À medida que os requisitos de dados das soluções baseadas em nuvem continuam aumentando, mais e mais empresas estão considerando essa opção. Dentre os benefícios, podemos citar a flexibilidade, agilidade e a relação custo-benefício que a adoção da nuvem, seja ela pública ou privada, pode oferecer.

No entanto, embora a maioria dos provedores de serviços em nuvem ofereça excelentes estruturas, a primeira decisão a ser tomada é optar entre um dos dois tipos de nuvem: pública ou privada.

Abaixo, apresentamos uma visão comparativa geral para ajudá-lo a tomar a decisão certa ao migrar para a nuvem.

A flexibilidade da nuvem pública

Um serviço em nuvem que é disponibilizado para o público em geral, muitas vezes em regime de pagamento conforme o uso, é normalmente chamado de nuvem pública. Como os seus serviços podem ser utilizados pelos clientes sob demanda, sem um acordo sobre uma taxa fixa, trata-se de um exemplo de computação utilitária.

As nuvens públicas também são conhecidas como ambientes de multilocação robustos e muito bem estruturados. Elas costumam ser consideradas soluções eficazes para problemas comuns em modelos proprietários, como falta de agilidade da infraestrutura para atender demandas sazonais e inovações, complexidade de operacional e gerencial, e imobilização da verba da companhia fora de sua atividade central (ou seja, fora da geração de receita).

Não seria um exagero dizer que a computação em nuvem pública foi concebida principalmente para fornecer maior desempenho de computação, muitas vezes reduzindo os custos do negócio, conferindo flexibilidade e agilidade para atender ao momento de mercado e liberando maior verba para investimentos no core business das empresas.

Consequentemente, com uma configuração de nuvem pública, todas as responsabilidades associadas à manutenção de infraestrutura e estabilidade de serviço, são transferidas para provedores de serviços.

Também é importante notar que, nesse modelo, a segurança é uma responsabilidade compartilhada. Afinal, de nada adianta contratar um cofre de alta tecnologia e segurança e ser displicente quanto a senha. Ou seja, os usuários devem se atentar a segurança, tanto em nível de senhas e proteção contra golpes que se aproveitam de falhas humanas, como também no nível das aplicações que colocam dentro de seus ambientes e suas respectivas atualizações, tendo em vista que o provedor, logicamente, vai respeitar a privacidade do cliente em seu ambiente. Uma outra metáfora que podemos empregar é a de um condomínio, onde, apesar de vários parâmetros de segurança que o condomínio disponibiliza, ainda assim o condômino deixa qualquer um entrar em sua propriedade, ou costuma deixar o gás ligado, ou a porta destrancada.

Um usuário e um operador podem, portanto, compartilhar a responsabilidade pela segurança das camadas intermediárias da pilha de software, enquanto os provedores de nuvem pública permanecem responsáveis pela segurança física e aplicação de políticas de firewall externas.

A individualidade da nuvem privada

Uma nuvem privada também é conhecida como ambiente de um único locatário, no qual os recursos de computação são alugados por apenas um cliente ou empresa. O elemento definitivo de uma nuvem privada é que ela é dedicada a atender às necessidades de uma empresa individual, com as nuvens privadas virtuais representando a única exceção a essa regra.

A hospedagem em nuvem privada tradicional é uma infraestrutura proprietária e personalizada que, se não terceirizada para um datacenter, é construída nas instalações de uma empresa e vinculada à sua própria rede privada.

A hospedagem privada não é considerada computação utilitária, pois não pode ser adquirida no modo pré-pago e apresenta uma taxa fixa anexada. Na maioria das vezes, os beneficiários de tais modelos provam ser grandes empresas com um forte plano de usabilidade que os ajuda a evitar excesso de provisionamento ou subprovisionamento.

Os diferenciais da nuvem pública

A nuvem pública fornece acesso fácil aos recursos de TI conforme necessário, reduzindo custo e a carga do gerenciamento contínuo de hardware e datacenter.

As principais soluções em nuvem da atualidade oferecem ambientes de TI mais flexíveis e escaláveis, permitindo que você inove e responda mais rapidamente às demandas de negócios e do mercado. Em suma, elas podem oferecer:
• modelo de custo eficiente;
• inovação;
modernização da TI.

Vale a pena destacar que, antes de decidir entre nuvem pública e privada, é fundamental considerar as necessidades do negócio. No geral, o tamanho da sua empresa e o seu orçamento devem ser preocupações genuínas. Portanto, os CIOs e os líderes de negócios precisam considerar esses fatores ao tomar decisões.

Este artigo foi útil? Aproveite a sua visita ao nosso blog para conhecer 5 mitos sobre a segurança em nuvem.