Se você pensa em trabalhar com tecnologia, conhecer as principais carreiras em ascensão nesse setor é um bom começo. Saber quais são as vagas mais concorridas evita o investimento em cursos com baixa taxa de sucesso, garantindo um melhor direcionamento para a sua formação.

Essa é uma área com um grande número de possibilidades. Porém, em função das últimas tendências apresentadas, algumas ocupações estão com alta demanda por parte dos empregadores.

Quer saber quais são? Então, veja abaixo quatro carreiras em ascensão e as suas principais atividades!

1. Engenheiro de dados

O engenheiro de dados trabalha com rotinas de análise de informações para companhias e até centros de pesquisas. Com foco em estatística e no uso de tecnologias como o Big Data, essa área atua executando processos de análise com um grande número de informações.

Em outras palavras, o engenheiro de dados tem um trabalho analítico. Ele fica responsável por coletar, filtrar e processar informações em busca de insights que possam ser úteis para a resolução de um problema.

2. Desenvolvedor web

O desenvolvedor web deve ser capaz de criar, manter, distribuir e atualizar aplicações pela web. Por isso, sua formação é voltada não apenas às principais ferramentas utilizadas para manter sites, mas também às principais linguagens de programação empregadas na criação de sistemas que se comunicam pela internet.

Conforme mais empresas utilizam rotinas de alto nível de flexibilidade, mais esse tipo de sistema ganha força. Ele pode ser distribuído para várias máquinas rapidamente, é acessível e fácil de atualizar. Portanto, quem trabalha com o desenvolvimento de sistemas web certamente terá muitas oportunidades de trabalho nos próximos anos.

3. Gestor de redes

Todas as grandes soluções digitais que surgirão nos próximos anos dependerão da web para serem funcionais. Em função disso, a atuação como gestor de rede também aparece como uma das principais carreiras em ascensão da nossa lista.

O profissional da área deve ser capaz de estruturar uma infraestrutura de rede estável, robusta e com capacidade para enviar e receber dados alinhada com o seu perfil de uso. Também deve ter as habilidades necessárias para monitorar a segurança da conexão, evitar problemas de performance e garantir que ela esteja sempre pronta para novos usos.

4. Especialista em segurança da informação

O especialista em segurança da informação ajuda empresas a terem uma melhor política de gestão, identificação e mitigação de riscos. Em seu dia a dia, pode atuar como consultor ou permanecer alocado em um único negócio.

A carreira desse profissional exige atualização contínua. Entre as suas habilidades estão o conhecimento sobre as principais práticas de segurança do mercado, a capacidade de simular invasões e de monitorar ativamente o comportamento dos usuários em busca de falhas. Dessa forma, pode identificar a melhor maneira de otimizar os processos de segurança de dados de uma companhia ou órgão público.

Assim como o mercado de TI está sempre crescendo, a busca por profissionais com bons conhecimentos é uma constante no dia a dia de empresas. Logo, quem tem um bom currículo dificilmente fica sem acesso a boas vagas.

Mas para se preparar e identificar a formação com maior potencial de sucesso, é crucial conhecer as principais carreiras em ascensão. A partir disso, você pode direcionar seus estudos corretamente e evitar riscos.

Ficou interessado(a) na carreira de especialista em segurança da informação? Então confira 5 erros que todo profissional dessa área deve evitar para se proteger!