Necessidade identificada, oportunidade descoberta, diretoria convencida e mudança feita. Tudo certo, só que não. Para tornar essa mudança realidade é necessário uma empresa que faça essa migração e, mais do que isso, um parceiro para esse futuro tecnológico.

No texto de hoje vamos conversar sobre o papel do cloud provider para o seu negócio.

O que é um cloud provider 

O cloud provider ou provedor de nuvem, como você já deve desconfiar, é uma empresa que fornece o serviço de nuvem. Essas nuvens podem ser públicas ou privadas, sendo que muitas vezes há uma parceria entre as softwares houses (quem cria e vende algum sistema usado pelo seu negócio) e o provedor de nuvem, que entra com a parte de infraestrutura.

Por que o cloud provider é necessário? 

Essas empresas são importantes para os negócios pois são elas que garantem segurança, flexibilidade e agilidade para os processos do dia a dia. Isso sem falarmos da economia que elas acabam gerando.

Outro ponto importante é a especialidade dessas empresas, uma vez que têm profissionais totalmente dedicados à estabilidade, disponibilidade e segurança dos seus dados, abrindo espaço para que sua equipe consiga focar na sua empresa e não em fatores paralelos.

O trabalho do cloud provider para a sustentação do ERP 

Há quem possa achar que as empresas que provêm o serviço em nuvem apenas recebem e guardam seus dados, ou então oferecem o serviço de migração. Pelo contrário, elas têm papel fundamental no apoio dos serviços oferecidos pelas softwares houses.

Um exemplo disso é a sustentação nos ERPs (Enterprise Resource Planning, também conhecido como sistema de gestão integrado).

Uma das maiores características e vantagens desses serviços é que eles estão em constante evolução, já que de tempos em tempos a software house lança algum update do sistema, podendo acrescentar uma camada extra de segurança, adicionando uma ferramenta nova, consertando algum bug, etc.

E é nesse momento que muitos providers entram em cena (pelo menos os melhores). Acaba variando de empresa para empresa, mas há casos em que o processo de atualização é feito pelo provider ou até mesmo pelo próprio cliente, mas isso não quer dizer que o prestador de serviço não possa auxiliar o cliente nas etapas de atualização.

A mesma coisa ocorre em eventuais problemas, a depender do relacionamento da software house com o provider, certos problemas de sistema podem ser corrigidos pela próprio provedor de nuvem, dessa forma todos ganham: cliente obtém agilidade, empresa do sistema pode focar em problema mais complexos e o provedor aumenta sua entrega.

Na CCM contamos com diferentes cenários, mas todos focados na entrega do melhor serviço para os nossos clientes. Conheça os ERPs que estão na nuvem com a gente e todas as vantagens de migrar seu sistema. Clique aqui e confira.