Os avanços tecnológicos estão acontecendo cada vez mais rapidamente. Em um passado não tão distante, nós apenas sonhávamos com a revolução digital que vivemos nos dias atuais. Assuntos como blockchain, cloud e internet das coisas ainda não tinham a popularidade atual.

A TI do século XXI apresenta um perfil voltado para soluções cada vez mais dinâmicas, priorizando a mobilidade, a troca de informações seguras e a diminuição de custos. É extremamente difícil prever algo para o futuro, por isso vamos analisar algumas coisas em retrospectiva e, com isso, buscar identificar algumas tendências. Vamos falar mais do que foi construído até agora e o que se mostra relevante em futuro próximo. Tivemos um quinto de século para analisarmos, portanto vamos explorar esse cenário para entender melhor os desafios que estamos enfrentando e as habilidades que precisamos construir para enfrentá-los.


Vamos lá?


A TI do século XX e um pouco de nostalgia

Há quase 20 anos, nós comemoramos a entrada no século XXI. Carregávamos esperança e muitas incertezas em todos os aspectos. A tecnologia não era da forma como conhecemos agora. A banda larga ainda estava dando os seus primeiros passos, bastante tímidos. Teve uma época que as pessoas esperavam a noite toda para fazer download de algumas poucas músicas.

Naqueles tempos, só poderíamos imaginar que hoje teríamos smartphones e carregaríamos a internet para todos os lugares. Não nos preocupar com os horários mais baratos para a conexão, foi uma revolução para pessoas e principalmente empresas. A humanidade já passou por várias pandemias desastrosas, mas existia apenas em nossos sonhos a capacidade de coordenação de uma quarentena global. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, talvez não teríamos condições de circular a informação tão rapidamente.

O que é transformação digital?

A realidade é que sem a transformação digital é muito difícil ter força competitiva tanto pessoal quanto corporativamente.

Segundo a Salesforce, transformação digital é o processo de usar as tecnologias digitais para criar novos – ou modificar existentes – processos de negócio, cultura e experiências para o cliente a fim de atender às mudanças de negócios e mercado.

Portanto definitivamente o que traduz o que é a TI do século XXI é a transformação digital. Ela já vem acontecendo há tempos, mas agora ganhou tanta força e relevância que não a podemos mais ignorar. Quem o fez está enfrentando sérias dificuldades ou mesmo a falência.

Um dos pontos para destacar como habilidades pessoais e interpessoais é que estamos vivendo em um momento em que teremos que “estar confortáveis com do desconforto”. (Amy Webb). Líderes e empresas erraram em suas estratégias por não considerarem a disruptura como ponto chave para a mudança. Focaram em estratégias que os levariam a uma zona de conforto, enquanto, segundo Webb, deveria focar em conexões e não em predições.

Transformação digital: como o setor de TI pode se beneficiar.

A TI do século XXI e os seus desafios

O século XXI começou em 01/01/2001 e vai até 31/12/2100, ou seja, ainda há muito para ser percorrido. Porém, se antes as mudanças ocorriam em passos lentos, podemos afirmar que as duas últimas décadas aumentaram a velocidade das transformações. Segundo a Forbes, o volume de dados criado nos últimos dois anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade.

Se, no início do século, os jovens baixavam músicas que muitas vezes vinham cheias de vírus, hoje as plataformas de streaming entregam entretenimento das mais variadas formas, com qualidade e segurança. Se antes o nosso backup era realizado em disquete, que foi substituído pelo CD e posteriormente pelo pendrive, atualmente tudo pode ser facilmente compartilhado pela nuvem.

A internet está muito mais democrática. Em 2001, sequer imaginávamos que um dia fosse ser possível carregar pequenos computadores nos bolsos e que seriam capazes de fazer basicamente tudo. Pensar que teríamos geladeira com wi-fi e bluetooth, então, era imaginar-se em um episódio dos Jetsons. Hoje, isso tem nome: internet das coisas (ou internet of things, em inglês).

Mas o que tudo isso significa para a TI do século XXI? Quais são os desafios que os profissionais dessa área enfrentam, e o que devemos esperar do futuro? Podemos afirmar que vivemos a era da informação. Os jornais são digitais, e as pessoas têm acesso a tudo que acontece de maneira quase que instantânea. É praticamente impossível de se imaginar um mundo sem as redes sociais.

Transformação digital: é necessário integrar TI e negócios?

Dados, segurança, mobilidade e disruptura

É justamente nesse cenário que se apresenta um dos problemas atuais: “Dados são o novo petróleo” (Aiay Banga) e os nossos dados nunca estiveram tão vulneráveis. Há pouco tempo, quase não se falava sobre cibercrimes e phishing, por exemplo. Nesse sentido, não apenas os profissionais de tecnologia precisam atualizar-se, como até a legislação teve que criar mecanismos para proteger os usuários – é o caso do Marco Civil, que entrou em vigor em 2014, e a Lei Geral de Proteção de Dados, que passará a vigorar em agosto de 2020.

Logo, podemos afirmar que a TI do século XXI está focada em entregar mobilidade ao mesmo tempo que encontra maneiras de garantir a segurança e privacidade de quem acessa a rede. Em tempos de pandemia, por exemplo, a área da tecnologia é imprescindível para manter alguns setores em funcionamento. As empresas que já haviam investido na nuvem e mantinham seus sistemas em cloud saíram na frente e conseguiram adaptar-se ao home office mais rapidamente.

Assim podemos apostar em algumas tendências para tecnologia nos próximos anos:


Rede de dados ultra rápidas conectarão cada vez mais as pessoas

A SpaceX continua com seu plano para internet de alta velocidade com uma rede de satélites com o que eles afirmam ter performance para superar a internet por satélite tradicional e, uma rede global desvinculada das limitações de infraestrutura da superfície, entregando acesso à internet em locais que antes não eram confiáveis, ou caros, ou completamente inviáveis.



Imagem 1: Representação da rece de satélites SpaceX Starlink (https://www.universetoday.com/140539/spacex-gives-more-details-on-how-their-starlink-internet-service-will-work-less-satellites-lower-orbit-shorter-transmission-times-shorter-lifespans)

Computação em nuvem e de borda ganharão ainda mais relevância

Não é só a conectividade que está ficando mais poderosa, os dispositivos também. Falamos acima do celular ser um computador muito poderoso. Enquanto a Computação na Nuvem (Cloud Computing irá guardar os dados e os dispositivos irão acessá-los via internet para melhor performance em Big Data e Análise de dados; A computação de Borda (Edge Computing) irá processar dados em dispositivos inteligentes como celulares, mas também em wearables como tênis, relógios, roupas, levando a produção e análise de dados a outro patamar.

Descubra 8 facilidades da cloud computing para gestão de TI.

Possibilitando a Realidade aumentada definir o consumo do futuro

Combine a capacidade de colocar uma representação digital misturada ao mundo físico, com a novas redes 5G e possivelmente veremos uma mudança sem precedentes na forma de distribuição e consumo. Um mundo natural com uma camada digital por cima.

Porque tudo será inteligente

Qualquer coisa hoje em dia pode ter amalgamado um dispositivo computacional para capturar e transmitir dados graças a sensores microscópicos ligados a redes de alta velocidade. Sua casa será capaz de lhe reconhecer, seus pertences lhe trarão informações mais relevantes e máquinas responderão a sua voz, até antecipando suas necessidades.

O importante hoje é saber que as tendências relevantes deixam ainda mais crítica a necessidade de preparamos para mobilidade, a segurança dos dados e a constante sociedade disruptiva em que vivemos.

Nós ainda não sabemos qual será o mundo pós COVID-19, nem exatamente quando ele ocorrerá. Mas uma certeza que temos é que a TI do século XXI ainda tem bastante espaço para crescer, priorizando um mundo cada vez mais automatizado, com infraestruturas modernas, ao mesmo tempo que resguarda as relações humanas e exige profissionais cada vez mais bem preparados e resilientes, capazes de enfrentar com o menor impacto possível as adversidades que surgem.
Gostou do nosso texto? Então, compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais e descubra o que eles pensam sobre o perfil da TI no século XXI.

Leia também: