A visão 360 é fundamental para o profissional de TI da atualidade. Ela, em resumo, quer dizer que os diversos contextos nos quais a tecnologia é demandada são observados e considerados na hora de desenvolver e conduzir projetos, criar soluções e atender expectativas diversas.

Profissões de TI: conheça as promissoras para o ano de 2020

O que é a visão 360 e por que ela é importante para o profissional de TI? 

O que convencionou-se chamar de visão 360 nada mais é do que a capacidade de olhar para um negócio, um projeto e até para a carreira de maneira panorâmica. Ou seja, é conseguir ver para além das atividades nas quais estamos envolvidos diretamente, entender nossa contribuição no todo.

Os profissionais de TI, há algum tempo, vêm sendo convidados a desenvolver essa habilidade. Foi-se o tempo em que se esperava deles apenas o conhecimento técnico. Agora, é preciso ter uma atuação mais estratégica e orientada aos objetivos macros dos negócios.

Assim, em vez de apenas se preocupar com a manutenção das aplicações e dos serviços de TI, é preciso olhar ao redor e ver como a tecnologia pode contribuir para todos os processos na operação empresarial.

E mais, a visão 360 não é demandada apenas dos profissionais que estão em cargos de liderança, ou que desejam chegar a eles. A facilidade de se conectar com o todo e, a partir daí, colaborar e contribuir é cada dia mais exigida — ainda que nem sempre isso seja verbalizado dessa maneira.


Quais são os fundamentos da visão 360?

De maneira geral, podemos apontar ao menos três atitudes ou habilidades que fundamentam a visão 360: a organização, o planejamento e a liderança. Entenda a seguir:

Organização

A facilidade de se auto-organizar, ou seja, ser autônomo em decisões que facilitem o dia a dia de trabalho, é fundamental para um profissional de TI com visão 360.

Em outras palavras, é importante desenvolver meios de ter uma boa gestão do tempo, priorizar tarefas e agir sempre em busca de melhorias no desempenho. A horizontalização da gestão dos negócios não dá mais margem para a existência de profissionais que precisam ser conduzidos.

Planejamento

Outro ponto fundamental é a capacidade de esboçar caminhos a serem seguidos para atingir metas e superar desafios. Todo profissional de TI hoje precisa ter o mínimo de noção de projeto; conseguir planejar suas ações de maneira a elevar seu potencial e entregar os melhores resultados.

É importante, contudo, fazer com que os planejamentos sejam simples e fáceis de ser implementados. A dinâmica dos negócios na atualidade não dá muito tempo para longas reflexões. Isso tudo é desenvolvido com experiência e muita força de vontade, uma vez que é preciso romper com métodos antigos e adotar novas práticas de análise de contextos e projeções.

Liderança

Um profissional de TI com visão 360 é, necessariamente, um líder. Mesmo que seu cargo dentro da empresa não seja de liderança formal, ele assume um posicionamento de confiança e persuasão sobre os demais, para colocar suas ideias em prática.

É interessante pensar a liderança como a capacidade de estimular e engajar pessoas, ouvir feedbacks, transformá-los em insights e estar sempre em movimento para a inovação e a superação de obstáculos.

Gestor de TI: seu perfil é operacional ou estratégico

Que benefícios a visão 360 oferece ao profissional de TI?

Por fim, precisamos também falar das vantagens que o profissional de TI com visão 360 obtém em sua carreira. Aqui está uma lista com os principais benefícios:

• superação de desafios com mais facilidade, uma vez que conseguem ver para além do que está posto;
• criação de ideias, projetos e soluções mais eficientes;
• destaque e ganho de competitividade;
• melhorias salariais;
• ganho de autoridade no seu ramo de atuação;
• maior possibilidade de ascensão na carreira.

Que tal, você já é um profissional de TI com visão 360? O que tem feito para ampliar sua capacidade de ampliação do todo no seu cotidiano profissional? Para acompanhar mais conteúdos como este, curta agora nossa página no Facebook!

Leia também: