Os dados corporativos são os bens mais preciosos de uma organização. Por isso, o banco de dados, que é onde essas informações se encontram estruturadas, exige cuidados especiais. 

É neste contexto que o papel do administrador de banco de dados (DBA) se torna primordial. Ele é o técnico responsável por direcionar ou executar todas as atividades relacionadas à manutenção do ambiente. 

Um DBA bem-sucedido deve fazer com que o banco de dados de uma organização e seus aplicativos relacionados operem de forma funcional e eficiente. Desse modo, ele precisa garantir a integridade do banco e que os dados nele armazenados venham de fontes confiáveis.

Devido a importância do seu trabalho, os DBAs assumem muitas funções no dia a dia corporativo. Eles devem ser capazes de monitorar o desempenho dos sistemas de banco de dados para determinar quando uma ação é necessária. 

Logo, precisam estar preparados para avaliar informações complexas provenientes de uma variedade de fontes. Além disso, a maioria dos DBAs trabalha em equipes e devem ser capazes de se comunicar de forma eficaz com desenvolvedores, gerentes e outros trabalhadores.

Uma organização que não conta com a ajuda desse profissional pode sofrer grandes impactos em seu negócio. Você sabe quais são eles? Já possui esse profissional em sua equipe? Continue a leitura deste artigo para entender melhor como o DBA trabalha e porque ele é essencial para o sucesso de sua companhia. Vamos lá?

Qualquer empresa precisa de um DBA?

Se você possui um banco de dados na sua empresa, então, sim, sua empresa precisa de um DBA. Ainda que seu banco esteja na nuvem ou seja muito simples.

Você irá precisar de um DBA para que as aplicações que armazenam dados nele, não deixem de funcionar e tenham a performance, disponibilidade e a segurança necessárias.

Sem um administrador de banco de dados, acredite, algo vai falhar em algum momento e o custo da falha será muito maior do que arcar com os investimentos em um DBA.

Provavelmente, se sua empresa não conta com esse profissional, a sua equipe de TI interna é responsável por inúmeras tarefas que a fazem trabalhar de forma reativa, tais como:

Receber e resolver chamados e ocorrências de emergência;

Ter que cuidar da experiência dos usuários para que seja sempre positiva;

Planejar todas as ações da TI e reportar à diretoria todos os investimentos que são necessários;

Fazer a gestão de risco; 

Analisar a performance do banco de dados, fazer as manutenções, garantir sua integridade e disponibilidade;

Acompanhar casos de brechas de segurança;

Instalar sistemas de monitoramento;

Criar rotinas de backup, verificar constantemente a saúde desses backups e aplicá-los quando necessário.

Criar usuários e definir perfis de acesso;

Auditar as atividades do banco;

Testar as alterações do banco e do sistema em ambiente controlado;

Alocar memória no servidor e sistema do banco sempre que necessário;

Analisar logs;

Manter-se sempre atualizado com as constantes e aceleradas mudanças em tecnologia. 

Já imaginou uma equipe de TI fazendo todas essas tarefas sem um profissional especializado? Isso acontece em muitas organizações e, quase sempre, gera consequências negativas.

Quais os prejuízos de não se ter um DBA?

Não é tão incomum que muitas empresas só busquem a ajuda de um DBA quando tem algum problema. Isso é ineficiente, pois a administração de banco de dados deve ser uma tarefa contínua, uma vez que as aplicações nunca deixam de ser utilizadas e, consequentemente, as empresas estão sempre armazenando, alterando e recuperando dados conforme suas necessidades.

Desse modo, o DBA precisa estar constantemente monitorando e fazendo os ajustes necessários de segurança, desempenho e disponibilidade. Apenas assim, a empresa poderá parar de atuar de forma reativa e começar a ser proativa. 

Portanto, as empresas que trabalham sem um DBA precisam lidar com questões, como:

TI reativa que apenas “apaga incêndios”;

Dificuldade para se adequar a normas de proteção de dados, como a LGPD;

Reclamações constantes dos usuários que visam ter cada vez mais comodidade e agilidade em seus acessos;

Equipes sobrecarregadas com demandas internas, não conseguindo inovar e modernizar as operações corporativas;

Falta de planejamento, competência e conhecimento para realizar um plano efetivo;

Falta de orçamento para realizar as melhorias necessárias, já que os gastos ficam quase todos com medidas reparativas;

Falta de redundância dos bancos de dados;

Falta de processos que atrasam o desempenho da equipe;

Sistemas com deficiências que são ignorados por falta de capacitação da equipe;

Bancos de dados lentos e com problemas que são agravados com o tempo.

Quando uma empresa não conta com o auxílio de um profissional de banco de dados, a equipe de TI não consegue ter um conhecimento mais profundo para trabalhar com bancos de dados. Isso, muitas vezes, acarreta em descaso por parte da diretoria, que acaba não conseguindo ver valor na contratação de um DBA. 

Desse modo, o banco de dados não recebe a atenção necessária e tem o problema postergado e, possivelmente, agravado.

Como aliviar esses problemas?

Sabemos que contratar um DBA dedicado, muitas vezes, não condiz com a realidade financeira da corporação. Portanto, é possível contratar uma consultoria em banco de dados.

Assim, sua empresa terá economia de gastos e também orientação das atividades para as características de seu negócio, sem precisar desembolsar um grande investimento na contratação de um DBA.

Por meio de uma consultoria em banco de dados, você poderá solucionar todas as dores de seu negócio e contar com grandes melhorias, tais como:

Redução dos riscos de parada nos negócios;

Equipe de TI não estará mais sobrecarregada, podendo focar nas atividades mais importantes para a empresa;

Redução dos tempos de parada do banco e, consequentemente, dos prejuízos que poderiam ser gerados;

Melhorias da performance da equipe;

Solução mais rápida das deficiências que o banco de dados possa ter e, assim, contar com melhorias significativas em sua performance;

Sistemas passam a travar menos e a passar por melhorias e atualizações constantes;

Aumento da visibilidade do funcionamento do banco por meio de relatórios;

Apenas pessoas e sistemas autorizados acessando as informações;

Especialista focado em identificar falhas e as melhorias necessárias para o banco.

Quando uma empresa passa a contar com uma consultoria em banco de dados, é possível “arrumar a casa” com mais segurança e, assim, ter uma equipe de TI trabalhando de forma mais assertiva para resolver problemas com o menor impacto possível. 

Mas como gerar todos esses ganhos para minha empresa? A CCM pode oferecer a consultoria em banco de dados que sua organização precisa para se tornar proativa e eficiente. 

Os especialistas da CCM trabalham para garantir o desempenho e disponibilidade de seu ambiente, para que sua equipe trabalhe focada em seu negócio. Assim, você poderá contar com alta performance e disponibilidade, economia de gastos e reforço na segurança da informação.

A consultoria em bancos de dados da CCM pode proporcionar serviços de suporte e sustentação para empresas de pequeno e médio porte que não possuam capacidade de investimento na contratação de um profissional dedicado, que tenham banco de dados relacional SQL ou Oracle servindo um ambiente de missão crítica.

Quer saber mais sobre nosso serviço? Entre em contato com nosso time de especialistas!