A quinta geração de tecnologia sem fio promete velocidade extremamente rápida, latência incrivelmente baixa e capacidade de transportar muitas conexões simultaneamente. Não surpreendentemente, a chegada iminente da internet 5G está criando um burburinho tanto na indústria quanto no resto do mundo.

Considerada revolucionária por muitos especialistas, a tecnologia deve desembarcar no Brasil em 2020, segundo a Anatel.

Continue a leitura para entender mais sobre a relação entre 5G e  Cloud Computing.

A relação entre a internet 5G e a nuvem

À medida que as cargas de trabalho aumentam, a diferença entre 4G e 5G começa a se tornar cada vez mais significativa, em termos de taxa de transferência, QoS — qualidade de serviço — e latência. É por isso que a computação em nuvem provavelmente terá um grande aumento com a introdução da nova tecnologia.

A seguir, mostraremos algumas das principais áreas que podem ser impactadas significativamente pelo 5G e, portanto, influenciariam a adoção da nuvem. Acompanhe!

Streaming de dados e análises

A tecnologia de processamento de Big Data atual aproveitou a infraestrutura de nuvem extensivamente para fornecer o necessário processamento e armazenamento.

No entanto, para análises de fluxo de dados no Big Data, os sistemas ainda enfrentam desafios significativos de latência com as redes sem fio atuais. Com redes 5G, entretanto, os desafios de streaming em tempo real são muito minimizados.

Industrial IoT (IIoT)

Em casos de uso industrial da IoT (por exemplo, na fabricação de processo, farmacêutica, em componentes automotivos, no gerenciamento da cadeia de suprimentos etc.), processar e analisar grandes volumes de dados de sensores em tempo real fornece informações valiosas que têm um enorme impacto sobre eficiências e custos.

O 5G tem um impacto significativo devido à natureza remota, variável e em tempo real dessas cargas de trabalho.

IA

À medida que mais e mais casos de uso corporativo envolvem modelagem estatística, IA, as empresas precisariam da capacidade de gerenciar e processar grandes quantidades de dados (estáticos e em tempo real).

A maioria dos provedores de infraestrutura e serviços de computação em nuvem tem o armazenamento e a computação necessários, mas precisa aumentar os recursos de processamento de dados para análise em tempo real.

Assim, a tecnologia 5G fornecerá o nível de transmissão de dados e QoS para aplicativos AI para funcionarem deforma eficaz.

VR e AR

Realidade virtual e aplicações de realidade aumentada (amplamente vistas em jogos) ganharão espaço em muitos setores — como varejo (aumento de ambientes), saúde (cenários de cuidados remotos e de atendimento domiciliar), viagens (experiências de destino e de hotel).

Dessa forma, o 5G fará uma diferença considerável na qualidade da experiência em aplicações de VR e AR.

A 5G como impulsionadora da Cloud Computing

À medida que a tecnologia, os casos de uso e a dinâmica de mercado evoluem, veremos uma maior adoção das áreas citadas.

Como todas elas envolvem cargas de trabalho enormes, complexas e dinâmicas (geralmente, uma combinação de dados não estruturados, qualidade diferente e um amplo espectro de tecnologias), a computação em nuvem se torna um componente-chave.

Como vimos, com a eventual integração da internet 5G, podemos esperar uma maior adoção dessas tecnologias transformadoras em arquiteturas híbridas e multinuvem. Contudo, ainda estamos a pelo menos alguns anos de distância desse conceito se tornando mainstream.

Que tal receber conteúdos sobre tecnologia e negócios diretamente no seu e-mail e de forma frequente? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!