No final dos anos 1980, Germano Tomasi encontrou na beira de uma estrada do Vale do Taquari o ponto de partida para o seu primeiro empreendimento. Dispensado de seu antigo emprego como motorista, decidiu abrir um restaurante, marcando o início de uma trajetória única. E com os frutos desse empreendimento, adquiriu seu primeiro caminhão, dando origem à Tomasi Logística.

Só que quem contou para nós essa incrível história foi Rodrigo Tomasi, um dos diretores da Tomasi e que, hoje, tem sob o seu comando uma impressionante frota de 450 veículos, uma extensão comercial por quase todas as partes do Brasil e planos de expansão para o Mercosul.

Quer saber tudo sobre a trajetória da empresa e inspirar-se para levar para as suas ambições empreendedoras? Confira, a seguir, os principais pontos desse bate-papo que rendeu um excelente episódio do CCM Cast!

A Tomasi Logística

Rodrigo Tomasi, diretor da empresa e filho de Germano, relembra com orgulho a jornada que se iniciou com o seu pai, sempre destacando a visão profissional da companhia e os diferenciais que nortearam esse constante aprimoramento, como a sucessão dos diretores.

A herança empreendedora vem do DNA da família, enraizada desde a infância. Netos de imigrantes italianos, oriundos de uma família de agricultores no vale do Taquari, os Tomasi aprenderam desde cedo o valor do trabalho árduo e da visão empreendedora.

Com isso, a história da Tomasi não foi apenas construída sobre rodas, mas também sobre o compromisso com o desenvolvimento contínuo. Rodrigo começou nas operações diárias, envolvendo-se em carga e descarga, para mais tarde compreender a importância da formação acadêmica em administração de empresas.

É por isso que a sucessão na Tomasi não foi apenas natural, mas uma união harmoniosa, em que a entrada dos filhos no processo decisório da companhia foi incentivada desde cedo. A empresa valoriza a troca de ideias, a aprendizagem contínua e o compromisso com o desenvolvimento da empresa, transcendendo qualquer vaidade individual.

Pilares de crescimento da organização

O reconhecimento da importância das pessoas na empresa é evidente, com destaque para a valorização dos motoristas, considerados parte fundamental do processo logístico.

A Tomasi também investe em treinamento e em tecnologia. Desde os primórdios, quando os motoristas ligavam diariamente para informar a localização, até os dias de hoje, com uma frota de 450 caminhões, a Tomasi adotou tecnologias avançadas, como softwares de gestão, telemetria e câmeras de monitoramento, resultando em eficiência operacional e em sustentabilidade também.

E por falar em sustentabilidade, a Tomasi sempre esteve à frente, treinando motoristas para obter economia sustentável. Com mais de R$ 1 milhão investidos em equipamentos para redução de emissões de poluentes, a empresa espera alcançar uma média de 20% de redução. Além disso, o compromisso com o meio ambiente vai além, com ações sociais, como viagens para doação de alimentos durante enchentes na região sul do país.

Enquanto clientes tornam-se mais exigentes, Rodrigo destaca o alinhamento da Tomasi com as demandas do setor, como ESG (Ambientais, Sociais e de Governança). Dessa maneira, o futuro da empresa está atrelado à tecnologia, adaptação e alinhamento com as tendências do mercado. O olhar atento para a legislação e a busca constante pelo desenvolvimento sustentável garantem que a Tomasi continue sua jornada de sucesso no setor de logística.

Quer saber mais sobre isso tudo? Clique aqui e ouça na íntegra o episódio do CCM Cast que contou com a participação de Rodrigo Tomasi, diretor da Tomasi Logística!