Como a sua empresa visualiza o papel da tecnologia no ambiente corporativo? Atualmente, pensar a gestão estratégica de TI se tornou algo crítico. Afinal, quando negócios não pensam a tecnologia como algo que vai além de uma simples ferramenta, a perda de competitividade ocorre rapidamente.

Nesse cenário, a empresa encontra dificuldades para atender demandas externas e o seu nível de inovação é reduzido. Portanto, é fundamental avaliar como novas tecnologias podem tornar a companhia mais eficaz — como é o caso da junção de gestão estratégica e cloud computing — e levar a TI para o centro do negócio. Continue a leitura e saiba como fazer isso!

Como a gestão estratégica de TI é formulada?

A gestão estratégica de TI é uma forma de pensar a administração corporativa de uma forma diferente. A empresa coloca os times da área de tecnologia da informação para trabalhar ao lado de outros setores. Isso permite ao empreendimento moldar a infraestrutura geral de tal forma, que a tecnologia deixa de ser apenas uma ferramenta para se tornar meio de formação, de integração e de inovação.

Em outras palavras, a TI ganha um papel estratégico no momento em que o time da área integra as suas ações, metas e objetivos com os de outros setores. Dessa forma, o impacto causado pela tecnologia pode ser maximizado em diferentes frentes de trabalho para o sucesso do negócio.

Qual o papel da nuvem neste cenário?

Para ter uma TI estratégica, é fundamental que a empresa considere a nuvem como uma de suas aliadas. Essa tecnologia tem ganhado um papel de destaque nos últimos anos, auxiliando empresas a serem mais ágeis e inovadoras.

Graças ao cloud computing — computação na nuvem —, negócios podem ter mobilidade, flexibilidade e a capacidade de atuarem de modo integrado mesmo em momentos de alta demanda.

Justamente por isso, não há como pensar a TI estratégica sem pensar na nuvem. Ela é o alicerce de qualquer transformação digital bem executada por permitir que a empresa otimize as suas tecnologias dando a elas mais escalabilidade e disponibilidade.

As soluções de cloud computing também auxiliam a empresa a ser precisa e inovadora. Por se integrar mais facilmente a novas funcionalidades e recursos, a nuvem auxilia o negócio a estar sempre à frente de seus concorrentes. Diante disso, gestão estratégica e cloud computing devem ser vistas como a base para um processo de transformação digital em qualquer ambiente corporativo.

Por que a empresa deve estar atenta ao trabalho do time de TI?

Para ter um ambiente de trabalho funcional, moderno e integrado, o time de TI deve ser pensado como algo estratégico para o negócio e o seu sucesso. Afinal, as atividades que a equipe da área faz são fundamentais para qualquer processo por envolverem práticas como:

  • a reengenharia de processos;
  • o desenvolvimento e/ou contratação de de aplicações corporativas;
  • a correção de falhas;
  • a atualização/evolução da arquitetura de TI;
  • a implementação de processos de segurança de dados;
  • o suporte ao usuário;
  • a gestão de ambientes de cloud computing;
  • a elaboração e acompanhamento de indicadores de negócios.

Todas estas atividades fazem com que a tecnologia se transforme em uma aliada de todos os setores. A empresa, diante disso, deve garantir que as suas equipes atuem lado a lado com outras áreas para solucionar problemas, realizar um novo planejamento de rotinas e garantir que exista espaço para inovação. Em outras palavras, a TI deverá ser pensada como um habilitador para potencializar negócios de forma inovadora e eficaz, e deve ser pensada junto aos demais temas de alta prioridade para as empresas: cadeia de valor, engajamento com clientes, estratégias de negócios e operação.

Neste sentido, para incorporar gestão estratégica e cloud computing de forma correta, a melhor escolha é o apoio de uma empresa especializada. Com um time de TI parceiro, o negócio pode estruturar um plano de ação de excelência, que combine diferentes metodologias a fim de evitar riscos e garantir que nenhum resultado esperado deixe de ser atingido. Assim, a empresa poderá tornar a nuvem uma das bases para a eficiência e competitividade dos negócios.

Então, quer saber como gerar integração da TI com o resto da empresa? Continue por aqui e aprenda como incluir a tecnologia na gestão da empresa!