É fato que muita coisa evoluiu desde então, mas você sabe de onde a virtualização veio? Continue a leitura deste post para saber mais! Vamos lá?

Como a virtualização surgiu?

Ele surgiu em 1960, quando as empresas ainda trabalhavam com computadores enormes que ocupavam uma sala inteira. Inicialmente, esses PCs eram ineficientes, pois o gerenciamento de processos era feito de forma manual por um operador.

Nos anos 70, o conceito de virtualização se tornou mais forte e foi essencial para o desenvolvimento de novas arquiteturas e tecnologias. O cientista da computação, Robert P. Goldberg, criou a base teórica de sistemas computacionais virtuais e, no mesmo ano, a IBM lançou um mainframe capaz de executar simultaneamente diferentes sistemas operacionais por meio de um programa de controle, o hypervisor.

A primeira versão criada pela IBM de computador comercial inteiramente projetado para virtualização foi o sistema 370, que com o sistema operacional CP/CMS, permitia executar múltiplas instâncias simultaneamente. Em seguida, surgiu o IBM z/VM, que utilizava a virtualização via hardware de forma mais parecida com a que temos hoje, em que todas as suas interfaces de hardware eram virtualizadas.

Porém, com o passar das décadas, o conceito de virtualização foi evoluindo e, atualmente, é possível que hypervisors melhorados sejam utilizados por uma virtualização completa, tornando mais fácil a implementação e potencializando a performance.

Em um passado recente, apenas era considerado a virtualização de servidores. Agora, é possível estendê-la para aplicações, desktop e storage. Isso evidencia os inúmeros benefícios dessa tecnologia que veio para ficar.

Quais os impactos na gestão de ambientes?

A virtualização é uma técnica que permite a criação de máquinas virtuais dentro de um mesmo sistema, que podem funcionar de forma independente. Esse conceito pode trazer muitos benefícios para as empresas, no entanto, pode trazer consequências nos processos de gestão de ambientes.

Para que recursos não sejam desperdiçados e seja possível garantir o suporte e crescimento dos negócios, é crucial realizar o gerenciamento e automação dos ambientes criados, assim como realizar a administração de recursos, análises e otimização de operações.

Ainda que cada Máquina Virtual seja única e utilizada para objetivos diferentes, as empresas precisam monitorar esses ambientes, aplicar regras automaticamente e alocar seus recursos. Por isso, a utilização de uma solução de gestão pode ser um diferencial

Dependendo do tamanho e da diversidade dos ambientes, da experiência da equipe de TI e das metas da empresa, o software de gerenciamento de virtualização pode facilitar o trabalho de sua empresa.

Com o gerenciamento da virtualização, é possível contar com:

Controle consistente: a organização pode ter uma visão unificada de todo o seu ambiente virtualizado.

Automação com controle: é possível liberar tempo da equipe de TI para projetos mais estratégicos aos negócios automatizando diversas tarefas de gerenciamento, além de garantir maior desempenho da infraestrutura e aplicativos.

Conformidade: é possível realizar um melhor controle de usuários que terão acesso aos sistemas, assim, a TI pode facilmente detectar problemas e validar acessos.

A virtualização pode otimizar os resultados de sua empresa. Porém exigem uma equipe de TI preparada e uma solução de gestão eficiente para ser utilizada de forma apropriada. Por isso, antes de iniciar esse processo, conte com uma consultoria no assunto.