Muito se fala das possibilidades da nuvem na área de tecnologia. Mas como essa migração afeta o dia a dia do empresário?

De todas as possibilidades e serviços que a computação em nuvem traz para as empresas, o banco de dados como serviço (DBaaS) é uma das soluções que mais fazem os olhos de qualquer equipe de T.I brilharem, visto que ela oferece maior flexibilidade, escalabilidade e alta customização, tornando o trabalho de todos melhor e mais ágil.

Mas no texto de hoje vamos além das possibilidades que o DBaaS traz para os responsáveis pela área de tecnologia da empresa, falando diretamente com a rotina real do empresário. Seja você dono ou diretor de uma pequena, ou média empresa, o banco de dados como serviço traz diversas vantagens para o negócio.

Explicando o DBaaS

Antes de entrarmos nos benefícios, vamos relembrar o que é de fato um banco de dados na nuvem. Como o próprio nome diz, esse serviço é a forma mais tecnológica e moderna de se armazenar os dados gerados pela sua empresa.

Ao invés deles serem alocados em servidores locais, cada arquivo criado é transferido e armazenado em data centers de provedores públicos de qualquer parte do mundo. Ou seja: em empresas especializadas em armazenar seus dados de uma maneira segura e com diversos outros serviços à sua disposição.

O DBaaS no dia a dia da empresa

Tudo parece ser incrível. Mas o que de fato isso pode mudar na empresa? Para responder esta pergunta, vamos listar algumas situações que boa parte dos empresários já passaram (ou irão passar se não realizarem sua migração para a nuvem) e como o Banco de Dados como Serviço é uma solução viável para solucionar tais problemas.

“Horas de trabalho perdidas devido a um momento de instabilidade no sistema”. Ter um sistema instável é um grande problema atualmente, podendo gerar perda de tempo e até dinheiro. Mas com os seus dados na nuvem a estabilidade é praticamente constante, proporcionando competitividade para o seu negócio.

“Contas surpresa que desestabilizam orçamentos já aprovados”. Não é difícil que empresas sem o suporte da nuvem fechem o ano tendo que pagar além do planejado em suas áreas de T.I. Além, claro, de terem um custo fixo mensal de toda a infraestrutura para administrar as informações. Já para quem opta pelo modelo DBaaS essas surpresas acabam e os custos diminuem, visto que pode controlar seus custos além de não ter que arcar com despesas com equipamentos.

“Dados perdidos devido a um ciberataque” Não é novidade que dados valem ouro hoje em dia e, justamente por essa importância, diversas empresas sofrem ciberataques todos os anos. Mas com o DBaaS esses dados tendem a ficar mais seguros, já que as empresas parceiras de qualidade investem em ferramentas de segurança robustas, como criptografia, firewall e backups programados.

Dizer adeus a esses tipos de problema é algo possível e mais próximo do que você imagina. Parceiros como a CCM Tecnologia contam com especialistas que realizam a migração para a nuvem de forma simples, ágil e com segurança.

Clique aqui e saiba mais sobre como migrar sua aplicação para a nuvem e como a CCM pode te ajudar.