Vulnerabilidade no protocolo de segurança WPA2 – redes Wifi 

Nesta semana foi divulgada uma brecha no protocolo de segurança utilizado na grande maioria das redes Wifi mundo afora, o WPA2. A vulnerabilidade é grave e permite o roubo de dados e informações através da interceptação da conexão entre os dispositivos da rede e o roteador. Alguns fabricantes de hardware e software já liberaram correções e a corrida ainda continua por parte daqueles que ainda não o fizeram.

A principal medida a ser adotada neste momento é a realização das atualizações através dos patches liberados, tanto para os roteadores quanto para os sistemas operacionais. Cabe ressaltar que a atualização de firmware dos roteadores é mais complexa que a de software. Outra medida importante é realizar um mapeamento dos dispositivos conectados que podem não receber a atualização, como câmeras, impressoras e outros que geralmente passam despercebidos.

Procure pelos patches de segurança no site de seus fornecedores que geralmente possuem um espaço destinado para esses arquivos.

 Listamos abaixo dicas para ampliar a proteção de sua rede Wifi:

– Patches de segurança: realize a atualização do seu roteador e sistemas operacionais através dos patches de segurança publicados pelos fabricantes, geralmente disponíveis em seus respectivos sites.

– VPN: utilize uma boa solução VPN e certifique-se de que não se trata de uma solução que comercializa seus dados, como algumas gratuitas disponíveis na web.

– Proteja seus ativos críticos em sua rede interna: faça um mapeamento de onde estão seus ativos informacionais críticos, saiba em quais dispositivos eles se encontram e utilize uma solução que permita protegê-los também contra ameaças internas. Certifique-se de que esses dispositivos estão protegidos contra usuários não credenciados ou não autorizados.

– Senhas: utilize senhas fortes para suas redes Wifi, combinando letras maiúsculas e minúsculas, algarismos e caracteres especiais. Também é muito importante trocar essas senhas com uma certa frequência.

– Proteção física: a localização física dos roteadores também é de extrema importância, por isso, certifique-se de que estão bem localizados. Idealmente eles devem ser colocados em lugares onde o acesso físico se restringe a pessoas autorizadas.

– Separe as redes: a separação das redes é fundamental, utilizando uma rede específica para visitantes, que poderá ser utilizada por terceiros e outra corporativa, que somente os colaboradores podem ter acesso.

– Rede visitantes: cadastrar seus visitantes também é fundamental para a proteção de sua empresa, afinal é a sua rede que está possibilitando trocas de dados que podem ser de conteúdo impróprio.

– Monitoramento: utilize uma ferramenta de monitoramento das redes para checar questões importantes como horários de acesso.

Gostou da dica?
Inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!