Para entender o processo, neste episódio do CCM Cast nós conversamos com Cristiano Flôres, gerente de filiais da Transportes Gabardo, e que tem acompanhado de perto as transformações da empresa em alinhamento com as tendências do mercado. Confira!

1.Como a Transportes Gabardo se desenvolveu com o mercado?

Flores aponta algumas questões primordiais que serviram para o constante desenvolvimento da empresa: evolução contínua dos processos, digitalização da frota e certificações.Por meio de certificações como a ISO 9000 e a ISO 14000, a empresa passou a ter mais cuidado na condução de processos e também de conservar o meio ambiente no processo. Cristiano Flores destaca, por exemplo, que todo consumo de CO 2 de sua frota é replantado, posteriormente, em diversas partes do Brasil. O faro empreendedor teve, também, participação ativa nessa frequente busca por inovação. Afinal, a empresa acompanhou lado a lado a transformação digital e conseguiu identificar as soluções necessárias para auxiliar na busca por eficiência, economia e produtividade ao empreendimento — que é uma das referências no país, atualmente.

2.Quais tecnologias podem ser aplicadas no setor?

Cristiano Flôres destaca que, hoje em dia, soluções tecnológicas agregam mais poder de análise às empresas a respeito de tudo o que acontece na frota e permite meios para agregar uma cultura de transformação contínua em nome da excelência. E ao considerar as soluções em nome da qualificação da segurança (das cargas e dos colaboradores), Flôres logo aponta os modelos de roteirização pré-definida das rotas, as soluções de rastreamento e o monitoramento do veículo e dos seus indicadores. São aspectos que ajudam a tornar cada trajeto mais seguro, efetivo e capaz de gerar uma boa experiência aos clientes.

Já sobre os meios de tornar os processos internos mais eficientes, Flores é categórico em apontar as métricas que essas mesmas soluções permitem a análise e favorece uma tomada de decisão assertiva. Ele destaca quatro:

●trust time, que é o cumprimento do prazo;

●indicadores de avaria, que são cruciais na garantia de integridade da carga;

●a avaliação do total gasto para veículos avariados por volume transportado;

●o volume de transporte em si.

Segundo ele, isso “ajuda a entender a operação de cada cliente e superar as expectativas de maneira contínua”.

3.Sobre o futuro do setor

Flores não foge muito da direção para onde os olhares empreendedores miram o futuro: “eletrificação dos carros e menos dependência do combustível fóssil”. O desafio, contudo, está em identificar e aplicar soluções para baratear os custos desse tipo de solução — a bateria é um ponto-chave para isso. Mas, no geral, o futuro está pautado pela caminhada em torno do aprimoramento tecnológico e também da mobilidade urbana. O gerente de filiais da Transportes Gabardo também presume que até 2030 teremos um cenário mais sólido a respeito de todas as soluções mencionadas. E se você quer também se informar mais sobre o assunto e conhecer os diferenciais aplicados pela Transportes Gabardo, clique aqui para ouvir o episódio na íntegra do CCM Cast!