Entenda a importância desse serviço para garantir a agilidade nas entregas das empresas do setor de Transporte.


O backup em nuvem tem sido utilizado por cada vez mais empresas, devido a todas as suas funcionalidades. Por meio dele, é possível reforçar as estratégias de proteção de dados, garantir a continuidade dos negócios e conformidade normativa, além de possibilitar maior mobilidade para os colaboradores e reduzir a carga de trabalho da equipe de TI.

Os benefícios desse tipo de serviço não param por aí, ele proporciona maior economia, agilidade em diversas operações, entre outros. A demanda para esse mercado tem crescido e não são apenas as grandes empresas que precisam dele, pelo contrário: organizações de todos os tamanhos e setores só têm a ganhar com o backup em nuvem.

Para o setor de transporte não seria diferente. Investir em backup em nuvem tornou-se indispensável para as transportadoras. Em um mundo cada vez mais conectado, que exige agilidade nas entregas, qualidade dos serviços e capacidade de recuperação de dados, ter um bom serviço de backup pode ser o diferencial para o crescimento dos negócios.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar a importância do backup em nuvem para transportadoras e como ele pode salvar uma empresa de sérios problemas, aqueles que podem levar a empresa até mesmo à falência. Boa leitura!

O que é backup em nuvem?

Backup em nuvem é toda cópia segura de arquivos ou banco de dados físico ou virtual originais em outros lugares além do local original, normalmente secundário e externo para preservação em caso de falha do equipamento, catástrofe no local ou erro humano.

É uma estratégia cada vez mais utilizada devido ao aumento de problemas como violação de dados e ciberataques, além do aumento do volume de dados que tem tornado o processo de backup manual inviável para as empresas.

O servidor de backup e os sistemas de armazenamento de dados geralmente são hospedados por um provedor de nuvem de terceiros que cobra do cliente uma taxa recorrente. Os valores desse serviço levam em consideração o espaço de armazenamento ou capacidade usada, largura de banda de transmissão de dados, número de usuários e servidores, além do número de vezes que os dados são recuperados.

Além disso, outro ponto a ser considerado são as métricas RPO e RTO. A primeira analisa a tolerância a perdas em relação aos dados corporativos, ou seja, a organização consegue determinar até que ponto é possível continuar operando diante de uma perda de dados sem sofrer impactos significativos e seja forçada a paralisar as operações. Enquanto isso, a segunda indica o tempo máximo que um sistema ou informação pode ficar indisponível após um desastre.

Essas duas métricas são fundamentais para que a empresa entenda suas necessidades em relação ao backup para determinar quais dados precisam ser prioridade e qual a frequência necessária para a cópia de dados ser realizada.

Desse modo, é possível que cada empresa personalize seu serviço para que ele atenda a todas as suas demandas e necessidades.

Por que transportadoras precisam de backup em nuvem?  

Para o mercado de transportes o backup em nuvem é essencial. As empresas desse setor precisam garantir a preservação dos dados de seus principais sistemas e minimizar trabalhos manuais que possam atrasar suas entregas.

Por tanto, ao investirem em backup em nuvem, as transportadoras podem contar com os seguintes benefícios:

Backup de dados em tempo real

A possibilidade de realizar cópias de seus dados em tempo real é um grande diferencial para as transportadoras. O volume de dados desse mercado é gigantesco e qualquer atraso pode atrapalhar a logística das entregas, impedindo que os serviços sejam realizados corretamente.

Portanto, ao terem acesso em tempo real e de qualquer dispositivo conectado à internet, os colaboradores das transportadoras conseguem ter mais agilidade para realizarem seus trabalhos e garantir as entregas.

Reforçar a segurança dos dados

Manter cópias de dados de sua transportadora na Nuvem é uma excelente estratégia para reforçar a proteção de informações importantes. Desse modo, caso os dados sejam comprometidos, é possível, rapidamente, restaurar as informações do último backup realizado, garantindo assim, a continuidade dos negócios.

Isso é extremamente importante para evitar crises e prejuízos financeiros. Principalmente após a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, as organizações precisam se preocupar em cumprir os padrões de segurança exigidos pela lei.

Programação de backups automáticos

Outro ponto importante para empresas do setor de transporte é a programação de backups automáticos. A nuvem permite que as empresas programem a frequência e quais dados precisam ser copiados. Devido ao alto volume de dados processados diariamente e a variação de prioridade para cada dado, é fundamental que essa tarefa possa ser automática.

Desse modo, é possível definir quais informações são prioridade e quais as frequências que cada uma exige de backup. Assim, os riscos de perda de dados críticos para o negócio são mínimos.

Facilidade de recuperação de dados

Ser capaz de recuperar dados é importante para qualquer empresa e, para transportadoras, não seria diferente.

Ao se deparar com uma falha ou indisponibilidade, é crucial que as transportadoras consigam fazer uma rápida recuperação de dados, caso contrário, podem sofrer com atrasos nas entregas, perdas de vendas e até mesmo grandes prejuízos financeiros.

Portanto, como você pôde perceber, o backup em nuvem se torna essencial quando falamos em proteção de dados. As transportadoras que querem se destacar no mercado e tornar suas entregas mais ágeis e certeiras, precisam buscar por um provedor que forneça o serviço de backup na nuvem que atenda às necessidades da empresa. É importante verificar a credibilidade da organização, além de entender como o serviço é prestado e o suporte é feito.

A CCM pode lhe ajudar nessa missão. Possuímos competências e certificações em todas as camadas de tecnologia que compõem as soluções em nuvem, entre elas a de backup em nuvem sob medida. Clique aqui para saber mais!