informação. Ela precisa ser alterada nos moldes dos dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados, uma vez que, até então, não era preciso garantir transparência no uso das informações pessoais.

Como sabemos, um conjunto de regras de segurança da informação envolve mais do que o departamento de TI. É preciso engajar praticamente todos os indivíduos da organização, principalmente nas etapas prévias de conscientização e, posteriormente, na garantia de que as normativas serão devidamente cumpridas.

Melhorias no relacionamento com os(as) usuários(as)

Como a transparência é a linha dorsal da LGPD, as empresas também vão precisar melhorar seus mecanismos de transparência no que diz respeito ao uso dos dados. Todos os dados pessoais, com a LGPD, passam a ser de propriedade dos(as) usuários(as).

Em razão disso, os processos de captura, armazenamento e utilização das informações mudam totalmente. É preciso, por exemplo, dar meios de as pessoas autorizarem ou não o uso de seus dados.

Como você viu, a Lei Geral de Proteção de Dados está causando praticamente uma revolução na maneira como os dados pessoais são tratados no Brasil. É por isso que as empresas devem entendê-la e se adequar a ela o quanto antes — não se esqueça de que as multas podem chegar a até 2% da receita da organização, com um limite de R$50 milhões por violação.

Sua empresa está preparada para os impactos da LGPD? Leia agora quais são os primeiros passos para se adaptar a ela!