O controle financeiro é importante para todas os departamentos de uma empresa. Na TI, área onde muitas vezes é difícil tangibilizar resultados, esse desafio costuma ser grande.

Neste artigo, além de entendermos a importância da gestão financeira na TI, vamos refletir sobre como é possível ter um melhor controle das finanças na área. Confira!

A importância do controle financeiro na empresa

A gestão financeira diz respeito a planejamento estratégico, organização, direção e controle de empreendimentos financeiros em uma organização. Para a realização destes, é preciso o cumprimento de alguns requisitos:

• manter suprimento suficiente de fundos;

• garantir que os(as) acionistas da organização obtenham bons retornos sobre seus investimentos;

• utilizar os recursos monetários de maneira eficiente;

• criar oportunidades de investimento reais e seguras;

• potencializar a rentabilidade.

Assim, essa gestão financeira garante que a tomada de decisão esteja de acordo com os objetivos e recursos da empresa.


6 dicas para fazer um eficiente controle financeiro na TI

Vista a importância dessa gestão, aqui vão algumas dicas que podem ser implementadas na área de T.I que vão ajudar você a melhorar o controle das finanças do departamento.

1. Organize as informações

Comece classificando as informações relativas aos recursos financeiros disponíveis, aos gastos e aos investimentos. As entradas e saídas de dinheiro devem ser bem registradas, inclusive guardando históricos para fins de comparações futuras.

Isso ajuda a ter um rápido panorama, sempre que for necessário fazer uma auditoria interna, por exemplo. Também facilita muito na hora das prestações de conta à diretoria da empresa.

2. Projete ganhos e despesas

O controle financeiro da área também passa por planejar ganhos e despesas. Isso requer capacidade analítica, é um exercício de pensar em médio e longo prazo.

Ao projetar entradas e saídas, você consegue dominar melhor o acompanhamento do fluxo de caixa. Além disso, previne descontroles, especialmente em momentos em que o orçamento disponível é reduzido pela direção do negócio.

3. Faça planejamento para os gastos

Os gastos da área de TI também merecem um olhar bem apurado. Eles devem ser menos reativos, pois, como sabemos, comprar ou resolver problemas de última hora pode sair bem caro.

Na hora de fazer o planejamento periódico da área, dedicar tempo para estabelecer limites para os gastos é muito indicado.

4. Use dados e relatórios

Também é recomendado usar ferramentas de controle financeiro já disponíveis, com as quais é possível ter uma gestão mais orientada a dados. Com relatórios sempre atualizados, você poderá fazer uma administração mais analítica e eficiente.

Como viu, fazer controle financeiro de TI não é algo tão difícil. A maior parte do esforço se dá no campo das atitudes gerenciais, uma vez que há ampla oferta de ferramentas para sistematizar processos e mensurar resultados.

5. Tenha uma ampla gama de fornecedores, mesmo que não for utilizar

Muitas vezes temos um fornecedor queridinho, que nos atende a muitos anos e estamos confortáveis em trabalhar. E isso não é um problema em si, o relacionamento de longo prazo, na maioria das vezes, é o melhor caminho.

Mas precisamos diversificar nossa cesta de ovos. Não conhecemos o que acontece dentro das 4 paredes de um fornecedor e isso pode nos gerar vários riscos. Eles podem mudar politicas de preço, produtos oferecidos ou até mesmo estar em uma má saúde financeira. Se não tivermos um substituto no radar podemos nos afundar junto com nosso fornecedor.

Então é aconselhável termos naquela listinha de e-mails, sempre um contato que poderá recorrer se tudo der errado. Isso ajuda no planejamento e na gestão de riscos.

6. Os gastos em T.I, geralmente, demandam muito dinheiro. É preferível fazer a troca de ativos imobilizados por pagamentos mensais.

Você prefere gastar 600.000 reais a cada 5 anos ou 10.000 mensais? Na calculadora os dois resultados são iguais, mas no mundo financeiro não.

A verdade é que muitas vezes você pode não ter esse montante de capital disponível em caixa e muitas vezes pedir um empréstimo, incorrendo em altos juros, ou até mesmo, se possuir, usar esses R$ 600.000 em outros investimentos que serão rentáveis para empresa.

Iremos imaginar que você aplique esse dinheiro em uma aplicação que renda 12% ao ano, você teria aproximadamente R$76.000 no final do período. Esse já é um valor que pode cobrir parte das despesas que você teria no modelo mensal.

Em finanças dizemos que é trocar um CAPEX por OPEX, uma ótima dica para levar na reunião com os diretores!

Por fim, acrescentamos que não se pode perder de vista que o bom controle financeiro ajuda o departamento de TI a ser mais escalável. A equação é simples: com o dinheiro sendo bem utilizado — de maneira programada e bem controlada —, é mais fácil obter financiamento para os investimentos do departamento.

Como está o controle financeiro da área de TI na sua empresa? Gostou das dicas? Para receber mais publicações em primeira mão no seu e-mail, assine agora mesmo nossa newsletter!