O uso da internet como ferramenta de trabalho nunca foi tão popular. Soluções como a computação na nuvem e as rotinas de trabalho remoto tornaram companhias mais conectadas e direcionadas para a internet. Nesse cenário, uma conexão VPN de qualidade é algo crucial.

As ferramentas que geram uma conexão VPN auxiliam o usuário a enviar e receber dados via web com mais segurança. As chances de um roubo de dados ocorrer caem drasticamente, pois o acesso estará protegido por um protocolo de criptografia robusto e alinhado com as demandas da empresa.

Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura do texto abaixo!

O que é uma conexão VPN?

Uma rede privada virtual, ou VPN (acrônimo de virtual private network), é uma conexão criptografada pela internet de um dispositivo para uma rede. Ela ajuda a garantir que os dados confidenciais sejam transmitidos com segurança, impede que pessoas não autorizadas interceptem os dados em tráfego e que o usuário conduza o trabalho remotamente.

Em outras palavras, o acesso feito com uma conexão VPN é aquele em que os dados do usuário trafegam por um "túnel" de dados protegido por criptografia. Dessa forma, tentativas de roubo de pacote são impedidos com facilidade, mesmo que a conexão seja insegura.

A tecnologia VPN é amplamente usada em ambientes corporativos. Além de proteger os usuários contra ataques, ela também pode ser utilizada como uma forma de permitir que usuários remotos e filiais acessem aplicações e outros recursos com maior controle.

Afinal de contas, a companhia conseguirá controlar facilmente quais recursos ficarão disponíveis para os usuários, mesmo que eles estejam longe dos seus postos de trabalho.

Por que investir em uma conexão VPN?

O investimento em uma conexão VPN pode ocorrer por diferentes motivos. Confira os principais a seguir!

1. Ampliar a segurança dos acessos externos

O intercâmbio de arquivos e dados entre unidades de negócios (filiais) distintas é constante nas organizações. Para atender essa demanda de forma segura, o uso de VPN se faz necessário uma vez que, quando essas trocas acontecem, existe a chance de interceptação dos dados por criminosos.

Com conexões VPN, esse desafio pode ser facilmente superado, visto que, de maneira segura, elas conseguem estabelecer comunicações entre redes de unidades de negócios distintas.

2. Proteção contra ataques e ransomware

Atualmente, há muitas maneiras de acessar dados e sistemas corporativos. É possível, por exemplo, operar soluções na web. No entanto, alguns sistemas necessitam de liberação de uma porta para a internet, e isso passa a ser uma das vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers.

Ao utilizar uma VPN, os usuários contam com inúmeros critérios de segurança, associados à autenticação e criptografia. Assim, aumentam as garantias de que pessoas e máquinas mal-intencionadas não monitorem, roubem e danifiquem informações importantes do negócio.

3. Ampliação da privacidade de reuniões virtuais

Ao utilizar soluções de streaming por meio de uma VPN, os usuários ganham mais performance e velocidade ao mesmo tempo que garantem a privacidade dos conteúdos acessados e/ou transmitidos.

Em outras palavras, durante uma reunião virtual, por exemplo, a VPN faz a encriptação da transmissão, o que evita que pessoas não autorizadas consigam acessá-la. Isso também ajuda a descongestionar o tráfego, evitando travamentos ou lentidão no envio de imagens e sons.

4. Mais segurança em compras online usando redes públicas

Frequentemente, profissionais de diversas áreas realizam a compra online de algum produto ou serviço para seu departamento ou para a empresa como um todo. Temos visto a ascensão do e-commerce B2B também, como por exemplo a assinatura online de ferramentas SaaS.

Do mesmo modo, levando em consideração que a boa gestão do tempo se faz necessária para entregar uma boa produtividade, profissionais que estão em viagens a negócio ou mesmo em trânsito costumam fazer uso de redes públicas para realizar suas tarefas, inclusive esse tipo de compra.

Por exemplo, um gerente opta por passar o cartão corporativo para contratar um novo CRM já homologado pelo departamento de TI, e, como está em viagem, ele o faz utilizando a rede pública do hotel em que se encontra, durante uma viagem de negócios.

Ou ainda neste caso: o mesmo gerente acessa uma plataforma de e-commerce para comprar um novo dispositivo de uso profissional para si mesmo ou para sua equipe, e o faz enquanto aguarda um voo.

Esses dados podem ser facilmente interceptados em uma rede não privada, dando aos criminosos visibilidade sobre dados do tipo: número do cartão de crédito, CNPJ da empresa, razão social, nome fantasia, cargo do requerente, nome completo, endereço etc.

Ao adotar uma conexão VPN, esse tipo de risco é mitigado pela companhia, que impossibilita o tráfego dos dados para a realização da transação.

5. A segurança necessária para a mobilidade e seus ganhos de produtividade

A certeza de que as aplicações corporativas podem ser acessadas por todas as unidades de negócio e também em viagens, potencializa a produtividade dos colaboradores.

Com a possibilidade de operar os sistemas e recursos da mesma maneira que se estivessem no escritório — e com a mesma segurança — os profissionais conseguem trabalhar onde quer que estejam, desde que possuam acesso à internet e sigam os protocolos de segurança (uso de chaves e senhas, por exemplo).

Por que contar com o apoio de uma empresa especializada para investir em VPNs?

O investimento em qualquer tecnologia é algo complexo. Afinal de contas, a empresa deve considerar fatores como o custo de instalação e treinamento de profissionais, por exemplo, para identificar o retorno em potencial.

A fim de solucionar tais desafios, uma boa alternativa é contar com o apoio de uma empresa parceira.

Um time especializado pode auxiliar o negócio a escolher a solução correta, avaliar como montar um bom treinamento e identificar quais são os riscos envolvidos. Isso permite montar um bom plano de instalação, capaz de evitar problemas, além de trazer um bom retorno sobre o investimento.

Portanto, ao investir em uma conexão VPN, busque sempre uma empresa especializada em segurança digital para te auxiliar a contornar eventuais riscos. Assim, os benefícios de tal ferramenta serão aproveitados ao máximo e a companhia terá a certeza de que conseguiu realizar uma escolha de qualidade.

A segurança de dados é uma preocupação que deve fazer parte do dia a dia de todas as empresas.

Independentemente do setor em que o negócio atue, garantir que os arquivos e profissionais estão protegidos contra ataques, permite que a companhia seja mais confiável e competitiva. De uma outra forma, evita problemas legais e reduz as chances de multas serem pagas após vazamentos. 

Em um cenário de alta mobilidade, o uso de uma conexão VPN deve ser vista como algo básico para que o negócio possa se manter protegido contra problemas.

Afinal de contas, essa ferramenta reduz as chances de pacotes de dados serem interceptados enquanto pessoas utilizam a internet. Assim, a companhia pode manter um ambiente de trabalho flexível e integrado com a web sem correr riscos de segurança.

Gostou dos benefícios do uso de conexões VPNs e quer saber mais sobre como levá-las para a sua empresa? Então faça contato conosco e veja como podemos te ajudar a implementar essa solução na sua empresa!