A cloud computing (computação em nuvem) é a entrega de serviços de computação sob demanda — de aplicativos a armazenamento e poder de processamento —, pela internet em um modelo de pagamento como serviço.

Há algum tempo, a nuvem vem sendo uma tecnologia fundamental e amplamente utilizada na transformação digital das organizações de todos os portes e em todos os segmentos de atuação. Seus benefícios mudaram o paradigma dos investimentos em TI e trouxeram capacidades que até então só eram conseguidas pelas grandes corporações. 

Tanto é que, segundo a consultoria IDC Brasil, até o final de 2018, a contratação de infraestrutura, plataforma e softwares como serviço em cloud pública deverá movimentar 1,7 bilhão de dólares. Montante que será duplicado até 2020.

Como funciona a cloud computing

Entender o funcionamento da cloud computing é muito simples. Basta visualizar o seguinte: em vez de possuir sua própria infraestrutura de computação ou data center, as empresas agora podem alugar o acesso a qualquer coisa, desde aplicativos a armazenamento de um provedor de serviços em nuvem.

Um benefício do uso de serviços de cloud computing é que as empresas podem evitar o custo inicial e a complexidade de possuir e manter sua própria infraestrutura de TI e, em vez disso, simplesmente pagar pelo que de fato precisam, a capacidade sob medida. 

Por sua vez, os provedores de serviços de cloud podem se beneficiar de economias de escalas significativas, fornecendo os mesmos serviços a uma ampla gama de clientes. Dessa forma, entregam recursos de alto nível tecnológico com menor custo, pois o se orçamento se destina para a atividade de infraestrutura e é rateada entre os clientes de sua carteira. 

Em suma, estamos falando da aquisição e da utilização de recursos tecnológicos (softwares, hardwares etc.) de maneira virtualizada, sem a necessidade de manutenção de uma infraestrutura própria. A cloud computing pode ser resumida assim: tecnologia como serviço. 

Como o uso da nuvem ajuda na escalabilidade da sua empresa?

Benefícios da cloud computing para as empresas 

Confira, a seguir, em detalhes, quais são as principais vantagens que a cloud computing pode fornecer às organizações.

Redução de custos

Não é mais necessário comprar servidores, atualizar aplicativos ou sistemas operacionais, ou descartar hardwares ou softwares quando eles estiverem desatualizados, já que tudo isso é resolvido pelo provedor.

Também não é mais preciso gastar com a contratação de profissionais capacitados para lidar com uma infraestrutura interna. O fornecedor de nuvem se encarrega de manter tudo sempre disponível, confiável e íntegro para que os usuários dos recursos só concentrem esforços e investimentos no core business da empresa. 

Isso significa uma redução de custos gigante. E mais: a cloud computing fornece mais previsibilidade de gastos, uma vez que só é preciso pagar pelo que realmente será usado, quando usado. 

Flexibilidade e escalabilidade

 Aumentar e reduzir a capacidade tecnológica também é mais simples, rápido e barato com a cloud computing. Por exemplo, se a empresa tem um projeto de desenvolvimento de um aplicativo, ela só precisa firmar contrato para o fornecimento de uma plataforma com todos os recursos necessários para que seu time trabalhe somente no software, deixando a tarefa de dimensionar e configurar toda a infraestrutura necessária para o provedor. 

Da mesma forma, quando o negócio cresce e é necessário inserir mais usuários em um determinado sistema, se ele for ofertado em nuvem, na modalidade de software como serviço, basta atualizar o contrato de fornecimento de SaaS (software como serviço) com o fabricante. Tudo rápido e prático, em poucos cliques. 

Mobilidade 

As quatro paredes dos escritórios já não são mais o limite para as operações empresariais. Com acesso à web, os profissionais podem trabalhar em qualquer lugar e hora, por meio de qualquer dispositivo (desktop, tablet, notebook, smartphone), pois as soluções estão na nuvem e podem ser operadas com chaves de acesso que garantem total controle.

Sustentabilidade

Todo o gasto de recursos naturais que milhares de data centers locais (nas empresas) geram (energia elétrica, entre outros) vem sendo reduzido com a cloud computing. A concentração de muitas empresas operando a partir de poucos centros de dados contribuem para a sustentabilidade ecológica, não somente pela eficiência energética gerada através da racionalização de recursos, mas também pelo emprego de energias renováveis e gestão energética bem administrada.

Aumento da atuação estratégica do time de TI

Sem preocupações com detalhes técnicos de infraestrutura, os profissionais de TI finalmente estão aumentando sua atuação analítica e estratégica. Agora eles podem concentrar esforços em projetos cujo foco é colocar a tecnologia a favor do negócio, eficiência em processos, inovação ao invés de gastar a maior parte do seu tempo “apagando incêndios” e trabalhando com manutenções e complexidades da infraestrutura.

Os provedores de cloud computing é que se preocupam com manutenções e atualizações. Eles usam métodos testados e aprovados em nível mundial para cumprir com os acordos de nível de serviço (SLA) assinados com as empresas clientes.

Gestão estratégica e cloud computing: entenda essa relação

Segurança da informação

A proteção dos dados também é potencializada com a computação em nuvem. Isso porque os provedores de cloud utilizam recursos mais seguros de acesso (criptografia, entre outros) e precisam garantir que as informações de seus clientes estarão sempre seguras, íntegras e disponíveis.

As preocupações dos clientes quanto a redundância, backups e acidentes como roubos e desastres naturais passam para o provedor dos serviços, que tem sistemas e processos para entregar esses atributos e se preocupar com esses fatores.

A responsabilidade é dividida, reduzindo muito a complexidade de administrar a segurança do ambiente. Ao contratar um provedor de nuvem, a atenção é voltada para a educação de usuários, proteção de dispositivos dos colaboradores (notebooks, PCs etc) e pelos dados e gestão de perfis ao seu ambiente junto ao provedor. O provedor se encarrega da parte mais “pesada” do trabalho, manter a integridade de todo o aparato que envolve redundância, conexão e acessos, prevenção e contingência de desastres.

Segurança da informação: o que fazer para aprimorar

Competitividade e inovação

Com mais recursos, com flexibilidade, escalabilidade, mobilidade, segurança da informação e as demais vantagens da cloud computing, as empresas podem ter uma atuação mais orientada a dados. Elas podem finalmente empreender uma estratégia de transformação digital que as coloque em um nível superior de competitividade.

A cloud computing trouxe “democracia tecnológica”, pois fez com que negócios de todos os tamanhos e em qualquer ramo do mercado pudessem ter acesso a recursos de alto nível tecnológico e automatizar processos, testar novos produtos e serviços, melhorar o atendimento ao cliente etc.

Como implementar soluções de cloud computing no seu negócio

Migrar do modelo tradicional de computação para a cloud computing é menos complexo do que se costuma pensar. Logicamente, é preciso seguir alguns métodos e práticas para que tudo aconteça de maneira coordenada e sem grandes impactos para as operações das empresas.

O início do processo de migração se dá pela escolha da nuvem, que pode ser de três modelos diferentes: pública (dividida com diversas empresas, cada qual com seu nível de acesso bem definido), privada (a criação de uma nuvem própria para atender às diversas unidades de negócio) e híbrida (a junção dos dois tipos anteriores).

Essa escolha se dá a partir de uma análise profunda das particularidades e necessidades da empresa, avaliação da infraestrutura legada e também planejamento estratégico. Em seguida, escolhe-se os serviços e recursos a serem adquiridos. Depois, o provedor e a empresa contratante firmam um contrato de parceria, treinam os usuários e partem para a migração.

Tudo isso, é claro, deve ser acompanhado por profissionais especializados, com conhecimento e experiência. Logo, é importante encontrar um provedor de cloud computing de confiança para conduzir esse processo.

Então, sua empresa está preparada para aproveitar os benefícios da cloud computing? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo nessa empreitada!

Leia também: