Mauro é diretor de uma rede de supermercados no interior de Minas Gerais e seu fluxo de dados gerados é inimaginável. Atualmente, ele sabe que precisa dar o cuidado necessário para essas informações para que elas estejam disponíveis sempre que preciso. Para isso ele conta com o auxílio de um parceiro de tecnologia especializado que contribui para a criação de uma melhor estratégia de backup.

No entanto, nem sempre foi assim. Da mesma forma que muitas outras organizações, a empresa de Mauro apenas pararam para entender a importância do backup quando se depararam com uma situação em que seus dados estavam comprometido. Por isso, até chegar nesse contexto ideal, Mauro precisou enfrentar muitas dificuldades por não dar a devida importância à realização de backups de dados.

Há alguns meses, o que Mauro imaginou que seria um dia tranquilo, acabou por se tornar um acontecimento que ficaria marcado para sempre na história de sua empresa, mas infelizmente, não de forma positiva.

Ao chegar no trabalho naquela manhã, ele se deparou com uma parada em seu sistema. Rapidamente, chamou a TI para solucionar o problema, pois se tratava de um problema em seu hardware local.

No entanto, logo ele percebeu que não seria um contratempo corriqueiro que pudesse ser resolvido em minutos. Foi necessário refazer a instalação e substituir o hardware. Isso sobrecarregou a equipe de TI que precisou trabalhar o mais rápido possível para refazer as instalações necessárias e restaurar o sistema.

Como a empresa realizava os backups necessários com frequência, tudo parecia resolvido. Entretanto, o inusitado aconteceu: os backups estavam corrompidos! Com isso o pânico se instalou entre a equipe.

- Como isso pode ter acontecido? - Quis entender Mauro.

O que ele ainda não sabia era que isso aconteceu porque a empresa responsável pelo serviço não realizava testes de segurança nos backups e, por isso, não haviam identificado que as cópias salvas estavam comprometidas.

Na tentativa de solucionar o problema, Mauro entrou em contato com uma empresa especialista em backups em Nuvem, a qual, recentemente, ele havia iniciado um relacionamento para resolver algumas questões técnicas em seu sistema.

Nesse momento, a salvação de Mauro e sua empresa está completamente nas mãos de Carlos, seu contato nessa empresa especialista em backups em Nuvem, que prontamente encontra uma solução para o problema.

A provedora de serviços de Cloud Computing de Carlos tinha feito alguns ajustes no sistema da rede de supermercados de Mauro há exatamente um mês atrás e, por isso, tinham exportado o banco de dados para uma base de testes.

A partir dessa base de testes foi possível recuperar a base de dados da empresa de Mauro. No entanto, houveram muitos prejuízos, afinal, a base salva estava desatualizada um mês. Isso fez com que a rede de supermercado perdesse um mês inteiro de informação.

Os prejuízos para Mauro e sua empresa foram grandes. Foi necessário contratar uma equipe extra para fazer o trabalho manual de reemitir tickets, digitalizar documentos e possíveis documentos físicos para a base de dados.

Após esse sufoco, Mauro quis saber “O que causou tudo isso? Como posso evitar um novo problema como este?” Desse modo ele procurou Carlos para entender como tudo havia acontecido e, claro, aprimorar sua estratégia de backup para que nenhum problema como este acontecesse de novo.

Carlos logo explicou para ele qual foi o verdadeiro problema:

- O que aconteceu, Mauro, é que seus backups não estavam passando por testes de restore com periodicidade. O que muita empresa não sabe é que fazer backup não é suficiente. É fundamental criar uma rotina de testes de restore e simulação de dados.

- Mas qual o motivo disso? - Questionou Mauro.

- É que é muito comum as empresas concluírem o backup corretamente, mas sofrerem com uma série de imprevistos no momento de restauração. Por isso para prevenir esse tipo de problema, é necessário criar um planejamento de backups e de testes restore de acordo com as exigências de disponibilidade do banco de dados - Disse Carlos.

- É necessário que sua empresa entenda uma série de fatores, como por exemplo: quanto tempo o banco de dados precisa estar online, qual o período máximo que a empresa pode suportar até a restauração do backup em caso de falhas, se o serviço será realizado interna ou externamente - Complementou Carlos.

- Nossa, são muitas informações e eu não sei se minha equipe está pronta para definirmos tudo isso. Como resolver esse problema? - Carlos falou.

- Você pode contar com a consultoria de uma empresa especializada como a nossa. Nós podemos lhe ajudar a desenvolver a melhor estratégia de backup para seu negócio, determinar quais dados devem passar por esse processo, além de definir o melhor momento para realizar o backup.

- Nossa, Carlos. São muitos pontos que precisam ser analisados para a criação de uma estratégia de backup. Disse Mauro ainda confuso.

- Com certeza Mauro, irei te explicar detalhadamente como nossa empresa realiza essa consultoria para oferecer o melhor serviço de backup que cada um de nossos clientes precisa.

Carlos iniciou uma apresentação para Mauro e foi lhe explicando ponto a ponto de como se chegar a uma estratégia de backup ideal para o seu negócio:

Quais dados devem passar por backup e qual tipo utilizar?

Antes de mais nada, precisamos definir quais dados e máquinas passarão por backup. Obviamente, aqueles documentos que são mais importantes devem ser recuperados primeiro. Portanto, é necessário determinar quais são os dados e sistemas críticos para o negócio e aqueles que são mais utilizados. Outra dica importante, é incluir na rotina de backup as máquinas de diretores, gestores e outros colaboradores que lidam constantemente com informações importantes.

A partir da definição de prioridade de recuperação, você precisa entender os tipos de backup disponíveis. São eles:

Backup completo: em que todos os arquivos do servidor serão copiados. Esse tipo é recomendado quando os arquivos são muito importantes e em pequena quantidade, ou quando a organização não possui preocupações com espaço de armazenamento. Afinal, exigirão uma maior demanda de tempo e recursos.

Backup incremental: é realizada uma cópia das alterações que aconteceram no arquivo desde seu último armazenamento. Ele é recomendado para empresas que precisam garantir apenas as cópias dos dados e arquivos alterados.

Backup sintético: indicado para empresas que lidam com grandes volumes de informações, como bancos de dados.

“Como você já percebeu, Mauro, para cada tipo e tamanho de empresa um tipo diferente de backup é recomendado. Por isso é preciso pensar em seu negócio e nos arquivos utilizados. Quais você quer e precisa armazenar, o que precisa estar seguro para evitar prejuízos? Nossa equipe pode lhe ajudar a encontrar um equilíbrio nessa escolha.

A estratégia de backup e o plano de continuidade do negócio

A estratégia de backup consiste na definição de quais dados serão copiados, onde serão armazenados, qual o tipo de backup e quando o processo será realizado. É necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre a quantidade de recursos que você tem disponível e a quantidade de dados que você precisa ter disponível.

Afinal, a realização de backups incrementais durante o dia não pode coincidir com momentos de pico de acesso ao sistema, senão a performance do banco de dados é drasticamente reduzida.

Para determinar a estratégia de backup ideal, precisamos abordar também o conceito de Plano de Continuidade do Negócio, que consiste em um conjunto de estratégias preventivas e ações que visam garantir a manutenção dos serviços essenciais da empresa após uma crise.

Ele deve ser um aliado da estratégia de backup. Portanto é preciso ter um planejamento que prevê quanto o seu negócio aceita perder de dados e quanto tempo ele pode ficar parado.

O Plano de Continuidade do Negócio é determinado por meio das métricas RPO e RTO, as quais significam:

RPO: Recovery Point Objective (Objetivo de Ponto de Recuperação) é a métrica que analisa a tolerância a perdas de dados que uma empresa tem. Ela responde a pergunta: “Quanto você pode perder?”. Por meio dela é possível determinar o tempo entre os backups e a quantidade de dados que podem ser perdidos entre eles.

RTO: Recovery Time Objective (Objetivo de Tempo de Recuperação) é a métrica que determina o tempo máximo que uma empresa pode ficar com seu sistema indisponível após um desastre. Ela responde a pergunta: “Quanto tempo você pode ficar parado?”. Com ela, você poderá medir o tempo que sua empresa poderá se dar ao luxo de sobreviver após uma falha até que suas operações sejam restauradas.

“Essas duas métricas são fundamentais para que uma empresa desenvolva uma estratégia de backup adequada para a realidade de seu negócio, Mauro”

Como é feito e onde é armazenado o backup?

O backup de uma empresa, devido a sua complexidade e grande quantidade de dados, precisa ser realizado de forma automática por meio de uma ferramenta específica. É importante contratar uma solução robusta e prática para esse serviço.

Ela deve ser eficiente, permitir que você direcione o destino do armazenamento, além de contar com múltiplos recursos que se adequem a seu negócio. Portanto, o próximo passo é definir o local do armazenamento.

“O foco do backup é ter a possibilidade de restaurar os dados caso um problema aconteça, não é mesmo? Portanto, de preferência, ele deve ser feito em uma unidade externa fora do imóvel da empresa.

Temos diferentes alternativas no mercado atualmente, as principais dela são:

HD Externo: por serem equipamentos portáteis e pequenos, são a opção de muitas empresas, afinal, seu transporte é muito prático. No entanto, eles são mais frágeis e estão suscetíveis a danos, perdas e roubos.

Fitas Magnéticas: muitas empresas ainda utilizam essa opção devido ao seu baixo custo por espaço. No entanto, a velocidade de transferência de dados é baixa e o acesso aos registros é feito sequencialmente, impedindo a restauração apenas de parte de um backup.

Servidores locais: o backup automatizado em servidores locais é um dos principais tipos utilizados. Ele oferece mais segurança e privacidade se comparado aos dois anteriores, além de permitir escalabilidade. No entanto, também possui pontos de atenção, ele possui maiores custos, exige implementação e manutenção, além de estarem suscetíveis a desastres naturais, erros humanos, roubos e falhas.

Backup em Nuvem: essa opção é a que nossa empresa indica a nossos clientes, pois oferece um excelente custo, possui escalabilidade e não exige que a empresa se preocupe com manutenções e contratempos no local que possam danificar o backup. Afinal eles estarão armazenados nos servidores do provedor do serviço, que já possui um local totalmente preparado para isso.

“Ao contratar um bom serviço de backup em nuvem, Mauro, sua empresa pode até mesmo otimizar parte dos investimentos em infraestrutura de TI local. O provedor do serviço ficará encarregado de realizar e armazenar os backups em seu próprio ambiente. Além de realizar as configuração dessa operação de forma totalmente personalizada de acordo com a estratégia de backup ideal para seu negócio.”

“A partir de um contrato definido entre nós e sua empresa, podemos oferecer todos os recursos necessário. Além é claro, de realizar os testes de restore frequentemente. Assim você não precisará se preocupar com contratempos como o que sua rede de supermercados acabou de passar.”

- Nossa, Carlos, com certeza o serviço que sua empresa pode nos oferecer é exatamente o que precisamos - Finaliza Mauro.

Percebeu o quanto é importante a realização de um backup de qualidade? Os prejuízos de realizar esse processo incorretamente podem ser enormes para os seus negócios. Pensando nisso, nós da CCM oferecemos um backup em nuvem criptografado online, automático, seguro e de fácil recuperação.

Além disso, contamos com todas as tecnologias de otimização de velocidade, tais como: multi-threading no arquivo delta, indexação rápida e otimização de arquivos. Assim, sua empresa contará com um suporte para vários destinos, seja locais ou em nuvem, confidencialidade para seus dados e poderá acompanhar todo o processo por meio de relatórios completos com estatísticas sobre o armazenamento dos dados.

Você quer aprimorar a estratégia de backup de sua empresa? Fale com um de nossos especialistas!