Os dados são um dos ativos mais críticos de todas as empresas e, para proteger e gerenciá-los, existe um banco de dados no centro de quase todos os aplicativos. Essencialmente, os dados são considerados um dos motores por trás do sucesso de todos os negócios, e os bancos de dados são responsáveis por fornecer os dados corretos, no tempo certo.

A consultoria de banco de dados foi projetada para permitir que as empresas obtenham o melhor dos bancos de dados instalados — em termos de ajuste de desempenho, segurança e melhorias.

Quer entender um pouco mais sobre esse tipo de solução? Continue a leitura deste artigo!

O que é uma consultoria de banco de dados?

Podemos entender a consultoria de banco de dados como os serviços de implantação, configuração, atualização, manutenção, segurança, melhorias de desempenho, monitoramento e análise de um banco de dados. É um processo que abrange desde a implantação de seu banco, passando por aplicação de medidas de segurança, monitoramento e aplicação de atualizações e parâmetros para melhorias de desempenho.


Quais as vantagens de contar com esse serviço?

A consultoria de banco de dados tem como foco manter os bancos de dados em plena operação, com alto desempenho, segurança e monitoramento. Consultores em bancos de dados também aplicam as melhores práticas na instalação, configuração e atualização. Mas outras vantagens acompanham essa solução. Confira!

Avaliação de ativos

Uma consultoria pode fornecer avaliações independentes das necessidades do banco de dados em relação aos recursos internos e externos, analisando a relação entre o banco de dados, hardware disponível e softwares ligados a ele.

Por que é tão importante cuidar dos ativos da informação?

Análise estratégica de negócios

A partir da consultoria de banco de dados é possível identificar e avaliar as metas estratégicas da empresa por meio do uso de métodos modernos de banco de dados, parcerias e alianças.

Melhores práticas e estratégias

Com o auxílio da consultoria, pode ter acesso a uma extensa base de experiência envolvendo diversos setores, programas e tecnologias. As análises de práticas recomendadas incluem os insights obtidos com a experiência de outros projetos, bem como pesquisas sobre o mercado em que sua empresa atua.

7 dicas para melhorar a gestão do banco de dados

Auditorias e avaliações de desempenho

Uma consultoria de banco de dados revisa e avalia as operações críticas realizadas por seu banco de dados, sugerindo e aplicando correções e parâmetros para ampliar o desempenho e a segurança.


Quais as vantagens de contar com uma empresa especializada?

Como você pôde ver, uma consultoria de banco de dados auxilia você a executar tarefas complexas ou críticas do banco de dados, que requerem as habilidades exclusivas de um especialista. Uma empresa especializada no assunto pode:

• responder prontamente a situações de emergência, como paradas, lentidões críticas ou perdas de dados, com os especialistas necessários para solucionar e corrigir o problema;

• assumir tarefas de banco de dados que demandam conhecimentos específicos e foco, enquanto os recursos internos da equipe de TI compartilham de outras tarefas e conhecimentos diretamente relacionados ao negócio;

• ajudar você a implantar rapidamente um projeto de dados para cumprir um prazo de rápida aproximação;

• atualizar ou aprimorar seu ambiente de dados para aproveitar a inteligência de negócios para uma tomada de decisão mais rápida, inteligente e melhor em toda a empresa.

Existem empresas que oferecem consultoria de banco de dados com DBAs especializados. Você pode contar com a ajuda de uma equipe certificada nas principais tecnologias e com expertise de mercado, capaz de propor solução de consultoria de banco de dados com relatórios de análise, política de disaster recovery e backup, monitoramento e prevenção contra situações de riscos e muito mais.

Em resumo, contar com a experiência de uma empresa especialista em consultoria de banco de dados pode ajudar a sua empresa a avaliar sua infraestrutura de dados atual, planejar quais opções são melhores para sua modernização, implantar esses planos em resultados comerciais positivos e gerenciar suas operações de banco de dados.

Assim, você executará verificações proativas, melhorias operacionais contínuas, gerenciamento de configuração, ajuste de desempenho, teste de disponibilidade e recuperação de desastres, para que você possa parar de se preocupar com seu banco de dados e começar a se concentrar nos seus negócios.

Agora que você já sabe tudo sobre a consultoria de banco de dados, aproveite sua visita ao nosso blog e descubra 4 grandes benefícios de um Administrador de Banco de Dados — DBA — para a sua empresa