Conhecimento técnico é fundamental para profissionais de TI. O que pouco se discute é a importância das habilidades sociais/interpessoais, ou soft skills.
Você já pensou na necessidade de desenvolver isso no seu time? Continue lendo este artigo, ele vai te ajudar a refletir sobre o assunto!
Afinal, o que são soft skills e por que são importantes na TI?
As chamadas soft skills ganharam força nos últimos anos, sobretudo com a movimentação em torno da transformação digital.
Se fôssemos traduzi-las ao pé da letra, poderíamos chamá-las de “habilidades macias”, que são o contrário das “habilidades duras” — hard skills, aquelas que são os conteúdos aprendidos; estão ligadas ao saber técnico-instrumental.
Ou seja, estamos falando de atributos pessoais, traços de personalidade, capacidades sociais e de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho.
Ao contrário das hard skills, que são aprendidas, as soft skills são semelhantes às emoções ou percepções que permitem que as pessoas “leiam” as outras. Elas são muito difíceis de serem aprendidas, por exemplo, em salas de aula tradicionais. Daí a razão por que o verbo ideal é “desenvolver”.
Nos últimos anos, a área de TI chegou a um patamar de protagonismo dentro das organizações. Deixou de ser meramente um suporte e passou a definir os rumos dos negócios, seja desenvolvendo e implementando ferramentas, seja possibilitando a análise de dados para os times de negócios.
Essa mudança começou a gerar conflitos. Afinal, departamentos de TI até pouco tempo sequer precisavam conversar pessoalmente com outros departamentos, e agora são chamados a interagir e a criar em conjunto com profissionais de marketing, logística, vendas etc.
Hoje é comum encontrarmos profissionais de TI que respondem pelo sucesso do cliente, por melhorias contínuas no poder de análise de executivos de vendas, entre outras funções. Transmitir suas ideias a outras pessoas, negociar, mediar conflitos, suportar bem a pressão… tudo isso demanda o desenvolvimento de soft skills.
Quais são as soft skills que você deve trabalhar com seu time?
Confira, a seguir, algumas soft skills muito importantes na área de TI e veja dicas de como desenvolvê-las no seu time:
Comunicação verbal e interatividade
Muitas vezes, a escrita não é problema para a TI, o que precisa ser melhorado é a qualidade dos diálogos com as demais áreas.
Estimule seus liderados a explicarem com máxima clareza os processos técnicos para que quem não é da área possa compreender. Mostre como isso é importante para o negócio e para o próprio profissional.
Criatividade e inovação
Os negócios estão constantemente olhando para o futuro; buscam soluções e serviços tecnológicos que os ajudem estrategicamente. Esse tipo de pensamento avançado requer muita imaginação e solução criativa de problemas.
Faça com que o seu time tenha a inovação e a criatividade como valores máximos; ouça ideias e incentive projetos disruptivos.
Determinação e foco
Vários projetos de TI param devido a uma infinidade de problemas – falta de dinheiro, de ferramentas, de pessoal qualificado etc. É importante que o TI mantenha o foco no objetivo final e continue trabalhando para o resultado planejado.
Ajude sua equipe a trabalhar bem o planejamento e a antever os percalços. Assim, ela trabalhará com mais determinação e não vai desanimar no meio do caminho. Faça isso também com cada indivíduo.
Flexibilidade e não resistência ao novo
Nenhuma área precisou ser tão flexível nos últimos anos como a de TI. Fenômenos como o “Shadow IT” (prática de obter tecnologia sem homologar com o time de tecnologia), entre outras mudanças, requerem essa habilidade.
Comece você sendo flexível; esteja disposto a ouvir críticas e a mudar sem grandes dores para o melhor da sua equipe. Isso poderá estimular seus liderados a serem menos resistentes ao novo.
Autonomia e negociação
Não importa qual seja a posição do profissional dentro do time de TI. Cada vez mais ele vai precisar de habilidades de negociação.
Priorize projetos em que toda a equipe tenha que tomar decisões coletivamente, dê autonomia para a contratação de fornecedores (estabeleça regras e deixe-os agirem por conta própria) etc. Demonstre que chegar a um acordo que satisfaça ambas as partes é mais importante do que “levar vantagem”.
E você, está trabalhando as soft skills do seu time de TI? Se gostou desse artigo, compartilhe-o nas redes sociais!