O ROI em TI pode ser resumido como o retorno sobre os investimentos realizados na estratégia tecnológica da empresa. Um conceito que vem ganhando força à medida que as empresas tornam suas operações mais orientadas a dados e a TI mais alinhada ao negócio.

Neste artigo, além de entender mais a fundo para que serve o ROI nas operações de TI, você vai ver algumas dicas de como calculá-lo. Confira!

Afinal, o que é ROI em TI?

Sigla para Return on Investment, ou retorno sobre investimento em português, o ROI é uma medida de desempenho. Ela é usada pelas empresas para avaliar a eficiência das aplicações financeiras e compará-las com os resultados obtidos.

Quanto maior for o ROI, mais lucrativo é o negócio. Da mesma forma, quanto maior for o ROI de um projeto específico, mais bem-sucedido ele é considerado, pois cumpre com sua razão de existir e fortalece a estratégia de crescimento da empresa.

Assim, quando falamos em ROI em TI, estamos nos referindo aos ganhos incrementais gerados pelo departamento de TI, com suas operações e projetos, depois de subtraídos os custos envolvidos.

Por que o ROI em TI é importante?

Nos últimos anos, a tecnologia assumiu um papel de protagonismo nos negócios. Deixou de ser um mero apoio e passou a ser decisiva na competitividade e na lucratividade das empresas de todos os portes e em todos os segmentos de mercado.

Considerando a máxima do mundo dos negócios que diz que “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”, o ROI é fundamental também na área de TI. Afinal, é preciso driblar a intangibilidade dos recursos e serviços tecnológicos para mensurar os retornos obtidos com cada iniciativa da área.

Outro fator que demonstra a importância do ROI em TI é que por meio dele é possível comprovar a eficiência e justificar novos investimentos na área. Isso considerando que a alta hierarquia das empresas nem sempre entende em profundidade o funcionamento da tecnologia no dia a dia operacional.

Em outras palavras, quando o gerente de TI consegue calcular e demonstrar o ROI de seus projetos, fica muito mais fácil obter aval para realizar novos investimentos. Isso fortalece o trabalho estratégico do departamento e permite que a contribuição tecnológica se torne percebida e respeitada.

Como calcular o ROI em TI?

Em linhas gerais, o cálculo do ROI é relativamente simples — e aplicável tanto para medir os resultados do departamento quanto em projetos específicos. Ele é determinado pela seguinte equação:

ROI = (renda obtida – custo do projeto) / custo do projeto x 100

Ou seja, o ROI é o resultado da divisão de determinado investimento pelo seu custo. Um indicador expresso em porcentagem.

Um fator importante: nem sempre a “renda obtida” é uma receita direta decorrente de uma venda, uma vez que nem todos os departamentos de TI criam produtos e/ou serviços para serem comercializados. Ela pode ser um valor economizado pela empresa a partir de um determinado projeto ou da operação como um todo.

Por exemplo, se a TI consegue reduzir custos em sua operação (o famoso “saving”) mantendo a mesma entrega final, o montante pode ser computado no lugar da “renda obtida” para cálculo do ROI.

Para finalizar, acrescentamos que a TI pode se tornar um centro de inteligência para o negócio ou mesmo o centro do negócio em uma época de plena transformação digital. E quando bem calculado e comprovado, o ROI é a porta de entrada para isso. Afinal, se o departamento consegue apurar e demonstrar os retornos que obtém, provavelmente está pronto para atuar de forma mais estratégica e orientada ao negócio.

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