A Nuvem passou a ser crucial para que essas empresas evoluíssem e conseguissem atender às novas demandas do mercado e de seus clientes. Entretanto, a maioria delas ainda não possuem conhecimento e experiência suficiente para entender esse universo. 

Por isso, um dos principais desafios levantados é o cuidado e gerenciamento com a Cloud Computing. Como garantir que ela esteja sempre atualizada e disponível para garantir que uma empresa continue operando no seu dia a dia? 

Afinal, devo montar uma equipe interna de TI capacitada para lidar com toda a complexidade da Nuvem ou contar com um parceiro para apoiar meu negócio nessa tomada de decisão?

Se sua empresa tem essa mesma dúvida, está na hora de entender as diferenças entre contratar um provedor de Nuvem ou um provedor de soluções em Nuvem. Continue acompanhando e confira!

Como é contratar um provedor de nuvem?

O provedor de nuvem é uma empresa que oferece uma plataforma, infraestrutura e aplicativos armazenados em uma Nuvem. Ele é especialista naquela plataforma oferecida e será responsável por fornecer aquele serviço que sua empresa contratou.

Quando uma organização opta por um provedor de nuvem, deverá estar ciente de que será responsável por toda a parte técnica e cuidados que envolvem a implementação e manutenção de seu ambiente em nuvem. 

Desse modo, precisará ter uma equipe de TI interna capaz de cuidar de 100% da infraestrutura, realizar a gestão do banco de dados, do licenciamento, manter a disponibilidade dos serviços, enfim, todos os cuidados e configurações necessárias.

Essa opção pode ser válida para grandes corporações, que possuem equipes completas de TI e sejam capazes de contratar especialistas no assunto. No entanto, para pequenas e médias empresas pode acabar sendo um problema, justamente por ser muito caro fazer toda essa gestão interna. 

Como é contratar um provedor de soluções em Nuvem?

Enquanto isso, um provedor de soluções em Nuvem não é focado em apenas uma Nuvem. Essa empresa tem expertise em Multicloud e está preparada para lidar com a complexidade desse universo. 

Ao contratar um provedor de soluções em Nuvem, sua empresa terá um parceiro especialista no assunto que assumirá as responsabilidades de implementação e manutenção.

Assim, o provedor de solução em nuvem dará todo o suporte necessário, decidindo onde é melhor hospedar a nuvem utilizada, os melhores custos e benefícios, além de oferecer um atendimento diferenciado.

Isso acontece porque o provedor de soluções em nuvem tem como foco de seu negócio conhecer todo o universo de múltiplas nuvens. Ele é capaz de oferecer uma verdadeira consultoria em tecnologia a seus clientes. 

Desse modo, ele consegue enxergar as melhores oportunidades para os negócios de seus clientes para que assim, eles consigam escolher os serviços que realmente se adequam à realidade de sua empresa.

A tarefa de escolher entre um provedor de nuvem e um provedor de solução em nuvem é complexa. É necessário que você entenda as reais necessidades e capacidades de seu negócio para tomar uma decisão.

No entanto, ainda que sua organização conte com uma equipe de TI interna, a consultoria de um parceiro capaz de enxergar de fora de seu negócio é fundamental para que sua empresa consiga ter novas oportunidades. Algo que é crucial para se manter no mercado competitivo atual.