A migração para a nuvem junto à Transformação Digital tem mudado o mercado de transportes. Para se adaptar, é necessário investir em inovação. Saiba por onde começar!

Empresas de todos os setores têm passado por constantes mudanças, principalmente nos últimos anos. Essa evolução foi acelerada pela pandemia do coronavírus que, devido ao isolamento social, exigiu que as empresas se adaptassem a uma nova realidade para continuarem no mercado.

O novo contexto foi marcado pelo avanço da Transformação Digital e uma massiva migração para a computação em nuvem. No setor de transporte, por exemplo, a migração para a nuvem representou um grande avanço nos negócios, possibilitando que empresas do setor aumentassem a agilidade de suas operações e, consequentemente, os resultados de seus negócios.

De modo geral, aquelas organizações que puderam perceber a vantagem da Cloud Computing para garantir a continuidade dos negócios e o atendimento de todas as demandas dos clientes conseguiram se destacar.

Diante disso, é necessário que as empresas se adaptem, cada vez mais, a essa nova realidade e passem a utilizar a Nuvem de forma estratégica em seus negócios. No entanto, para isso, é fundamental ficar por dentro das tendências e possibilidades que a Cloud Computing tem a oferecer.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as tendências de Nuvem para Transportadoras para que sua empresa possa aproveitar todas as inovações a favor dos negócios. Continue a leitura!

Tendências de Nuvem para transportadoras

A nova realidade do mercado tem exigido grandes transformações culturais e organizacionais dos modelos de negócios e a tecnologia tem se mostrado uma aliada poderosa para enfrentar todos os desafios.

Diversas ferramentas, inovações e soluções tecnológicas são fundamentais para que as empresas continuem executando suas tarefas e fazendo suas entregas aos clientes e a computação em nuvem é peça-chave disso.

A digitalização dos negócios, que até então acontecia em passos lentos, precisou ser acelerada. No setor de transporte, as organizações que já iniciaram a migração para a nuvem e estão prontas para se modernizarem já podem usufruir dos recursos da nuvem, como a possibilidade de automatizar processos e tornar as entregas mais ágeis e inteligentes, poupando recursos e economizando dinheiro.

A computação em nuvem tem entregado resultados cada vez mais surpreendentes para as transportadoras, mesmo diante de ambientes de negócios complexos. Desse modo, gestores e equipes como um todo podem se preocupar menos com processos trabalhosos e técnicos e, assim, se dedicar ao core business do negócio.

Veja a seguir as principais tendências de nuvem para transportadoras que sua empresa deve investir nos próximos anos:

Virtualização de software logísticos

Essa tendência vem possibilitando que transportadoras tenham mais facilidade para acessar a enorme quantidade de informações geradas e processadas por suas empresas atualmente. A mobilidade da nuvem permite que os colaboradores estejam sempre conectados e tenham acesso rápido aos dados necessários para suas tarefas.

Desse modo, ao utilizar os softwares logísticos por meio da nuvem, as transportadoras podem contar com equipes cada vez mais ágeis e competitivas no mercado.

Backup em Nuvem

Outra tendência que as transportadoras devem investir nos próximos anos é o backup em nuvem. Por meio dele, é possível garantir a continuidade dos negócios mesmo em momentos de falha e indisponibilidade. Desse modo, as organizações desse setor conseguem agir rapidamente caso enfrentem problemas, evitando a perda de dados críticos para os negócios.

Além disso, as soluções de backup em nuvem contribuem para ampliar a segurança de dados, já que, caso a organização sofra um ciberataque, poderá contar com uma cópia segura de seus dados.

As organizações podem, inclusive, contar com a integração das soluções de backup em nuvem a ferramentas de monitoramento e análise de dados que, graças à nuvem, podem trabalhar de forma integrada para identificar previamente possíveis ataques e emitir alertas para que as empresas ajam de forma rápida.

Automatização de tarefas

A computação em nuvem permite que as transportadoras realizem a automatização de diversas atividades de sua logística. Isso tem papel importante para organizar e otimizar as operações e torná-las ainda mais rápidas e seguras.

Por meio da automatização a produtividade aumenta, os processos se tornam mais ágeis e com menos erros humanos contribuindo assim para a redução de custos, além da redução do impacto socioambiental dessa atividade.

Em resumo, as soluções em nuvem chegaram para ficar e o uso intensivo delas aumenta a produtividade do setor de transporte, minimizando custos e erros. Por isso, é fundamental que as transportadoras se adaptem a essa nova realidade, investindo nas tendências da computação em nuvem para o próximo ano.

Quer saber mais sobre tendências da Nuvem para transportadoras?

Confira o episódio de nosso podcast em que conversamos com o CEO do Grupo Scapini, Lucas Scapini, e falamos a respeito do impacto que a transformação digital traz para o setor de transporte.


Nele, Scapini nos explica qual é o impacto da tecnologia no desenvolvimento da empresa e traz insights relevantes que podem contribuir para o crescimento de seus negócios.

Para saber mais a respeito, clique aqui e ouça o episódio do CCM Cast na íntegra!