O mercado automotivo adquiriu muito mais valor de relacionamento com as novas tecnologias, e isso impactou positivamente o pós-venda. Entenda aqui os motivos para isso.
O pós-vendas tem se tornado, cada vez mais, um diferencial para empresas de todos os segmentos e portes. E o setor automotivo não é exceção. A tecnologia, inclusive torna esse processo mais fluido, age como um facilitador, seja transpondo barreiras geográficas ou mesmo adicionando novos canais de comunicação. Nesse cenário, o toque humano é essencial para construir relações genuínas e duradouras entre as pessoas envolvidas no negócio.
Para entender melhor como esse trabalho relevantíssimo pode ser realizado, fomos atrás de quem entende muito do assunto. Para isso, fizemos um episódio do CCM Cast focado em pós-venda, e convidamos o Rogers Lira, diretor de pós-vendas do Grupo Parvi, para conversar junto com o head de Growth da CCM, Cauê Gonçalves, sobre o tema.
E aprendemos bastante! Você pode também entender um pouco do que esse bate-papo pode render de aplicações para a sua empresa e também para a sua carreira. Confira!
O que mudou no pós-venda com a tecnologia?
Para entender melhor a relação do pós-venda com a tecnologia, atualmente, Rogers Lira reforça que as ferramentas de hoje são meios para uma boa relação com o consumidor, e não o fim.
Afinal, nada substitui o toque humano para criar valor a uma experiência de compra. Sem falar que o atendimento é determinante para construir e reforçar a confiança e o relacionamento.
Por isso, o convidado do CCM Cast explora as vantagens e diferenciais que a digitalização trouxe para o processo, mas ele não acredita que o pós-venda vá ser substituído por robôs e tecnologias emergentes, mas que vai se integrar a elas.
Como qualificar o atendimento?
Com processos, padrões e mapeamento realizados, fica mais fácil entender quais são as ferramentas tecnológicas que podem ajudar qualquer empresa a se desenvolver.
Entretanto, Rogers Lira lembra que é fundamental, também, levar o atendimento a um novo patamar por meio da atenção dada ao lado humano da questão: pessoal e profissionalmente.
De quebra, em se tratando de carreira, ele compartilhou no CCM Cast o que ele chama de “regras de ouro”. Confira quais são, a seguir:
1. Tenha um propósito;
2. Abrace as oportunidades, mesmo com medo, e vá em frente;
3. Seja um resolvedor de problemas. Quem resolve problemas, cresce na carreira;
4. Afie sempre o seu machado — estude, aprenda, leia etc.;
5. Nade com tubarões e voe com águias. Você precisa se rodear de pessoas de sucesso;
6. Cuide da mente. Aprenda a filtrar suas fontes de aprendizado;
7. Aceite feedbacks e evolua. Dói menos;
8. Não queira agradar todo mundo;
9. Plante o trabalho, e colha resultados;
10. Tenha metas claras;
11. Cuide do seu networking.
E se você tem interesse em compreender quais são os impactos positivos das novas tecnologias, o que o futuro reserva, nesse sentido, e também em qualificar seus conhecimentos em pós-vendas e carreira, no geral, saiba que há muito mais a aprender nesse episódio.
Por isso, convidamos você a conferir na íntegra o episódio do CCM Cast que contou com a participação de Rogers Lira, que é diretor de pós-vendas do Grupo Parvi.