No CCM Cast, conversamos com Ernesto Haberkorn, cofundador da TOTVS — uma personalidade e uma empresa que dispensam apresentações para muitos empreendedores.



E foi rico entender melhor como a trajetória de Haberkorn se traduziu em produtos e soluções inovadores no mercado. Além de ter possibilitado um alcance maior das lições que ele aprendeu, ao longo de sua carreira e vida.

Confira, abaixo, um pouco do que foi discutido neste episódio especial do CCM Cast!

O início da TOTVS

Antes da TOTVS veio Siga, Microsiga e outros produtos e soluções (como o software ERPFlex) que hoje a empresa, líder no segmento do Brasil, representa.

O que também torna seguro dizer que a relação com tecnologia esteve presente desde sempre na carreira de Haberkorn. Mas ele não acredita que esse olhar atento às transformações do setor e ao advento tecnológico é suficiente para fazer uma empresa viver para sempre.

Pelo contrário: de visão humanista sobre a vida e o trabalho, Haberkorn relembra a boa relação com seu sócio e com todos os colaboradores, bem como a sinergia de competitividade e colaboração que sua empresa estabeleceu no ramo desde a década de 1980.

Inclusive, união interna e externa que ajudaram a fazer frente à chegada massiva de empresas internacionais em meados da década de 1990.

Perpetuar a marca foi, então — entre outros fatores — essa rápida capacidade de adaptação e acompanhamento do mercado como um todo.

A evolução do ERP no setor automotivo

Antes da chegada da transformação digital, os elementos de um sistema ERP eram rígidos e pensados em um espectro amplo para atender ao mercado como um todo.

Com o desenvolvimento das atuais tecnologias e possibilidades proporcionadas pelo universo digital, o ERP — e o olhar atento de Haberkorn e seus parceiros comerciais — se desenvolveu lentamente com flexibilidade de produção.

Consequentemente, passou a se tornar uma ferramenta mais acessível para organizações de todos os portes.Afinal, antes dessa possibilidade, a capacidade de personalização de um sistema digital era custosa.

Isso quando desenvolvedores não tentavam personalizar o ERP de empresas como a TOTVS por conta própria, prejudicando toda a performance e usabilidade da plataforma original.

Portanto, a facilidade de acesso às soluções tecnológicas permitiu que essa capacidade de flexibilização acompanhasse, lado a lado, as transformações do mercado. Haberkorn inclusive destaca que esse poder de customização é um fator determinante para as organizações migrarem com rapidez e assertividade às demandas atuais.

Afinal de contas, os produtos da sua empresa já oferecem uma base que, em seguida, fica mais fácil para adaptá-las conforme as necessidades de cada cliente (que não precisam pensar em criar seus próprios sistemas, portanto).

Os desafios do presente e o olhar para o futuro

A complexidade do mercado brasileiro é um ponto de atenção que Haberkorn menciona. Especialmente, no que diz respeito à legislação tributária no país — tão ampla, variada e envolta em detalhes, regras e exceções (como singularidades em cada estado).

Para quem desenvolve soluções focadas para empresas de diversos ramos e portes, isso é um desafio e tanto para os desenvolvedores. Haberkorn menciona, inclusive, o sétimo comando de uma programação que faz tanta diferença para dissolver esses obstáculos em solução: o comando “if” para atender a legislações, regras e exceções específicas para cada empresa.

Mas está dentro das grandes possibilidades proporcionadas pela tecnologia atual e, também, pela expertise de quem conhece o mercado de ponta a ponta, e há décadas.

História e legado de Haberkorn

Para finalizar o bate-papo, Haberkorn falou sobre sua atuação além da TOTVS e no quanto a construção de um legado é importante para si.

Nesse contexto, ele demonstra, mais uma vez, sua visão humanista e do quanto seus livros, palestras e também vídeos no YouTube oferecem uma versatilidade para que ele permaneça ocupado e contribuindo, ativamente, para o desenvolvimento não apenas da empresa que ele ajudou a erguer e consolidar, mas também a sociedade.

E você pode saber tudo sobre esses projetos e ainda mais sobre a trajetória de Haberkorn dentro e fora da TOTVS, descobrindo o quanto essa conversa foi realmente produtiva e prazerosa. É só clicar aqui para ouvir o episódio do CCM Cast na íntegra!