Conheça as 5 principais falhas que estão colocando seu negócio em risco e aprenda a solucioná-las!

Quando falamos em risco à infraestrutura de TI a primeira coisa que nos vêm à mente é ataque cibernético, não é mesmo? Isso não é à toa. Em um recente relatório do World Economic Forum, o ciberataque à infraestrutura foi o quinto maior risco do ano de 2020. De acordo com as previsões, o custo dos crimes cibernéticos chegará a US$10,5 trilhões até 2025.

Esse valor é alarmante e exige atenção por parte das empresas. No entanto, as preocupações não devem parar por aí. Há diversos outros riscos a que a infraestrutura de TI está exposta, principalmente quando a organização não iniciou sua migração para a nuvem.

Este é o caso da sua organização? Sugerimos que continue a leitura deste artigo para conhecer os principais riscos e aprender a eliminá-los de vez:

  1. Ataques cibernéticos;
  2. Falhas humanas e dificuldade de gestão;
  3. Problemas de escalabilidade e flexibilidade;
  4. Custos elevados;
  5. Indisponibilidade de sistemas.

Principais riscos que a infraestrutura de TI está exposta

A infraestrutura de TI da sua empresa enfrenta problemas no dia a dia? Com qual frequência? Muitas organizações acreditam ser normal que falhas técnicas e instabilidades constantes aconteçam. No entanto, não é bem assim. É necessário acompanhar de perto todos os problemas que acontecem e entender a gravidade de cada um deles.

Falhas técnicas, erros humanos, períodos de indisponibilidade, falhas na segurança dos dados, enfim, a lista de possíveis riscos é grande. Portanto, iremos detalhar os principais a seguir para você ficar de olho:

1. Falhas na segurança e ciberataques

Não poderíamos deixar de começar falando sobre a segurança dos dados e sistemas corporativos. Esse pode ser considerado um dos problemas mais graves que uma infraestrutura de TI inadequada pode enfrentar.

Quando a organização ainda mantém uma infra física local, precisará tomar diversos cuidados. Nesses casos, a segurança dos dados corporativos e de seus clientes estarão sempre vulneráveis.

As principais ameaças são: infecção por vírus, roubo de informações empresariais e desastres naturais que coloquem a infraestrutura em risco.

Caso algum desses problemas aconteça, sua organização perderá as próprias informações e a de seus clientes, prejudicando o seu negócio como um todo.

Um exemplo muito famoso disso na prática foi o ataque ransomware WannaCry que aconteceu em 2017 e atingiu empresas no mundo todo. Esse ciberataque foi liberado em redes de computadores, infectando cerca de 200 mil dispositivos em quase 150 países. Ele criptografou os conteúdos desses dispositivos e exigiu resgate para desbloqueá-los.

Aquelas organizações que não trabalhavam ainda com Cloud Computing e não possuíam uma rotina adequada de backups de seus dados ficaram de mãos atadas diante do WannaCry.

Como você pode ver, a infraestrutura de TI local se torna mais vulnerável a inúmeros riscos, portanto, a migração para a nuvem pode ser a melhor solução para reduzir drasticamente esses problemas.

2. Falhas humanas e dificuldade de gestão

Outro risco que deve ser considerado é a falha humana. Uma infra local exige muitos cuidados, como manutenção e atualização frequentes, além de reparos e cuidados técnicos constantes. Isso faz com que a equipe de TI fique sobrecarregada, ficando suscetível a falhas humanas.

Ao trabalhar com a nuvem, a organização passa a contar com uma equipe especialista de seu provedor, que será responsável pelas manutenções, atualizações e outros suportes que a empresa possa precisar. Desse modo, é possível reduzir os erros internos e deixar a equipe de TI focada em tarefas mais estratégicas.

3. Problemas de escalabilidade e flexibilidade

Um dos principais objetivos de qualquer empresa é continuar crescendo para ampliar seus lucros. Isso exige que as operações possam ser ampliadas a qualquer momento. No entanto, com uma infraestrutura local, isso pode ser um problema para a TI. Mudanças repentinas na demanda não podem acontecer de forma rápida, o que pode colocar o crescimento da organização em risco.

Com a nuvem, essa questão pode ser resolvida rapidamente. Quando a organização tem parceria com um provedor de nuvem, é possível negociar o aumento ou redução das demandas quando necessário.

Os serviços em nuvem oferecem maior escalabilidade e flexibilidade para ajudar sua organização em momentos de pico de acesso ou de baixas demandas.

4. Custos elevados

Outro problema enfrentado pelas empresas e que pode ser solucionado com a migração para nuvem é o alto custo da manutenção de uma infraestrutura.

Manter uma infraestrutura própria demanda gastos com softwares, hardwares, novos equipamentos, energia elétrica, equipe de TI dedicada, entre outros custos elevados.

Quando a migração para a nuvem acontece, a empresa consegue sentir rapidamente a redução dessas despesas, já que ela não precisa mais manter um infra local.

5. Indisponibilidade de sistemas

Por último, não podemos deixar de citar os riscos relacionados a momentos de indisponibilidade dos sistemas corporativos. Quando qualquer uma das falhas citadas acima acontece, a organização pode sofrer com a queda de seus sistemas.

Quando o sistema corporativo fica inativo, a empresa toda pode ficar paralisada, perdendo produtividade, dinheiro e clientes. Agora, com a nuvem, esse risco pode ser eliminado, já que o provedor de nuvem trabalha focado para fornecer disponibilidade total para seus clientes.

Em resumo, a falta de uma infraestrutura de TI adequada pode fazer com que sua empresa enfrente problemas operacionais e tenha muitos prejuízos financeiros. Portanto, a migração para a nuvem deve ser uma prioridade para seu negócio.

Agora que você já entendeu a importância de contar com uma infraestrutura na nuvem, que tal conhecer nossos serviços? Entre em contato com um de nossos especialistas.