Devido às recentes adaptações feitas pelas empresas, como a adoção massiva do trabalho remoto, a Transformação Digital tem sido cada vez mais impulsionada no meio corporativo e, junto a ela, a virtualização tornou-se uma forte tendência no mercado.

No entanto, é possível que ainda haja muitas dúvidas sobre como ela realmente funciona e os benefícios que pode trazer para os negócios. Por isso, preparamos este post para explicar melhor o assunto. Confira!

O que é virtualização de servidor?

De forma mais detalhada, a virtualização de servidor é uma arquitetura de software que possibilita que a TI execute mais de um sistema operacional de servidor como “convidado” no host de servidor físico. A partir desse software do servidor abstraído da máquina física, são criadas as “máquinas virtuais” (VMs).

As VMs são separadas do plano físico. Assim, o servidor executa uma imitação virtual do servidor. Estamos falando de criar uma versão virtual de um sistema de armazenamento. Assim, os recursos de hardware podem ser distribuídos entre diferentes espaços digitais que podem ser utilizados para finalidades diferentes.

Ao realizar a virtualização de servidor, uma empresa pode rodar diferentes sistemas operacionais e outras plataformas de forma independente, mas simultânea, dentro de um mesmo hardware.

Como a virtualização de servidores funciona?

Tradicionalmente, as empresas trabalhavam com servidores físicos. No entanto, os componentes estavam todos vinculados a esta única peça de hardware e, ao longo prazo, deixava de ser utilizada de forma eficiente.

A virtualização veio para possibilitar que cargas de trabalho diferentes sejam executadas com mais eficiência, já que não estão diretamente vinculadas ao hardware.

Ainda que os servidores virtuais exigem a existência do hardware, a disponibilidade e capacidade passam a ser muito mais flexíveis e não são limitadas por ele.

Desse modo, para funcionar, primeiro a empresa precisa contar com um servidor físico em que é instalado um sistema operacional básico (Hypervisor) que será dividido em partes menores (as VMs).

As VMs podem ser configuradas de tamanhos e formas diferentes conforme os objetivos da organização. Inclusive é possível priorizar determinadas máquinas para otimizar o desempenho do sistema.

Quais as vantagens da virtualização de servidor?

O benefício que mais se destaca na virtualização é a capacidade de reduzir de forma significativa os gastos de uma organização, em relação a gastos elétricos, operacionais e de expansão da infraestrutura de TI.

Entretanto as vantagens não param por aí, entenda melhor a seguir:

Redução de tempo de inatividade (Downtime): a virtualização evita a perda de dados, paradas não planejadas, entre outros contratempos que poderiam gerar paradas no ambiente de produção;

  • Automatização de processos;
  • Maior Retorno sobre investimento (ROI);
  • Otimização do espaço físico;
  • Gerenciamento centralizado;
  • Facilidade na recuperação de desastres;
  • Independência do servidor físico;
  • Maior compatibilidade de aplicações;
  • Backups facilitados;
  • Adaptação a diferentes cargas de trabalho;
  • Uso de VMs para testes e simulações.

Implementar a virtualização de servidores pode ser uma excelente estratégia para diferentes empresas, independentemente de seu tamanho e setor. Vale destacar que é importante realizar uma gestão inteligente desses recursos. Portanto, conte com uma avaliação de especialistas no assunto para ter melhores resultados.