A tecnologia desempenha um papel essencial em praticamente todos os aspectos do processo de negócios moderno. Se sua tecnologia for interrompida ou os dados forem perdidos devido a uma perturbação inesperada, isso pode ser considerado um desastre. Um plano de recuperação (DRP) pode ser fundamental para minimizar os danos e restaurar o ambiente o mais rápido possível.

Confira neste artigo 5 passos para fazer a recuperação de desastres em TI na sua empresa!

1. Faça um inventário de ativos

Um plano para se recuperar de um desastre deve sempre começar com um inventário de todos os seus ativos de TI. Isso é necessário para desvendar a complexidade do seu ambiente.

Comece listando todos os ativos sob gerenciamento de TI, incluindo todos os servidores, dispositivos de armazenamento, aplicativos, dados, comutadores de rede, pontos de acesso e dispositivos de rede. Em seguida, mapeie onde cada ativo está localizado fisicamente, em qual rede ele está e identifique quaisquer dependências.

2. Realize uma avaliação de risco

Depois de mapear todos os seus ativos de TI, redes e suas dependências, passe por cada um e liste as ameaças internas e externas a cada um desses ativos. Imagine o pior cenário possível, de forma completa. Essas ameaças podem incluir, por exemplo, desastres naturais, roubos, ameaças virtuais, falhas humanas ou mesmo falhas mundanas de TI.

Em seguida, inclua a probabilidade de que esse evento possa ocorrer e o impacto que provavelmente teria se ele ocorresse. Como isso afetará a continuidade dos negócios se cada cenário ocorrer?

3. Defina os objetivos do ponto e do tempo de recuperação

Essa etapa ajudará você a entender quanto tempo de inatividade custará e quanto tempo você precisa para recuperar e garantir que suas perdas sejam mínimas. Use as métricas abaixo.

Ponto de recuperação (RPO)

O RPO é uma peça central de qualquer planejamento de continuidade de negócios. É o período máximo de segmentação em que os dados podem ser perdidos do seu serviço devido a um grande desastre. Se o RPO for medido em minutos (ou até algumas horas), na prática, os backups espelhados externos deverão ser mantidos continuamente.

Tempo de recuperação (RTO)

O RTO é a duração pretendida do tempo e um nível de serviço dentro do qual um processo de negócios deve ser restaurado após um desastre (ou interrupção). Enquanto o RPO designa a quantidade variável de dados que serão perdidos, o RTO estima a quantidade de tempo real passada antes que a interrupção comece a impedir operações críticas de negócios.

4. Desenvolva um plano de continuidade de negócios

Um plano de continuidade de negócios (BCP) refere-se a uma série de protocolos projetados para garantir que os negócios possam continuar operando durante um evento impactante. Em termos mais simples, um BCP tem como objetivo responder à pergunta: “como podemos manter os negócios funcionando se ocorrer um desastre?”.

Como observado acima, a retomada das operações o mais rápido possível após um desastre deve ser considerada essencial. Um plano de continuidade de negócios, normalmente, inclui:

• análise de impacto nos negócios;
• estratégias de recuperação;
• desenvolvimento de uma estrutura para o seu plano de recuperação;
• testes regulares. 

5. Desenvolva estratégias de recuperação

Depois de identificar todos os seus ativos de TI, mapear suas dependências e agrupá-los com base nos objetivos de criticidade e recuperação, agora é hora de desenvolver as estratégias de recuperação e escolher quais ferramentas e técnicas usar.

A boa notícia é que, hoje, existe uma grande variedade de soluções. Apenas certifique-se de que a que você escolher ofereça o nível apropriado de proteção.

Em resumo, você deve entender o DRP como uma apólice de seguro de mitigação de riscos crítica para os seus negócios e como uma parte essencial do seu planejamento de continuidade. Portanto, é fundamental contar com especialistas nesse assunto na hora de desenvolvê-lo.

A CCM Tecnologia, por exemplo, é uma empresa especializada em cibersegurança sob medida para cada empresa. Ela pode ser a parceira ideal para criar um roteiro dos requisitos e premissas para uma estratégia de recuperação de desastres de custo alcançável, sustentável e econômica.

Que tal começar uma parceria estratégica para otimizar a segurança digital na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!