Por isso é muito importante que todos os negócios, não importa o tamanho, trabalhem e evoluam seus pontos de segurança, como processos, treinamento de funcionários e soluções como antivírus, backups e os famosos firewalls.

Mas o que é esse tal de firewall? Quais são seus benefícios? Quais os motivos de se contratar um? Continue lendo esse texto que vamos te responder cada uma dessas perguntas.

O que é um firewall 

Como seu próprio nome diz, o firewall é uma barreira que ajuda sua empresa a não ficar exposta a possíveis conteúdos maliciosos. Trata-se de um item básico de proteção que fica constantemente filtrando e checando o fluxo de dados, e seu uso é necessário tanto no contexto empresarial quanto no domiciliar.

O firewall pode ser encontrado tanto na forma de software, parte integrante de qualquer sistema operacional atual, quanto na forma de hardwares específicos, sendo o segundo tipo mais comum em situações empresariais.

Outro ponto fundamental do firewall é a sua flexibilidade. Ele é uma barreira montada a partir de regras e instruções previamente configuradas, em que pacotes de dados são analisados, controlando assim o que entra e sai da rede privada.

Ou seja, de nada vale um firewall de alta qualidade se o profissional responsável por ele não o configura de forma eficaz e segura.

Seus benefícios 

IMAGEM QUE REMETA À SEGURANÇA

A natureza de segurança do firewall traz com ele diversos benefícios úteis para as empresas. São eles:

Controle: por meio do firewall, é possível levantar relatórios que identificam serviços que mais consomem recursos da internet, além de saber quais os sites mais acessados pelos colaboradores da empresa. Com essas informações é possível fazer uma gestão mais precisa de recursos, além de ter possíveis insights para o gerenciamento de pessoas, por exemplo.

Produtividade: ainda no campo de pessoas, o firewall permite controlar o que pode ou não pode ser acessado dentro da empresa. Dessa forma é possível deixar o dia a dia dos colaboradores mais livres de distrações externas.

Segurança: principal motivo de sua utilização, o firewall traz um nível de segurança maior para as operações da empresa. Assim que um ataque é identificado, o firewall aciona o bloqueio. Tudo isso de forma rápida e automática.

Esses são apenas alguns dos seus benefícios básicos. Agora, quando falamos a nível de serviço, onde há uma gestão de firewall através de uma empresa, as vantagens se multiplicam.

Por que devo contratar um firewall 

Alguns dos principais motivos estão na equipe especializada, eficiência e disponibilidade. Vamos à explicação de cada um deles:

Equipe especializada: como o próprio nome diz, é você garantir que o firewall funcione da melhor maneira possível, extraindo todo o potencial da ferramenta. Isso elimina aquele problema que citamos anteriormente, quando um ótimo firewall acaba se igualando a um de menor qualidade devido ao seu gerenciamento falho. Além disso, seu time de TI poderá focar em outros trabalhos, levando mais eficiência para a área.

Eficiência: ao contratar um serviço de qualidade, a segurança em volta das suas informações e arquivos sempre estará à frente dos cyberataques. Isso porque, a empresa responsável sempre atualizará a versão mais eficiente da ferramenta de proteção.

Disponibilidade: pausas recorrentes causam diversos problemas para as empresa em longo prazo, e um firewall que tenha a gestão feita por uma equipe especializada acaba garantindo maior disponibilidade, uma vez que interrupções são evitadas devido à problemas de segurança e controle.

Aqui na CCM nós contamos com especialistas com certificações na área de segurança da informação e produtos que atendem às especificidades do seu negócio, incluindo o firewall. Clique aqui e saiba mais como podemos te ajudar.