Você pode descobrir as respostas de todas essas perguntas com um caso real, de uma empresa do ramo automotivo que, após o início da sua parceria com a CCM, viu a maneira de trabalhar, gerir seus dados e administrar seus processos de uma forma completamente diferente.

Confira o texto completo e confira mais sobre essa jornada e parceria que já conta com 5 anos.

O ponto de partida

Para dar os primeiros passos em direção à nuvem e à CCM, nosso parceiro sofreu na pele um problema que diversas empresas já sofreram: os famosos ciberataques.

Foi a partir desse acontecimento que seu gerente de TI começou a buscar soluções mais completas e seguras. E, após uma extensa pesquisa, encontrou os serviços e soluções da CCM.

Após a implementação do sistema, o mais novo cliente da casa pôde levar seus dados para a nuvem - tanto o sistema de ERP quanto os backups - que até então eram realizados em rede interna e ficavam mais vulneráveis no seus CPD (Centro de Processamento de Dados).

Dessa forma foi criado um processo interno, em que hoje em dia os colaboradores salvam seus arquivos em um backup interno, e deste backup para a nuvem da CCM.

As mudanças pós-CCM 

A migração para a nuvem traz diversos benefícios para a operação, gestão do dia a dia e RH de uma empresa contratante. E não foi diferente com o nosso parceiro.

Um dos principais problemas encarados pela equipe de TI da empresa era relacionado à constante troca de servidores devido à expansão da empresa, que a cada dia gerava mais dados, informações e demandas. Eles chegaram até mesmo a ter 14 empresas dentro do mesmo servidor.

Essas ampliações físicas traziam diversos trabalhos e custos para a empresa: trabalho durante o fim de semana, instalação de sistema operacional, backup de informações antigas, testes…

Mas hoje a facilidade para ampliar o espaço de armazenamento é diretamente proporcional ao trabalho que a empresa tinha antes: muito grande.

Com uma simples solicitação, o cliente fica satisfeito e suas operações ainda mais seguras. E uma das coisas mais importantes: essa facilidade também afeta as finanças da empresa.

No cenário antigo, ela teria que, em um curto espaço de tempo, gastar mais dinheiro, força de trabalho e tempo para adquirir e implementar um novo servidor físico. Migrar para a nuvem com a ajuda da CCM foi uma mudança drástica, que trouxe mais agilidade, flexibilidade e custo-benefício, atingindo todos os níveis da empresa.

Custos e gastos: o que mudou com a chegada da CCM 

Troca de servidores, contratação de mão de obra especializada fora da cidade... tudo isso ia somando na conta final da empresa, que podia ter que desembolsar mais de R$ 60 mil para expandir fisicamente seu armazenamento de dados. Um custo exacerbado que até então necessário.

Mas o cenário mudou nesse quesito também, uma vez que a nuvem facilita os processos de expansão de armazenamento e ainda cria possibilidade de até diminuir seu uso em determinados momentos - o que impacta positivamente na conta a ser paga ao fim do mês.

Outro ponto importante está relacionado ao gasto de energia, uma vez que antes o grupo precisava de mais máquinas ligadas e uma infraestrutura robusta.

O processo de migração 

Muitas vezes a mudança é necessária, porém o período de adaptação pode ser maior ou menor. No caso do nosso cliente foi praticamente zero. Transformando parcialmente o uso dos sistemas da empresa com a migração para a nuvem, seus colaboradores passaram por uma mudança de paradigma grande, mas feita de maneira rápida e suave. Tudo sempre acompanhado e auxiliado pela equipe de especialistas da CCM.

Uma parceria que entrega além do serviço

Anos atrás, ao decidir migrar os dados para nossos servidores, nosso parceiro criou muito mais do que um ambiente mais tecnológico e preparado para a concorrência cada vez mais acirrada do mercado.

Graças à mudança, sua equipe de TI passou a ter mais tempo para criar, desenvolver melhorias e facilitadores, apresentando para a diretoria, gerentes e todos os operadores, soluções focadas no core e no real valor da empresa.

Além disso, criou-se um ambiente de tranquilidade para os responsáveis pelo TI da companhia que, depois de ter visto seus sistemas e arquivos migrarem, não precisam mais se preocupar com novos ataques, perda de arquivos, ou qualquer outro problema relacionado aos seus dados e dos seus clientes.

Foi a volta da confiança de toda a equipe que, devido a problemas anteriores com sua rede local, chegaram até mesmo ficar receosos no momento de salvar arquivos na rede local. Afinal, quem consegue trabalhar com a preocupação de ter horas e horas perdidas devido um ciberataque?

Esse é o poder que um data center com uma estrutura robusta e mais segura pode gerar.

Outro ponto sensível que a empresa passou a ter mais tranquilidade foi em relação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), já que agora os dados dos clientes são trabalhados de maneira mais segura, o que traz credibilidade para o negócio, além de evitar eventuais problemas com a nova lei.

Como você pôde ver com essa história, dados são tudo hoje em dia e eles têm a capacidade de impactar diferentes níveis de um negócio. É por meio deles que a empresa consegue se desenvolver, surpreender seus clientes e ter insights baseados em informações reais.

Tirar o banco de dados de qualquer negócio atualmente, significa não ter dados sobre fornecedores, clientes e até mesmo funcionários. Nesse mundo digital – e que não tem mais volta – tirar o banco de dados significa não vender: é fechar as portas.

Conheça nossas soluções com o uso da tecnologia em nuvem e veja seu negócio alcançar as alturas assim como nosso parceiro. Clique aqui e saiba mais.