Planejar o crescimento e a constante evolução da empresa pode ser desafiador em qualquer segmento. E para organizações de qualquer porte. O setor logístico, contudo, se destaca pela complexidade que envolve os tipos de modais, as características de cada carga transportada e, até mesmo, a atuação nacional ou internacional.

Aprender com quem já ultrapassou os desafios e se reinventa continuamente pode ser de grande valor, então, para que mais empreendimentos prosperem no mercado.

Foi por isso que conversamos com o Ricardo Tavares, que é diretor de contratos logísticos da Asia Shipping. Ao longo dessa conversa, que foi gravada para um episódio do CCM Cast, aprendemos insights incríveis para empresas do setor logístico.

Confira, abaixo, os principais deles!

O cuidado em desenvolver-se no setor logístico

Tavares logo reforça que a Asia Shipping está no mercado desde 1996. Quase 30 anos, portanto, aprendendo a diferenciar-se em um setor de elevadíssima competitividade.

Sinal de que os resultados, hoje, são visíveis, pode ser percebido no próprio momento em que a empresa atravessa. A Asia Shipping está presente em todas as pontas da cadeia logística. É, inclusive, uma grande referência em logística integrada — o trabalho estratégico e planejado de ponta a ponta.

Isso inclui a interação entre vários modais para coletar a carga em um ponto para, em seguida, enviá-la a outro ponto.

Consequentemente, existem múltiplos desafios nessa jornada. Um deles é o mapeamento de todo o trabalho para identificar oportunidades, carências e alinhamento com os seus objetivos. Além disso, Tavares evidencia um ponto-chave de atenção: parcerias.

Sem isso, o trabalho dificilmente vai fluir conforme o planejamento. Ele ainda destaca o quanto isso foi importante ao longo da trajetória da Asia Shipping. Vale, ainda, lembrar que a empresa não possui frota própria, então tudo foi feito a partir de parcerias qualificadas (todos os parceiros da Asia Shipping são homologados) para movimentar as 4 mil toneladas que a empresa se responsabiliza em transportar em segurança..

O que a tecnologia pode trazer de benefícios?

Aqui, Ricardo Tavares aponta que controlar todo o trabalho e seus respectivos processos não é nada fácil. É necessário contar com uma equipe muito bem treinada, competente e capaz de lidar com a sua demanda de maneira direcionada.

Mas, no que tange a tecnologia, o diretor de contratos logísticos da Asia Shipping aponta que as soluções específicas para a realidade de cada empresa podem trazer:

  • agilidade;
  • eficiência operacional;
  • mais capacidade de monitoramento;
  • segurança.

Isso porque, as tecnologias do setor logístico aumentam significativamente a capacidade de absorção e mensuração de dados. O que é crucial para compor uma logística integrada, eficiente e blindada contra a maior parte de imprevistos e problemas que podem acometer a sua rotina.

E com base no que pode ser implantado também para fortalecer as empresas, Tavares lembra de algo que a Asia Shipping começou lá em 2010 e que, hoje, já surge como necessidade para muitas empresas: a multimodalidade.

Para entender melhor os impactos disso e as histórias de sucesso da Asia Shipping compartilhadas por Tavares, clique aqui e ouça na íntegra o episódio do CCM Cast!