A Previsibilidade de TI é o sonho de todas as empresas, especialmente aquelas que estão agora tornando suas gestões mais orientadas a dados. A intangibilidade das aplicações e dos serviços tecnológicos dificulta a percepção dos retornos sobre os investimentos, o que gera conflitos e, muitas vezes, impede o avanço.

Não precisa ser assim. Há diversas maneiras de tornar os custos e outros fatores mais previsíveis e controláveis. Uma delas é a criação de parcerias com fornecedores de soluções e serviços inovadores de infraestrutura de TI.

Vamos refletir sobre isso neste artigo. Continue lendo para entender o que é possível fazer em matéria de parcerias para melhorar a previsibilidade e potencializar resultados!


O papel das parcerias em infraestrutura para aumentar a Previsibilidade de TI

As empresas firmam parcerias com prestadores de serviços de tecnologia quando não conseguem desenvolver internamente. Essa é a realidade da maioria dos negócios que, obviamente, não têm a TI como core business.

Conheça a CCM Tecnologia

Além de reduzir custos com contratação de profissionais, aquisição de softwares e hardwares, fazer parceria com uma empresa fornecedora especializada em infraestrutura de TI também ajuda a tornar as operações mais previsíveis e controláveis.

Ao contratar monitoramento de infra e gestão de inventário, por exemplo, é possível obter mais previsibilidade de que está acontecendo com os equipamentos do arcabouço tecnológico e programar quando será necessária a reposição ou intervenção. Esse serviço também fornece relatórios completos sobre ameaças que foram detectadas e tratadas, estatísticas da performance das aplicações, amplia a assertividade orçamentária da área etc.

Dessa forma, fica mais fácil saber exatamente o que os investimentos estão trazendo de retorno ou mesmo quando serão necessários. Para a pessoa responsável pela gestão de TI, esse tipo de parceria ajuda a comprovar a viabilidade dos investimentos e potencializa recursos. Para a organização como um todo, a estratégia tecnológica fica mais clara e transparente, permitindo avaliar os ganhos operacionais e qualitativos.

Em suma, uma boa parceria é aquela que fornece capacidade de TI e ajuda a medir e dimensionar os resultados; mitiga a gestão intuitiva e pouco fundamentada em dados concretos.

As previsões de TI que podem ser conseguidas com uma boa parceria em infraestrutura

Agora que entendemos a ideia central da previsibilidade de TI conseguida com parcerias com fornecedores especializados, vamos a um detalhamento maior de que tipo de previsões podem ser conseguidas. Confira a seguir:

Possíveis custos

Uma boa fornecedora de infraestrutura (na nuvem, por exemplo) consegue dimensionar custos futuros observando as tendências de consumo de recursos de TI da empresa. Com isso, é possível eliminar investimentos em infra (CAPEX) e antever crescimentos de despesas (OPEX) que serão necessários para o negócio crescer.

Finanças de TI: 6 dicas para ter mais controle financeiro.

Ganhos de qualidade na operação

Da mesma forma, a implementação de recursos e serviços de infra de TI pode ser antevista. É possível, por exemplo, saber que a abertura de uma nova filial vai requerer ajustes tecnológicos e apontar para a qualidade exigida neste processo.

Sabendo exatamente que ganhos a empresa terá em sua operação, fica mais fácil decidir que caminho seguir na realização de investimentos em aplicações e serviços para esse empreendimento.

Imobilização de recursos

Saber quanto de capital é investido em cada pedaço da infraestrutura também ajuda a controlar os recursos. Ao mesmo tempo, torna mais fácil a mensuração dos retornos obtidos.

Foco estratégico

Com tudo sob controle, as pessoas responsáveis pela gestão têm relatórios contínuos sobre as capacidades tecnológicas de que dispõem. Assim, conseguem focar na estratégia de negócio e tornar a TI uma parceira nesse movimento.

O papel do gestor nas parcerias para vencer o desafio da previsibilidade de TI

Para finalizar, é interessante pensar em como a pessoa responsável pela gestão de TI que busca ter mais previsibilidade deve olhar para as parcerias como aliadas no desafio da previsibilidade. Isso requer uma mudança de pensamento, uma vez que em tecnologia os relacionamentos de negócios costumam ser de longo prazo.

Se até pouco tempo os fornecedores de produtos e serviços tecnológicos eram vistos como uma despesa, agora, cada vez mais, é interessante olhá-los como parceiros estratégicos.

Com um relacionamento ainda mais próximo, fica mais fácil trocar ideias e levar anseios e dificuldades para que o prestador de serviço proponha soluções.

Como está a Previsibilidade TI na sua empresa? Você já tem parceria com alguma empresa fornecedora de infraestrutura? Assine agora a nossa newsletter para não perder mais nenhum de nossos conteúdos!