Realizar a migração de dados, sistemas e aplicações de um servidor local para uma nuvem é uma tendência que vem ganhando forças nos últimos anos. Hoje em dia, a maioria das empresas já utilizam algum serviço em nuvem ou, pelo menos, já planejam um uso mais avançado dos recursos de Cloud Computing para os próximos anos.

Por meio da nuvem, as empresas podem deixar de manter seus dados localmente, além de não precisarem mais investir em infraestruturas robustas de data center dentro de seus escritórios. Dessa maneira, ainda que as informações corporativas continuem em servidores físicos, elas são movidas para os servidores físicos dos provedores de nuvem em locais muito mais seguros e monitorados por profissionais especializados.

Com a nuvem, é possível ter acesso aos serviços corporativos de forma online e remota, de qualquer lugar no mundo e a hora que os colaboradores da empresa precisarem.

De forma resumida, podemos dizer que a computação em nuvem proporciona recursos flexíveis, maior segurança em relação a estruturas locais e economia em escala. Quer entender melhor o que a computação em nuvem pode fazer por seu negócio? Continue lendo este post:

O que é a implantação de ambiente em nuvem?

É o processo de transferência dos dados e sistemas corporativos de um ambiente físico local para os servidores de um provedor de nuvem, o qual irá prover o acesso por meio da computação em nuvem.

Desse modo, ao realizar essa implantação, as empresas passam a ter uma infraestrutura, plataformas ou software hospedados por fornecedores terceirizados que disponibilizam os serviços via Internet.

O provedor de nuvem torna-se responsável por realizar o provisionamento de ambiente, instalar e configurar o banco de dados, realizar manutenções e atualizações, além de garantir que os servidores físicos em que as informações estão armazenadas permaneçam em segurança.

Por que fazer essa implantação?

Ao realizar a implantação de um ambiente em nuvem, a empresa consegue apostar em inovação e agilidade, sem se preocupar com grandes investimentos iniciais em hardware, pois, a Cloud Computing não exige máquinas potentes para se ter acesso aos dados corporativos, já que eles passam a ser executados em servidores remotos.

A Computação em Nuvem permite que as empresas abandonem a forma tradicional de lidarem com seus sistemas e dados. Com essa implantação é possível:

  • Ter um melhor custo-benefício: além de não demandar investimentos iniciais em hardware, o valor desembolsado será apenas referente ao uso dos recursos da nuvem;
  • Maior escalabilidade: é possível fazer um contrato com o provedor de nuvem de acordo com as reais demandas da empresa, desse modo, é possível ter flexibilidade para realizar um upgrade ou downgrade no uso.
  • Reforço na segurança: os dados corporativos passam a estar sob controle de uma empresa especializada e focada em manter os servidores protegidos contra ataques cibernéticos e problemas físicos.
  • Agora que conhece os benefícios da implantação de um ambiente em nuvem, que tal aprender como fazê-la de forma adequada? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!