O Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) realizou uma pesquisa revelando que 53% dos brasileiros pretendem passar por uma transição de carreira profissional ainda em 2022. O relatório intitulado Protegendo o Futuro do Trabalho mostra que a pandemia da Covid-19 foi um dos grandes incentivadores dessa mudança.

Entre tantas opções de mudança de carreira, as vagas no setor de tecnologia são uma das mais buscadas. O modo de trabalhar das empresas e os hábitos de consumo das pessoas mudou durante o isolamento social e a busca por profissionais que pudessem atuar com desenvolvimento de sites e softwares, gestão de dados e informações, analista de sistemas e outros setores dentro da TI aumentou. No Brasil, cerca de 85 mil vagas foram criadas para quem atua com tecnologia.

Vantagens de trabalhar na área de TI

  1. A tendência é que a tecnologia esteja cada vez mais presente no nosso dia a dia e essa é a maior vantagem de migrar para essa área, pois a demanda de pessoas, de desenvolvimento, de novidades e inovações será contínua. O investimento no setor também é impressionante. Um relatório do Google mostra que até 2029, 70% das empresas ou instituições estarão ligadas ao serviço de Nuvem.
  2. Por ser um setor em crescimento constante o salário na área tende a aumentar também. O valor pode variar de R$ 1.500 até R$ 55.000, dependendo do cargo e da empresa.
  3. Liberdade geográfica é um dos maiores desejos dos brasileiros, principalmente depois que o isolamento social intensificou o home office. A possibilidade de trabalhar pela internet, de qualquer lugar do mundo, é uma das vantagens da área de TI.
  4. A área de TI possui várias oportunidades. Talvez uma não te agrade, mas outra combina perfeitamente com você. Além disso, você pode explorar vários setores até achar o que mais gosta.

Por onde começar?

Antes de pular de cabeça na ideia é preciso uma análise. Você quer realmente mudar de profissão ou é algum outro fator externo que está te deixando desanimado com seu trabalho atual? A empresa ou a função que você exerce pode ser o problema. Por exemplo, você é formado em arquitetura, trabalha em uma construtora e não gosta de atuar em um escritório, mas pode ser que como professor seja uma boa oportunidade. A área não é errada, apenas o ambiente e o direcionamento.

Mas, se esse não for o caso, saiba que uma transição de carreira leva tempo, trabalho, dedicação e pesquisa. Para atuar no setor de TI algumas características como sede de conhecimento e novidades, facilidade em trabalhar em equipe e proatividade são essenciais e se você não as possui, talvez essa não seja sua área.

Ter um bom entendimento sobre infraestrutura de redes, análise de dados, serviço de armazenamento em nuvem e backup para empresas também são importantes.

Ou seja, fazer uma transição de carreira para a área de TI é uma excelente escolha se você se identifica com o setor e possui as habilidades necessárias ou tem determinação para desenvolvê-las.