Em um mercado cada vez mais competitivo e focado na transformação digital, não há espaço para falhas na gestão de TI. Quem quer se destacar na carreira e ajudar sua empresa a crescer precisa investir em planejamento, organização e estruturação do seu sistema e sua equipe.
Uma forma eficiente de passar por esse processo de otimização e aumento da qualidade no trabalho de um gestor de TI é conhecer os erros mais comuns e, assim, ter as armas para evitá-los. Quer saber quais são? Então confira o texto!
Deixar de estruturar a gestão de segurança
Otimização, produtividade e eficiência são questões muito importantes para definir o sucesso de uma empresa e dos seus gestores. Entretanto, uma das mais graves falhas na gestão de TI (e nas demais também) é colocar essas metas acima da segurança.
A proteção de dados hoje é fundamental para dar confiabilidade, estabilidade e tranquilidade aos usuários de um ambiente de TI e para a empresa como um todo. Portanto, priorize a estruturação de ferramentas e processos seguros, controlando o acesso e delimitando regras claras de uso das ferramentas.
Além disso, é importante criar mecanismos para acompanhar a utilização dentro da rotina do negócio, exigir o cumprimento de políticas de segurança e investir em ferramentas que automatizem esse tipo de gestão.
Não investir na atualização da infraestrutura
Quando a segurança da informação está bem planejada, você pode usá-la como ponto de partida para outros investimentos. Este também é um passo importante porque atualização e inovação são cruciais para uma TI eficiente. Com tanta coisa para se preocupar, é comum que gestores percam oportunidades para novas aquisições e fornecedores que tragam mais produtividade e agilidade à operação da empresa.
A solução para isso é mais planejamento, sobretudo definindo ciclos de vida para serviços e equipamentos mais importantes, incluindo-os em um ciclo de investimentos em curto, longo e médio prazo.
Ignorar feedbacks
Por mais que um gestor de TI tenha visão de sua infraestrutura, não dá para imaginar todas as possibilidades, problemas e interações entre usuários e ferramentas dentro de um sistema.
Portanto, não haja como alguns profissionais mais teimosos que pensam saber de tudo. Abrir um canal de comunicação com todos os colaboradores da empresa, quaisquer que sejam suas funções, pode trazer insights sobre como qualificar diversos aspectos do sistema.
Não investir na sua equipe
É claro que, se a intenção é investir nos funcionários, a prioridade deve ser sua própria equipe. Entre as falhas na gestão de TI, a mais prejudicial é pensar que bons serviços e recursos bastam para alcançar o sucesso.
Seu ambiente só é eficaz quando seu time consegue atingir um alto nível, então invista em capacitação e treinamento. Considerando o novo mercado digital, é necessário desenvolver conhecimentos de negócios em sua equipe, para que ela possa entender os impactos da tecnologia sobre os indicadores financeiros da sua empresa e também contribuir com ideias para trazer novas receitas. Proatividade, pensamento crítico, criatividade e cultura de inovação são algumas das características que vocês precisam buscar em conjunto.
Não assumir seu novo papel como gestor de TI
Sim, esse novo papel exige comunhão, ou seja, trata-se de um processo que começa por você. Se existe um erro fatal para o profissional do futuro, é se acomodar e deixar que novas ideias tornem a sua forma de trabalhar obsoleta.
Como fugir disso? Investindo no próprio crescimento e implementando novos conhecimentos sempre que possível dentro da empresa.
Reconhecer e evitar as falhas na gestão de TI que apresentamos é o primeiro passo. Em seguida, vem a necessidade de utilizar essa base estruturada que você e sua equipe montaram para procurar novas ideias e oportunidades.
Quer entender ainda mais a respeito desse novo papel da sua posição dentro da empresa? Então, aproveite para ler sobre os perfis em que pode se enquadrar um gestor de TI!