Vivemos em um mundo competitivo e onde lidamos com crises econômicas de tempos em tempos, desenvolver estratégias para reduzir os custos da empresa e otimizar sua produtividade passa a ser ainda mais importante. A rotina de um gestor eficiente deve, obrigatoriamente, considerar essa questão. E empresas que não possuem uma atividade central focada no desenvolvimento para estrutura de TI podem se beneficiar de medidas específicas nesse departamento.

Ações para reduzir os custos na infraestrutura de TI

Em primeiro lugar, é preciso refletir com inteligência para criar e executar um plano de ações eficaz. Uma situação comum é que, às vezes, a empresa possui uma estrutura de TI que oferece muito mais do que ela realmente precisa.

Escalabilidade

Identificar pontos de escalabilidade e trabalhar na sua otimização é uma forma interessante de começar. Recursos físicos, como servidores, podem ser substituídos por um sistema de armazenamento na nuvem, por exemplo. Algo que, como mostraremos a seguir, oferece possibilidade de crescimento rápido, conforme a demanda, já que não depende de um grande investimento na infraestrutura interna da empresa.

Com a adoção dessa tecnologia, a infraestrutura de TI é contratada como um serviço pay-per-use, auxiliando na otimização, controle e previsibilidade de custos e proporcionando agilidade para ajustar os recursos às necessidades.

Como o uso da nuvem ajuda na escalabilidade da sua empresa?

Cloud computing

A computação em nuvem permite não só o armazenamento de dados como também a utilização de ferramentas e softwares diretamente da internet. Essa medida elimina a necessidade de manter um parque tecnológico de servidores próprio, que é bastante oneroso e necessita de investimentos esporádicos em equipamentos, recursos que poderiam ser empregados na atividade central da empresa.

Vale lembrar que esses equipamentos depreciam com o tempo, possuem alto consumo de energia para garantir um bom funcionamento e sua manutenção é bastante significativa, despesas que impactam significativamente o orçamento de um departamento de TI.

O cenário ideal é aquele no qual a empresa possui exatamente a capacidade estrutural que seu funcionamento exige. Entretanto, com uma infraestrutura interna, isso é quase impossível, já que é preciso ter uma margem para possíveis aumentos ou diminuições na demanda do negócio.

Esse problema também pode ser resolvido pela computação em nuvem. Uma empresa especializada oferece não só uma estrutura de TI sob medida, como fornece o suporte necessário para a manutenção do sistema.

A produtividade é rapidamente percebida com a adoção dessa solução devido à agilidade na resolução de problemas, o que é possível pela quantidade de especialistas em infraestrutura que podem ser acionados na empresa contratada para prestar atendimento imediato.

Isso permite que os departamentos de TI possam focar nas estratégias do negócio, eliminar ou reduzir plantões e até mesmo tirar férias ou folgar em feriados e fins de semana sem se preocupar com disponibilidade dos sistemas. Sem falar da substituição de equipamentos obsoletos, que deixam de ser de responsabilidade de sua empresa. Os benefícios são muitos.

Active Directory

Todo processo de organização da infraestrutura de TI deve contar com um Active Directory bem configurado. É a melhor forma de garantir um uso também otimizado das configurações disponíveis na empresa, aumentando a longevidade de seus equipamentos, a segurança nos acessos e, consequentemente, beneficiando a estrutura como um todo.

Conheça nossa solução AD / Servidor de arquivos.

Consolidação de servidores

Um problema muito comum enfrentado por empresas em fase de crescimento é a utilização de servidores diferentes para finalidades distintas. Isso gera não só um problema para a manutenção causado pela disparidade entre as idades dos servidores, como aumenta o consumo de energia e a depreciação dos equipamentos. O melhor caminho é replanejar a infraestrutura de forma que os servidores estejam consolidados.

Otimização de links proxy

O crescimento desorganizado de empresas é um dos fatores que mais causam problemas na infraestrutura de TI. Por isso, garantir a otimização de links proxy utilizados pela empresa é outra forma inteligente de diminuir os gastos. Como a utilização tende a crescer com a empresa, é bom que isso seja feito com planejamento para aumentar a qualidade e diminuir os gastos com os links.

Previsibilidade e controle da infraestrutura de TI e do negócio

Não há como falar em benefícios para a gestão de uma empresa, ou equipe, sem considerar o controle sobre os recursos. No processo descrito aqui, um dos resultados a serem destacados é o significativo aumento da previsibilidade de gastos e de investimentos necessários.

A manutenção de uma infraestrutura interna de TI é extremamente complicada. Diversos custos podem ser planejados e, ainda assim, um problema inesperado pode gerar gastos altíssimos, já que é um recurso que não pode falhar e ficar indisponível — a solução deve ser imediata e eficaz.

Finanças de TI: 6 dicas para ter mais controle financeiro.

Planejamento de gastos

Estabelecer um contrato com uma empresa terceirizada que ajude a cuidar da infraestrutura de TI permite que sua gestão passe a contar com um planejamento mais assertivo, sem a interferência dos imprevistos citados. Com equipes de profissionais qualificados e servidores mais robustos fora de sua empresa, você poderá manter os gastos dentro do planejado e ainda ganhar em segurança e disponibilidade. Um ponto essencial é a adequação do serviço à demanda real, o que faz com que o valor pago seja bem mais baixo.

Estudos e pesquisas – redução de custos com a adoção de nuvem mostram que sistemas em nuvem proporcionam uma economia de mais de 25% nos custos com TI. Não há como negar que isso reflete diretamente na parte financeira do negócio.

Segurança e resposta rápida

É possível que você se questione quanto à diferença de qualidade de um data center próprio e o de uma empresa especializada. Se os seus servidores podem sofrer com algum problema, como garantir que aqueles que sustentam a nuvem não estão sujeito à mesma sorte?

A resposta é mais simples do que parece. Empresas especializadas nesse serviço tem sua estrutura de custos voltada para uma infraestrutura com alto controle de seu funcionamento, vários níveis de proteção contra ameaças físicas e virtuais, múltiplos servidores e storages de ponta, recursos efetivos de virtualização e profissionais especializados e certificados nas mais diversas competências sobre todas essas camadas de tecnologia.

Além de tudo isso, empresas que prestam serviços de cloud computing devem possuir um rígido controle de backups para evitar perdas de informações, também contam com muito mais espaço disponível para realocar seus dados. Caso haja algum problema, basta que eles redirecionem seu servidor virtual.

Ou seja, é uma estrutura profissional cujos custos são diluídos entre os clientes (na modalidade nuvem pública), gerando economia e ao mesmo tempo tornando possível o acesso a um parque tecnológico de alta qualidade, antes restrito a grandes grupos empresariais.

A previsibilidade de seus recursos passa a ser um ponto a seu favor. É possível prever a necessidade de um aumento ou diminuição da capacidade de seus sistemas e solicitar essa modificação rapidamente. Elimine os gastos inesperados!

Segurança para infraestrutura.

Faça uma análise e veja como você pode se beneficiar dessas medidas. A infraestrutura de TI pode ser adaptada e gerar uma redução enorme nos gastos de sua empresa!

Quer mais conteúdos sobre o tema? Então siga nossas páginas no Facebook e LinkedIn!