No mundo digital, os dados dos usuários viraram uma espécie de moeda de troca. As informações sobre os usuários permitem que as empresas tenham conhecimento sobre suas preferências, hábitos e gostos.

Porém, com o aumento no uso da internet cresce também a preocupação dos usuários sobre quais informações estão expostas e como elas podem ser usadas ou acessadas por terceiros.

De acordo com uma pesquisa internacional realizada pela MasterCard, nove em 10 pessoas julgam como importante a privacidade e proteção dos seus dados. Todavia, apenas ¼ dos entrevistados acreditam que as empresas fazem um bom trabalho com a segurança deles.

Isso deixa claro que ter um bom produto ou oferecer um bom serviço já não basta para ter destaque no mercado. As empresas precisam entender o novo comportamento do consumidor e alinhar os processos internos e externos de forma organizada para proporcionar a melhor experiência para o cliente.

É nesse momento em que a ISO 27001 se mostra fundamental para a empresa. Ela é uma certificação que leva em consideração esse novo comportamento do consumidor, além de possuir metodologias que previnem e impedem que informações da sua empresa e clientes sejam alvo de ataques cibernéticos ou até mesmo a perda e vazamento de dados.

Quer saber mais como a ISO 27001 agrega valor para sua empresa? Basta continuar lendo esse texto.

O QUE É A ISO 27001?

A ISO 27001 engloba uma série de normas internacionais que prezam pela segurança e gestão segura e correta das informações presentes nas empresas e organizações.

Ela garante um compromisso sério das empresas com a proteção dos dados, que é uma grande preocupação no mundo atual. Além disso, ela está alinhada à LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, que regula o uso e tratamento dos dados digitais.

Sua implementação oferece um conjunto de processos, controles internos e modelos das melhores práticas para identificação e análise dos dados. Dessa forma, a empresa mantém eles seguros, preservando a confidencialidade, privacidade e integridade dos sistemas e informações.

Para conseguir o certificado da ISO 27001 a empresa precisa passar por cinco fases: Preparação; Diagnóstico; Implementação; Operação e Certificação.

O tempo para executar todas as fases varia de acordo com o negócio e com a estrutura de rede de segurança que o negócio já tem. O tamanho do quadro de funcionários e a cultura da empresa também são fatores importantes.

Aqui na CCM, todo o processo de implementação da ISO 27001 demorou cerca de seis meses.

A ISO 27001 não é obrigatória, mas é um verdadeiro divisor de águas nas empresas. Confira sete vantagens da certificação para seu negócio.

VANTAGENS DA ISO 27001

• Destaque e credibilidade: de acordo com a Pesquisa ISO de 2020, apenas 154 empresas no Brasil possuem o certificado da ISO 27001. Isso significa que quem implementá-la terá destaque dos concorrentes, já que irá demonstrar preocupação em manter um alto padrão de segurança com todos os tipos de dados e informações presentes na instituição.

• Diferencial competitivo: muitas empresas exigem a certificação da ISO 27001 dos seus fornecedores ou parceiros. Além de melhorar questões internas, a certificação abre novas possibilidades de negócio para a instituição.

  • Redução de riscos: a metodologia da ISO 27001 garante uma análise minuciosa para identificar os pontos fracos de segurança e protegê-los de ameaças internas e externas.
  • Ambiente mais seguro: além de proporcionar segurança de dados para parceiros, fornecedores, clientes e investidores, as normas da ISO 27001 também criam um ambiente mais confortável para os colaboradores, que sabem que suas informações estão igualmente protegidas.
  • Conformidade: os procedimentos da ISO 27001 garantem alinhamento com a maioria das legislações sobre segurança de dados, como a LGPD.
  • Melhoras constantes: uma das premissas da ISO 27001 é o compromisso de melhorias contínuas nos processos internos de gestão, já que análises ocorrem com uma frequência satisfatória para identificar o que está funcionando e o que deve ser aperfeiçoado.
  • Sistemas integrados: algumas das normas da ISO 27001 fazem parte de outros sistemas de gestão, como a ISO 9001, que preza pela gestão de qualidade. Fazendo a implantação de uma ISO, você facilita a execução de outra.

Em suma, a certificação ISO 27001 é essencial para que a empresa tenha boa credibilidade, destaque-se das demais e proporcione a maior segurança de dados possível, diminuindo riscos com protocolos e procedimentos mediante a ataques cibernéticos ou erros nos sistemas.

Além disso, ela melhora a imagem e posicionamento da empresa para consumidores, o que aumenta a procura e vendas.