Este tipo de serviço mantém os dados e sistemas corporativos em segurança contra ataques cibernéticos, desastres e falhas humanas. As empresas que ainda não o utilizam estão em desvantagens nos negócios.

Você já levou em consideração quanto tempo sua empresa levaria para recuperar os dados em caso de um desastre, ou nos possíveis prejuízos que teriam caso não fosse possível recuperá-los? Neste contexto, o backup em nuvem poderia resolver o problema sem complexidades.

No entanto, muitas empresas apenas consideram a importância de um backup, quando algum erro já aconteceu e precisam enfrentar diversos desafios para recuperar suas informações. Por isso, é essencial levar essas perguntas em consideração para entender a importância de se ter uma estratégia de backup.

O backup em nuvem é um serviço que utiliza os recursos em infraestrutura de nuvem para criar, gerenciar e restaurar, dados, serviços, aplicações e configurações de uma empresa.

O grande diferencial do backup em nuvem é que ele é uma cópia de dados que é mantida em uma região diferente de onde os servidores da corporação estão. Desse modo, é possível reforçar a proteção contra desastres, como incêndios, terremotos, tempestades, etc.

Não é de hoje que as empresas passaram a considerar o backup em nuvem como parte essencial do planejamento de seus negócios. Por meio dele, você terá acesso rápido e fácil aos dados, além de diminuir as chances de falhas humanas, reduzir custos e evitar a complexidade exigida com a realização de cópias em servidores físicos.

Sua organização já tem uma estratégia de backup em nuvem? Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda melhor como o backup em cloud pode contribuir com o seu negócio:

O que é backup em nuvem?

Backup em nuvem é o serviço que realiza a cópia de dados, arquivos, sistemas, configurações de aplicações, entre outros conteúdos importantes de um negócio, mantendo-os em um servidor diferente, localizado em uma região distante.

Ele pode ser acessado remotamente a qualquer momento e local, de forma segura e rápida por meio da nuvem.

Utilizar esse tipo de serviço garante a continuidade dos negócios mesmo diante de um desastre, pois, é possível recuperar os sistemas, registros e dados importantes da empresa de maneira rápida e prática.

Por que minha empresa deve contratar backup em nuvem?

O objetivo do backup em nuvem é manter uma cópia precisa dos dados corporativos, evitando a perda ou comprometimento deles diante de cibercrimes, desastres naturais, erros humanos e falhas de equipamentos.

Muitas empresas ainda acreditam que, por possuírem uma estratégia de segurança interna, suas informações estão totalmente seguras. No entanto, isso não é suficiente. Diariamente, os dados corporativos dentro da empresa são colocados em risco, tais como:

  • Falhas humanas;
  • Falhas técnicas e operacionais;
  • Desastres naturais;
  • Atos criminosos e de sabotagem;
  • Ciberataques.

Agora, quando contratam o serviço de backup em nuvem, é possível contar com o apoio do provedor de nuvem e ter inúmeras vantagens:

1. Acesso remoto

Os dados são armazenados nos servidores do provedor do serviço, que estará em uma região diferente da empresa e contará com toda a segurança de especialistas.

2.Segurança e criptografia

Não será qualquer pessoa que poderá acessar os dados da sua empresa. Desse modo, a segurança será maior do que se estiverem apenas dentro de sua organização. Para acessá-los, é necessário ter a chave de segurança da criptografia. Logo, pessoas mal intencionadas não conseguem visualizá-las.

3.Escalabilidade e crescimento do negócio

Ao contratar um backup em nuvem, o provedor do serviço cuidará da implementação e manutenção da cópia de segurança de seus dados. Sua empresa apenas pagará a mensalidade do serviço, podendo alterar o contrato de acordo com as demandas. Assim, conforme o crescimento da empresa, basta negociar novos serviços, sem a necessidade de adquirir mais equipamentos físicos.

4.Agilidade e disponibilidade

Ao migrar seu backup para a nuvem, torna-se possível acessá-lo de forma remota, basta ter acesso à internet.

5.Facilidade na recuperação de dados

O mais importante é que, com o backup em nuvem, é possível recuperar os dados, sistemas e configurações de aplicações de forma mais prática e rápida. O backup em nuvem mantém a cópia mais recente dos dados corporativos e também suas versões criadas ao longo do tempo. Desse modo, é possível escolher a versão que deseja recuperar e realizar a restauração.

Como você pôde perceber, o backup em nuvem é crucial para garantir a continuidade dos negócios, pois a empresa passa a estar preparada para lidar com os possíveis contratempos, recuperando rapidamente suas funções e dados caso algum problema interrompa a sua atividade.

Sua empresa já está preparada para enfrentar qualquer desafio? Entre em contato com a CCM e veja como podemos ajudar na implementação de um serviço de backup em nuvem!