Estamos diante de um cenário de constantes transformações. Mesmo setores tão vívidos no contato presencial, como o segmento automotivo, entrou de vez na revolução digital.
Nesse sentido, como fica a relação com o consumidor e internamente, também, para lidar com essas mudanças de impacto tão significativo?
Para entender melhor o cenário atual, contamos com dois verdadeiros especialistas em gestão de marca para participar do CCM Cast: Fernando Dutra, hoje trabalhando com o grupo Barigui, e a coordenadora de marketing da CCM, Tais Faria.
Confira, abaixo, alguns dos pontos-chave dessa conversa!
Qual é o desafio do setor automotivo na relação com o cliente?
Hoje em dia, todo o setor automotivo está diante do desafio de adaptar-se rapidamente às novas demandas de mercado proporcionadas pelo uso da tecnologia digital.
E independentemente do setor de atuação ou mesmo do porte das empresas, essa gradual mudança passa por três etapas primordiais:
- processos;
- pessoas;
- tecnologias.
São esses fatores que ajudam a construir e consolidar a relação das marcas com o consumidor.
Porque o resultado disso solidifica algo crucial para uma boa relação na Era Digital: valor.
Como gerar cadeia de valor para o consumidor?
Não basta ter um produto ou serviço que vai auxiliar o seu público-alvo a resolver um problema na sua vida: hoje em dia, as empresas devem construir, também, uma jornada de experiência que seja positiva.
E para uma sociedade tão conectada quanto a brasileira, isso passa diretamente pela resolução dessa questão de maneira rápida, livre de imprevistos e o mais personalizada possível.
Inclusive, mais de 70% dos brasileiros ouvidos em uma recente pesquisa destacaram o peso da experiência em suas compras. Portanto, como o setor automotivo pode alcançar esse resultado?
Tais Faria e Fernando Dutra concordam que o caminho consiste em desenvolver soluções focadas em pessoas. A jornada de compra do público-alvo de cada empresa é crucial, por exemplo, para que estratégias sejam elaboradas para suprir cada uma das necessidades presentes na jornada.
São aspectos, inclusive, solucionados internamente pelo ajuste de processos, do investimento em novas tecnologias e da capacitação profissional. Em seguida, é necessário avaliar o perfil do seu consumidor ideal para alinhar as suas soluções (e processos) à geração de valor na experiência.
Sem falar que, atualmente, os seus profissionais devem ser tão especialistas quanto deveriam ser, anos atrás, mas com a diferença que na Era Digital eles também atuam como consultores dos clientes.
Pois não é segredo nenhum que o consumidor está mais informado, graças à internet. Então, toda a geração de valor reside no conhecimento técnico dos seus profissionais, mas em saber também alinhar cada característica relevante ao perfil de cada cliente. E, assim, construir uma experiência valiosa, personalizada e capaz de influenciar significativamente na tomada de decisão de compra.
E aí, temos a sua curiosidade para saber mais sobre o assunto? Porque tem muitas outras dicas e informações valiosas para você que deseja impactar o seu público-alvo na Era Digital. E todas elas podem ser conferidas aqui — basta clicar aqui para ouvir o episódio do nosso podcast na íntegra!