Administrar uma empresa não é tarefa fácil, não importam o tamanho que ela tenha. São muitas tarefas e responsabilidades diárias em diferentes segmentos, além disso, ainda é preciso gerenciar processos internos, lidar com a gestão de pessoal e se antecipar aos passos da concorrência. Tudo isso para garantir a solidez do negócio. 

Mas, felizmente os gestores hoje já podem contar com a ajuda da tecnologia para facilitar a superação desses desafios.  

Atualmente existem no mercado diversas ferramentas e recursos digitais que foram desenvolvidos justamente para facilitar a vida de empreendedores e gestores, ajudando a automatizar processos e, consequentemente, proporcionando às empresas mais agilidade e lucratividade. 

1. Armazenamento na nuvem 

Um dos principais ladrões de produtividade das empresas é o armazenamento de documentos e informações. 

Antigamente era comum encontrar prateleiras cheias de documentos arquivados, e no momento em que era preciso encontrar uma informação, poderiam ser necessárias algumas horas para buscar.  

Com a tecnologia atual os documentos importantes são gerados, modificados e até mesmo certificados diretamente na internet o que já elimina boa parte dos papeis.

Mas uma dúvida que ainda existia era sobre o armazenamento seguro dessas informações e por isso foi criada tecnologia Cloud Computing.

O Armazenamento em nuvem permite que os usuários arquivem documentos e informações em servidores em rede, chamados de nuvem. Para isso é preciso ter acesso à internet através de um dispositivo eletrônico que pode ser um computador, tablete ou smartphone.

Esses arquivos podem ser facilmente compartilhados entre os funcionários de uma empresa, fornecedores ou clientes, ou qualquer pessoa que receba o acesso.

O recurso de armazenamento em nuvem ainda proporciona segurança já que cada informação é protegida por senha e criptografada para garantir o acesso apenas das pessoas autorizadas.

2. Software de Gestão Empresarial ERP

Sistema de gestão empresarial online é um tipo de sistema que integra todos os setores de uma empresa e facilitam o registro das informações, a análise e visualização da empresa de maneira ampla e ainda fornecem dados importantes para a tomada de decisões fundamentais do negócio.

Com o sistema ERP online é possível controlar estoques, recursos financeiros, fluxo de caixa, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais eletrônicas, além de permitir o acompanhamento em tempo real das vendas e pagamentos realizados.

Outra grande vantagem é poder escolher um software com armazenamento em nuvem que permite o acesso às informações de qualquer lugar e em qualquer horário, através de uma conexão com a internet

3. Sistema CRM

O relacionamento com os clientes de uma empresa sempre exige maior atenção e representa um grande desafio.

Encontrar clientes que estejam interessados nos produtos ou serviços da sua empresa e convencê-los a comprar é uma tarefa importante. Para facilitar esse processo é importante conhecer profundamente o perfil do público-alvo e definir estratégias eficientes de impacto nas pessoas certas.

Toda essa estratégia precisa estar baseada em dados reais que podem ser obtidos através de sistemas CRM que ajudam as empresas a coletar informações de interação entre público e negócio de uma maneira muito mais eficiente, levantando dados essenciais e, como consequência, tornando-se um ponto de partida para a tomada de decisões e direcionamento.

4. Gestão de projetos

Para que projetos inovadores se tornem realidade, é preciso integrar pessoas com habilidades e tarefas diferentes, montando uma equipe eficiente.

Com o time escolhido, surge o próximo desafio: coordenar cada um de seus membros para que o resultado esperado surja dentro do tempo programado.

As ferramentas tecnológicas que podem ajudar nessa tarefa são as plataformas de Gestão de Projetos que ajudam a organizar as atividades e o calendário de cada colaborador da equipe, permitindo a interação entre esses membros, além de avaliar se os resultados esperados estão sendo alcançados na medida em que o projeto é executado.

5. Inteligência cognitiva

A Inteligência Artificial você já conhece, mas hoje a tecnologia que promete revolucionar as empresas é a Inteligência cognitiva que, diferentemente da primeira, é capaz de aprender.

Os softwares de inteligência cognitiva são capazes de aprender e compreender emoções, sons, imagens e linguagens e a partir disso uma empresa é capaz de analisar bilhões de dados em segundos e selecionar entre eles os que mais satisfaçam as suas necessidades.

Essas são apenas algumas tecnologias disponíveis que podem ajudar sua empresa a aumentar a produtividade e a lucratividade. Busque as opções mais indicadas para as suas dificuldades e entre de vez na era digital.