Em mais um episódio do CCM Cast, nos reunimos com André Prado, que é CEO da BBM Logística Automotiva, e com Luis Bogiano, gerente de canais e parcerias da CCM. A conversa foi sobre a cadeia end to end e o impacto positivo de novas tecnologias para implementá-la.

Dê uma conferida no que foi discutido, nessa conversa, e veja como inspirar boas e novas ideias aos seus processos e à rotina de trabalho da sua empresa!

O que é end to end?

Basicamente, end to end é um método de observar e integrar sua cadeia produtiva de ponta a ponta. Ou seja: você passa a ter mais controle e alinhamento com tudo o que acontece em cada etapa do fluxo produtivo.

Assim, estoque, demanda, planejamento, vendas e o transporte de mercadorias passa a saber, exatamente, quais são as necessidades e o momento que cada setor está vivenciando em tempo real. O que favorece a tomada de decisão e o planejamento de estratégias para evitar desperdícios, prejuízos, erros internos e atritos com o consumidor final.

Ou seja: eficiência operacional com redução de custos e gradual melhora na performance e nos resultados da empresa.

Qual é o caminho para alcançar isso?

André Prado destaca que o processo deve ser feito profundamente amparado por novas soluções digitais. É isso que permite o desenvolvimento de ações e estratégias em tempo hábil e com precisão nas suas escolhas.

Isso porque, hoje em dia, existem tecnologias que contribuem com a possibilidade de enxergar o cenário produtivo da empresa em tempo real e de modo integrado. Tudo, claro, levando sempre em consideração as características do seu negócio e os seus objetivos e necessidades.

O impacto da tecnologia hoje e para o futuro

Prado revela que o futuro — imediato e em longo prazo — reside na construção de sistemas que integrem tudo. Isso funciona, por exemplo, pela coleta e compilação de dados que permitem mais monitoramento, agilidade e segurança ao trabalho, como um todo.

E, consequentemente, mais amparo para mensurar o trabalho e certificar-se que a empresa está evoluindo gradativamente.

O CEO da BBM também aponta para onde essas soluções devem crescer, também: “a logística do futuro não vai ser tão fracionado quanto hoje”. Para André Prado, essas soluções tecnológicas vão passar diretamente por uma personalização completa digitalmente das necessidades e características de cada negócio e dos seus respectivos clientes.

Com isso, vai ser possível obter uma cadeia logística de ponta a ponta e digitalizada, para pesquisa operacional e capaz matematicamente de encontrar a solução ideal para cada cliente. Tudo isso, de maneira cada vez mais automatizada.

E é claro que o assunto demanda bastante complexidade e aprofundamento de temas e de desafios e questões a serem consideradas. Mas o bate-papo com André Prado é uma excelente oportunidade de compreender melhor como o setor logístico tem se moldado em meio às inovações tecnológicas do mercado.

Por isso, caso queira saber mais sobre o assunto, aproveite para clicar aqui e ouvir na íntegra o episódio do CCM Cast que contou com a participação do CEO da BBM!