Bancos de dados já são realidade em diversas empresas, uma vez que, devido à digitalização dos processos, cada vez mais informações são geradas. Mas qual a melhor forma de armazenar esses dados?

Há 2 caminhos principais: o modelo local e o Database as a Service (DBaaS).

Ambos têm o mesmo objetivo de “guardar” tudo o que é gerado no dia a dia da empresa, mas as possibilidades e vantagens da opção em nuvem vai muito além da opção convencional.

Confira nosso texto e os principais benefícios de se escolher o Database as a Service!

O que é o DBaaS

O Database as a Service é um tipo de serviço em nuvem em que uma empresa terceira fornece todas as ferramentas e ambiente digital para que seus dados sejam armazenados de forma remota e com mais segurança.

Dessa forma não é necessário nenhuma configuração de hardwares físicos ou instalação de software. Além disso, no DBaaS todas as as tarefas administrativas e manutenção ficam a cargo do próprio fornecedor do serviço.

Por que usar o DBaaS?

Por ser um produto baseado na lógica de serviço, o Database as a Service acaba facilitando a implementação de instâncias de banco de dados. Com isso, diversas vantagens vem junto com a migração para a nuvem. Abaixo, listamos algumas delas.

Gerenciamento de equipe

Por facilitar o gerenciamento dos dados, o modelo acaba eliminando tarefas cansativas e demoradas que antes eram de responsabilidade da equipe de TI. Escolher DBaaS é também fazer com que os esforços da equipe se voltem para outras demandas, potencializando a capacidade da equipe e os resultados da empresa.

Uso conforme a necessidade

Nem todas as empresas possuem um volume constante de dados. Negócios relacionados ao varejo possuem picos de dados e informações durante uma semana de promoção ou black friday, por exemplo.

Por isso, a possibilidade de escalar rapidamente para atender a demanda é algo fundamental neste tipo de negócio. E é apenas por meio da nuvem que é possível usar certa quantidade de processamento de dados e depois voltar a estado padrão sem grandes esforços.

Segurança em primeiro lugar

Com uma infraestrutura baseada em nuvem, os dados que trafegam por ela ganham diversas camadas de segurança, como a tecnologia de criptografia, firewall, backup automatizado e constantes atualizações.

Dessa forma é possível manter os mais diversos tipos de informação de uma maneira segura e em conformidade com a LGDP.

Produtividade com máximo de eficiência

Graças às tecnologias empregadas no DBaaS, as correções de sistema podem ser feitas com apenas um clique, não necessitando derrubar sistemas e manter a empresa em stand by enquanto todos os processos são finalizados.

Ou seja: os colaboradores podem continuar trabalhando normalmente enquanto as atualizações são realizadas.

Se interessou pelo Database as a Service? Mergulhe no mundo da transformação digital com o blog da CCM Tecnologia. Clique aqui e comece a explorar.